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- Sebastião Sanhudo : imprensa, humor, caricatura e o Porto da segunda metade do século XIX à primeira metade do século XXPublication . Duarte, Rui Manuel Costa Fiadeiro; Sousa, Gonçalo Mesquita da Silveira de Vasconcelos e; Castro, Laura Lucinda de OliveiraEste trabalho de investigação tem como desiderato promover o conhecimento da pessoa de Sebastião Sampaio de Sousa Sanhudo e da sua heterogénea obra. Partimos do geral para o particular, por forma a enquadrar melhor a sua vida e a sua vasta produção. Elaboramos um primeiro capítulo onde tratamos de fazer a história da imprensa, com especial incidência sobre os séculos XVIII, XIX e XX. Aí damos conta dos múltiplos progressos, ou recuos, gerados ao longo do tempo, desta arte, pois que ela é o suporte material, sobre o qual se plasmam as edições no geral e no particular – aqui no atinente às publicações humorísticas ilustradas, bem como aos aperiódicos de carácter solidário e humanístico nas quais o autor interveio. O segundo capítulo verte um vasto estudo sobre toda a história do humor no geral e da caricatura no particular. Procuramos enquadrar as artes do humor não só no que ao periodismo de humor ilustrado concerne, mas fazemo-lo inserindo-as num plano mais alargado, cotejando com todas as áreas onde o humor se explanou, ao longo do tempo, para que se compreenda, cabalmente, a sua posição e relevância respectiva. O terceiro capítulo diligencia um olhar historiado sobre a cidade Invicta – através das transformações sociais, comerciais, económicas, culturais, higieno-sanitárias, histórico-sociológicas, nas novidades geradas pelo progresso material, urbanísticas, na vivência hodierna das gentes e instituições portuenses –, naquilo, do muito, que a cidade tinha, e talvez ainda conserve, como único ou muito genuíno. Incluímos aquele que ponderamos ser o mais actual levantamento, sistematização e estudo sobre os cafés históricos do Porto, em todas as suas vertentes, dada a sua vasta relevância social. O capítulo derradeiro elabora um exame sobre a vida e a obra de Sebastião Sanhudo. Percorremos a sua vida, a sua formação académica e a sua actividade como industrial litógrafo, atestando da relevância e singularidade, quer da sua indústria, quer daquele que foi um dos mais lídimos retratistas e litógrafos. Escrutinamos toda a vasta, e heteróclita, produção artística daquele que possuiu um dos mais longevos periódicos humorísticos ilustrados, analisando cada uma das suas produções, revelando da sua capital importância, e destaque, no panorama do humor ilustrado e da caricatura.
- The development of an innovative approach to improve tourism tours in Portugal : how to link locals and travelers and how to take advantage of that connection in order to build a new tour service? : viability of the business modelPublication . Félix, Sofia Ponce Álvares; Pinheiro, Susana Frazão Ferreira FernandesThe present dissertation research invites thinking about the importance of tourism by being one of the fastest growing economic sectors in the world with a forecast of 1.8 billion people travelling in the word by 2030. It focuses on analyzing tourism in general and, particularly, in Portugal. Throughout the years, Portugal has been investing on this sector, leading to an increase of the number of interntional tourists, with Lisbon being one of the European cities with the fourth highest growth rate of international visitors. The Literature Review addresses the definition of tourism, tourism in the World, Europe and in Portugal, tourism in the Millennial generation, online tourism, incentives towards tourism, applying business models to develop tourism and the importance of entrepreneurship. This research was conducted in the context of developing an innovative approach that could improve the tourism tours in Portugal. For this, a survey was conducted in order to have an overview about the market, the customers and the problems associated with the tours that exist nowadays. The results found suggest a new type of tour that links locals with travellers by taking advantage of that connection to create a new tour service that can address all the issues that are, currently, presented in the market. A representation of the Business Model will be described in detail as well as a demonstration of the profit if the service is implemented.
- Influência da saúde oral no decurso da gestaçãoPublication . Rocha, Joana Príncipe Ceia e Pinto da; Moreira, João LeitePatologia com acometimento à escala global, a doença periodontal não aparenta cingir a sua nocividade ao ambiente intra-oral. Conforme, tem sido investigado o contributo da dita condição para o desenvolvimento de complicações gestacionais, algo que de certo modo inverte, mas não opõe, a direcção dos estudos que, num outro âmbito, têm vindo a focar e a tornar facto os reflexos da própria gestação no periodonto. São fortes as premissas que alicerçam o potencial do contributo aludido. Não bastante, a confirmação da sua veracidade para, suponhamos, complicações tais como os nascimentos prematuros ou a pré-eclâmpsia, traduzir-se-ia numa nova fórmula de combate aos prevalentes índices de morbimortalidade que decorrem daquelas. Fenómenos universalmente reconhecidos, a infecção e a inflamação lideram, sob distintas perspectivas, os mecanismos de ordem fisiopatológica propostos pelos trabalhos que atentam nos aspectos intrínsecos daquele que ainda somente é um concebível elo causal entre a doença periodontal e as complicações gestacionais. Muito haverá ainda para investigar com vista à obtenção de resultados mais consistentes no que respeita a este nexo de causalidade entre as variáveis anteriores.
- The impact of cross-selling on the leverage of the average ticket : the case of Sport ZonePublication . Rego, Benedita Maria Acciaiouli Barbosa Figueirôa; Celeste, PedroThe global sports and fitness clothing industry is highly fragmented, facing in a past few years, a slowdown due to the impact of the European Economic crisis. Nowadays, companies are facing a challenge to manage uncertainty of the marketplace and be able to take advantage of that, by invest on marketing initiatives amongst many others. This work embraces the Cross-Selling strategy, an important tool used by companies for increasing the profitability per customers as well as improve the retention rate. The study takes the case of Sport Zone, a Portuguese company launched in 1997, which is nowadays the biggest specialized retail store operating in a Sports Division. However, and in the retail market has been noticed an overall slowdown in sales, being mandatory to rethink and invest in new strategies and tools to face the uncertainty and competition, being an example that suits perfectly the aim of this study, since its purpose is to understand the impact of cross-selling on the leverage of average ticket. The study was conducted by using big data’s company and empirical knowledge of management, throughout cross-tabs we were able and confident to say that two products were more likely to be sold together and compute the impact on the average ticket. Confining the analysis to one Business Unit, the study proves that applying a cross-selling strategy, Sport Zone is able to leverage 58% the net sales and 51% the average ticket.
- Electronic Health Records (EHR) and the patient’s empowerment : healthcare managementPublication . Eickstedt, Julius Hubertus Bruno Freiherr von; Pinheiro, Susana Frazão Ferreira FernandesHealthcare systems will face obstacles in the near future to serve patients demands due to a mismatch in the supply of healthcare services. In order to tackle this problem, it will be important to connect the various sources of health information. The introduction of the Electronic Health Record (EHR) is one step towards a more automated healthcare management system. It enables the physicians to easily store, access, analyse and share information. By granting patients online access to their medical records, a new system evolved. Patient Portals offer secure, web-based patient-provider communication services. Since the Patient Portal is a recent technological innovation, little research has been done until now. This dissertation would like to address the problem, whether the healthcare market is ready for the enrolment of Patient Portals. In order to solve the problem statement, the major success and risk attributes are identified and discussed. A primary and secondary research was conducted to identify these attributes. The primary research involved a survey, which asked healthcare professionals to rate preselected success and risk attributes, according to their perceived importance. The findings of the secondary research result from already existing literature. After comparing the results from each source, it is noticeable that a clear answer is hard to provide, since physicians and patients prefer different features and see different obstacles. Referring to the success attributes, scheduling appointments is a major aspect for physicians and patients. Referring to the risk attributes, the loss of personal interaction will be a key obstacle to overcome.
- Ética e justiça na comparticipação de medicamentos no âmbito de um Sistema Nacional de SaúdePublication . Reis, Maria do Rosário de Freitas Fernandes Hipólito; Caramona, Margarida; Osswald, Walter
- Avaliação de um sistema informático de apoio ao diagnóstico e abordagem clínica de patologia óssea maxilo-facialPublication . Filipe, Ana Rita Pinto; Correia, André Ricardo Maia; Mendes, Rui AmaralIntrodução: Os sistemas de apoio à decisão clínica (SADC) são programas informáticos desenvolvidos para dar apoio especializado a profissionais de saúde no processo de toma de decisão clínica. O ORAD III é um SADC desenvolvido para gerar um diagnóstico diferencial de lesões intraósseas registadas em suporte radiográfico, a fim de auxiliar no diagnóstico clínico. Objetivo: Avaliar a fiabilidade do sistema de apoio à decisão clínica ORAD III no diagnóstico de patologias de tecidos duros do maxilar e da mandíbula. Material e Métodos: Foram recolhidas 38 imagens radiográficas da Clínica Universitária da UCP, em Viseu, e do Hospital Universitário de Zagreb. Foram analisadas por 10 alunos do 5º Ano e 10 alunos do 4º ano de Medicina Dentária, respetivamente. O grupo controlo é constituído por 6 especialistas na Área da Medicina e Patologia Oral. Os parâmetros das lesões foram introduzidos no programa informático ORAD III. Elaboraram-se tabelas comparando diagnóstico histopatológico e diagnósticos dados pelos operadores sem utilizar o programa ORAD III. Posteriormente procedeu-se à comparação dos diagnósticos obtidos através do SADC com o resultado histopatológico, em termos de taxas de sucesso (1ª, 2ª ou 3ª opção de diagnóstico do ORAD III) e insucesso. Resultados: No momento T1, não houve resultados significativos (p=0,69).Já no momento T2, houve resultados estatisticamente significativos, tanto quando se considerou apenas a 1ª opção como diagnóstico correto, como também quando se consideraram as primeiras 3 opções (p=0.049 e p=0.011, respetivamente), sendo que, em ambos os casos, o grupo controlo apresentou uma maior percentagem de diagnósticos coincidentes (26.92% e 50.00%, respetivamente). Discussão: A falta de dados clínicos foi relevante para o estudo e o nível de conhecimento e capacidade de caracterização de lesões é um fator preponderante para a utilização do programa ORAD III. Conclusão: Dentro das limitações deste estudo, relacionadas sobretudo com o tamanho da amostra, foi possível obter conclusões com significância estatística que demonstram a fiabilidade/potencial de uso do sistema ORAD III
- Importance of business-to-business branding : global strategy of a B2B Brand : a case study of SugalPublication . Hörig, Dominik Bernd Georg; Celeste, Pedro Manuel Amador RodriguesSugal is an internationally operating tomato producer operating in the business-to-business market, growing from a local to a global player. In recent years Sugal to launched the next steps towards world market leadership. This expansion cannot simply be managed by adjusting volume and price. It requires a new dimension. This dimension is the creation of a strong business-to-business brand. This dissertation aims to provide the reader with a profound understanding of the increasing relevance of marketing and branding for business-to-business companies. Furthermore it extracts the most critical success elements, which will help to establish the best starting of using B2B Branding to create positive impact. It offers insights about the company’s background and explores their current marketing efforts in order to understand the brand Sugal and how it can be developed further. Finally, using primary and secondary research, a detailed situational overview of Sugal’s brand perception from three different perspectives is given and recommendation for the future brand development is made. After comparing the results of all sources it is shown that Sugal already integrated and communicates the most important brand elements into their branding strategy and message, but still lacks complete alignment across literature, costumer perception and own awareness. Here Sugal needs to align their values more with the consumer and create a closer and more honest dialogue with its clients. This dissertation is designed as a case study about Sugal and creates an understanding about their brand image and identifies opportunities to develop a strong B2B brand.
- Caracterização da mucosa alveolar como factor de previsibilidade na preservação óssea alveolar após extracção dentária : um novo método de classificaçãoPublication . Brito, Maria Leonor Albuquerque Figueiredo da Costa; Borges, Tiago Gonçalves FerreiraApós a realização de uma exodontia, ocorrem alterações dimensionais no osso alveolar, relacionadas com a cicatrização alveolar que conduz, inevitavelmente, à reabsorção óssea. Estas alterações devem ser conhecidas e correctamente avaliadas antes do procedimento cirúrgico e sempre que se inicia qualquer reabilitação protética. Um grupo de 12 pacientes foi submetido a avaliação pós-exodontia na Consulta de Cirurgia Oral da Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa – Viseu. A cada paciente foi extraído, por técnica fechada, um dente maxilar da região compreendida entre o dente 15 e 25, com indicação de exodontia, com a condição de presença de dentes adjacentes. Foram definidos critérios de inclusão e exclusão, sendo que todos os pacientes que apresentavam doença sistémica ou factores locais que potenciassem a reabsorção óssea foram excluídos. As alterações dimensionais ósseas verticais e horizontais foram avaliadas para cada grupo gengival, previamente definido, em três tempos distintos, no momento da exodontia (Baseline), 1 mês após a exodontia (T1) e 3 meses após a exodontia (T2). Os resultados foram previsíveis, de acordo com a bibliografia consultada, verificando-se existiu perda óssea vertical e horizontal, ao longo dos três meses, sendo mais acentuda no grupo gengival G1 e menos acentuada no G3. Verificou-se a existência de correlação forte entre a perda de volume ósseo vertical e a espessura de gengiva aderida.