Browsing by Issue Date, starting with "2015-07-28"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Implementação e certificação de sistemas de gestão da qualidade e segurança alimentarPublication . Borlido, Ana Mafalda Sarabando; Teixeira, Paula; Moreira, RaquelO presente Relatório de Actividade descreve o meu percurso profissional, assim como as competências adquiridas e desenvolvidas na área da Implementação e Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, desde que me licenciei em Engenharia Alimentar. Durante o meu percurso profissional aprofundei, desenvolvi e adquiri competências, tais como: capacidades sociais, comunicação e integração em equipas pluridisciplinares; conhecimento das técnicas e dos equipamentos utilizados no processo produtivo; conhecimentos de gestão de sistemas de qualidade, assim como dos princípios e objectivos do HACCP; técnicas de qualidade e de análise e capacidades e técnicas como auditora. Neste Relatório de Actividade também está descrito o histórico, assim como uma breve comparação, das normas ISO 9001, ISO 22000, HACCP e BRC.
- Prevalência de feridas num distrito do Norte de PortugalPublication . Vaz, André João Mateus; Amado, João Manuel da Costa; Alves, PauloIntrodução: As feridas, crónicas e agudas, são um problema de saúde com impacto tal na sociedade que a Organização Mundial da Saúde as descreve como a nova epidemia escondida, a qual afecta milhões de pessoas em todo o mundo (OMS, 2008). Actualmente, a área do tratamento de feridas, como as feridas em si, têm um importante e “pesado” impacto a nível quer individual quer comunitário, contribuindo para um agravado aumento de morbilidade e, consequentemente, aumento de custos na prestação de cuidados. Estima-se que a nível mundial, existam no mínimo, 300 milhões de feridas agudas; 100 milhões de feridas traumáticas e 20 milhões de feridas crónicas. Objectivos: Como objectivos gerais deste estudo, pretende-se estimar a prevalência de feridas nos utentes das Unidades de Saúde de uma Unidade Local de Saúde (ULS) e caracterizar os portadores com ferida nas mesmas Unidades de Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo de prevalência, que quanto ao método de tratamento de dados e quanto aos momentos de colheita de dados é transversal, inserindo-se no paradigma quantitativo, observacional e transversal. A amostra, foi obtida por amostragem do tipo não probabilística acidental, nos Cuidados de Saúde Primários e nos Cuidados de Saúde Diferenciados do distrito da Unidade Local de Saúde (ULS), durante a 2ª semana de Março de 2014. Resultados: Nos Cuidados de Saúde Diferenciados, dos 364 indivíduos que estavam internados, 151 apresentavam feridas e, nos cuidados de Cuidados de Saúde Primários, 439 apresentavam feridas, o que dá um total de 590 feridas. Obtiveram-se assim, uma taxa de prevalência de 41,5% e 3,63% respectivamente e uma taxa de prevalência total de 4,74%. Conclusão: Os resultados obtidos, na generalidade encontram-se dentro dos valores expectáveis quando comparados com outros estudos semelhantes. A ressalvar que a taxa de prevalência de feridas em Cuidados Saúde Primários é ligeiramente mais elevada.
- Relatório de estágioPublication . Peixoto, Sílvia Liliana Lopes; Fernandes, Aida Maria Silva“A forma de encarar e tratar a doença mental evoluiu ao longo dos tempos, desde a exclusão e a encarceração à abordagem na comunidade” (FAZENDA, 2006:8). Tem-se verificado que nos últimos tempos, o modelo de atenção em saúde mental, modificou do enfoque institucional da pessoa com doença mental para um enfoque baseado na atenção comunitária. A abordagem comunitária enfatiza a importância da reabilitação psicossocial. A sequência da realização dos módulos de estágio foi previamente planeada e apresenta como fio condutor a reabilitação psicossocial. Todas as intervenções implementadas ao longo do estágio apresentam particularidades e focos de atuação distintos, no entanto o objetivo comum é transversal: pretendeu-se potenciar o percurso de reabilitação psicossocial das pessoas com doença mental através da aquisição de novas competências que promoveram a sua autonomia. Com o programa de estimulação cognitiva conseguiu-se obter uma melhoria em todas as funções exercitadas. Através dos programas de Treino do autocuidado de higiene e arranjar-se e do treino de gestão eficaz e uso do dinheiro observou-se uma evolução significativa na aquisição e melhoria de competências e consequentemente na autonomia das utentes. Com a consulta de enfermagem conseguiu-se organizar e planear uma intervenção dirigida à individualidade, potencialidade e espectativa de cada pessoa com vista à melhoria dos cuidados fornecidos e, o mesmo se verificou na prestação de cuidados de enfermagem especializados em saúde mental no âmbito de apoio domiciliário e do acompanhamento individual realizado a cada pessoa no seu contexto familiar. Em todo este processo o trabalho do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria revela-se fundamental uma vez que as pessoas que necessitam de cuidados de saúde nesta área obtêm ganhos em saúde quando cuidados por enfermeiros especialistas desta especialidade.
- Prevalência de feridas em unidades de saúde do Distrito de BragançaPublication . Ribeiro, Luís Carlos; Amado, João Manuel da Costa; Alves, Paulo Jorge PereiraIntrodução: As feridas têm vindo, ao longo dos anos, a manter-se como um importante e corrente problema de saúde pública; isto, apesar dos constantes esforços na prevenção e da investigação desenvolvida nesta área. Para tentar colmatar uma falha importante no Distrito de Bragança e em Portugal, que é a falta de estudos epidemiológicos nesta área, foi desenvolvido este trabalho. Podemos considerá-lo como pioneiro também alémfronteiras, visto que são também poucos os estudos internacionais com que poderemos comparar os nossos resultados. Quanto à disponibilização dos meios terapêuticos no tratamento de feridas, será difícil, senão impossível, que toda a população tenha acesso aos materiais de última geração. No entanto, é nosso dever garantir que o material existente e disponível, o seja em equidade para toda a população que dele necessite. Este estudo tem como principais objetivos estimar a prevalência de feridas, caracterizar o doente com ferida e identificar os tipos de materiais mais utilizados, no Distrito de Bragança. Metodologia: Optou-se por um estudo de prevalência; quanto ao tratamento de dados é quantitativo e quanto ao momento de colheita de dados é transversal. A amostra foi não probabilística acidental, ou seja, foram incluídos os casos, que estavam presentes num preciso momento, tendo este decorrido, entre 14/04/13 a 18/04/13, em 5 Centros de Saúde do distrito de Bragança e no Hospital de Bragança. Resultados: Das 253 camas de internamento, 205 camas estavam ocupadas, 50 utentes apresentavam ferida. O que se traduziu na prevalência de 24%: 1 em cada 4 doentes tem ferida. Nos cinco Centros de Saúde havia um total de 60611 inscritos: foram feitos 6225 contactos ao longo das semanas de colheita, em que 149 indivíduos apresentavam ferida, com uma prevalência de 0,02% nos Centros de Saúde. Obteve-se, uma prevalência global de 0,03%0: 3 utentes em cada mil habitantes apresentam uma ferida. Conclusão: Os resultados obtidos são equivalentes a estudos semelhantes publicados. Através destes resultados compreende-se a necessidade de implementação de políticas institucionais de prevenção e tratamento de feridas.
- Relatório de estágioPublication . Azevedo, Carla Sofia Morais; Fernandes, Aida Maria da SilvaO presente relatório tem o intuito de demonstrar o trabalho realizado durante o estágio composto por três módulos, que decorreu na Casa de Saúde do Bom Jesus, nomeadamente na Unidade de S. José, Serviço de Reabilitação - Projeto CASA (Convivência, Autonomia, Solidariedade e Aprendizagem) e Gabinete Integrado de Serviços em Saúde Mental, tendo como linha orientadora a Reabilitação Psicossocial. De acordo com o projeto de estágio foram desenvolvidos diversos programas e intervenções nas diferentes unidades designadamente o Programa de Estimulação Cognitiva (Unidade de S. José), Programa de Treino do Autocuidado Higiene e Arranjar-se e Programa de Treino da Gestão Eficaz do Uso do Dinheiro (Serviço de Reabilitação) e Consulta de Enfermagem e Estudo de Caso (Gabinete Integrado de Serviços em Saúde Mental). Considera-se que a escolha da sequência efetuada dos módulos foi pertinente, permitindo percorrer num sentido de maior autonomia das pessoas das diferentes unidades/serviços, adquirindo assim competências variadas e experiências bastante enriquecedoras na área da Reabilitação Psicossocial. A escolha da temática prendeu-se com interesses pessoais e profissionais, particularmente pelo facto de exercer atualmente atividade profissional num serviço de reabilitação psicossocial. No decorrer do relatório são descritas e analisadas as aprendizagens adquiridas, os objetivos delineados e concretizados, as atividades realizadas, e as competências adquiridas. A análise reflexiva e a tomada de consciência sobre as competências adquiridas na área de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica permitirão que possa prestar melhores cuidados em situações de particular exigência e complexidade, tendo em vista a maximização da saúde, a prevenção e tratamento da doença, bem como acompanhar as pessoas que se encontram num processo de reabilitação psicossocial.
