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- A representação de África através da literatura de viagens europeia e norte-americana de 1958 a 2002Publication . Ribeiro, António Pinto da Silva; Gil, Isabel Maria de Oliveira CapeloaA investigação que aqui apresentamos parte da seguinte pergunta: Que tipos de representação sobre África produziram os livros de viagens desde a segunda metade do século XX até ao início do século XXI? Para tanto, fez-se um historial dos diversos tipos de viagens maioritariamente centrados entre meados do século XVIII e finais do século XIX, cujas narrativas se focavam nas viagens de exploração dos quatro grandes rios africanos que ligam os oceanos ao interior de África, o que configurou um modelo de representação estabilizado até ao início das independências dos países africanos no pós-Guerra. Depois, procuraram-se obras de literatura de viagens de autores europeus e de um norte-americano, cujos percursos e narrativas decalcavam estes mesmos quatro rios, num tempo histórico e com objectivos diferentes. Historizou-se a representação de África através das geografias e histórias universais de autores ocidentais originários de países com tradição colonial. Chegou-se assim a vários planos de representações sobrepostos e constatou-se a coincidência de narrativas sobre África e as semelhanças de representações, pese embora as obras dos quatro autores — Ébano, de Ryszard Kapuscinski, Aventures en Africa, de Gianni Celati, Baía dos Tigres, de Pedro Rosa Mendes e Viagem por África, de Paul Theroux — apresentarem semelhanças e diferenças que resultam da época em que foram escritas e das subjectividades de cada um. Para que os elementos da prova ficassem completos, haveria que questionar o modo como a biografia, o compromisso político e ideológico e as expectativas de cada um enquanto autor se articulam, elementos que configuram valores pré-inscritos nas narrativas. Por esta razão, é esta investigação apresentada na área disciplinar de estudos de cultura. Finalmente o autor da investigação assume que o seu ponto de vista, desde a escolha do tema da investigação, passando pela limitação a casos de estudo de autores europeus e norte-americanos, também não é neutro, embora, por vezes, se tenha sentido no lugar próximo do ‘subalterno’ que tantas vezes se manifesta na investigação.
- Composing with soundscapes : capturing and analysing urban audio for a Raw Musical interpretationPublication . Gomes, José Alberto Sousa; Barbosa, Álvaro Mendes; Penha, Rui Luís NogueiraThe sound environment is increasingly more relevant in contemporary culture. It is a ‘picture’ of a place, an X-ray of its character and activities, shapeless and amorphous, whilst full of meanings and subtleties. It is a transmission that is complementary to what a picture retains and transports. Therefore it is a unique, tangible impression of the place to which it belongs, and intrinsically, its history, and that of the people who inhabit it, and their relations. Murray Schafer termed this element as Soundscape. Although always a present element, it was only from the end of the Twentieth Century that it has been studied in a systematic way, initially in a more ecological and socio-cultural function approach, but slowly it has been seen as an artistic tool, both in direct use of the sounds as well as being an inspiration, and a starting point, for creation. The exploratory research project presented here aims to study the capture and analysis of the urban soundscape, with a special focus on its temporal evolution, and its application in the creative and artistic context. At the first stage, we try to understand how and, if possible, to capture and represent the most challenging part of this massive sound element, which is its constant changing on the time axis. Grasping its nuances on both small and large time scales. The second phase is to understand the pertinence of such information and its direct influence in the act of music and sonic creation. To achieve these goals a multidisciplinary approach based on two main pillars was necessary: Soundscape and Computer Music. These disciplines determine the scientific areas in which this research had to be focused. Due to the fact that this thesis has a relatively broad scope of interests, there is a survey of the state of the art relating to projects and approaches that relate to the interests of this investigation in different ways. In areas such as: Music Information Retrieval, Algorithmic Composition, Eco Composition, and Sound Maps. This survey confirms the contemporaneity, relevance and originality of the project, both scientifically and artistically. In order to evaluate the proposed approach to the soundscape, URB, an experimental system to capture, analyse and store the urban soundscape was developed and implemented. The system is based on current technology, but is affordable and robust. To ensure the sustainability of the project, development was based in open source technology, to ensure the possibility of the project expanding and shaping according to the interests and needs of specific places, populations, research centres and/or artistic interests. Three main goals have guided the development of this system: addressing the lack of temporal perspective of the sound representation of urban spaces; the design of a free and autonomous system that depends only on the users, which results in a public free access database; to facilitate and systematize the access to data on the sound characteristics of an urban soundscape for both ecological studies as well as for creative and artistic purposes. A server keeps a record of the collected data, which can either be read directly, through an application developed for this purpose, or through a visual interface with a time-line approach, but always allowing for the possibility of creating original access tools that best serve the user’s purposes. After implementing the system, through four listening points, and confirming its robustness, we advance to the system’s application in the development of artistic works. For this purpose a challenge was proposed to a number of artists with distinct aesthetic backgrounds and training. This challenge resulted in different works that were presented to the public in different formats and media, such as works for classical instrumental, electro-acoustic works, improvisational moments with real-time sonification of the soundscape, sonic installations and sculptures powered by the system presented. This practice leads to a fundamental reflection in this research. We describe the different approaches chosen by each creator and primarily assess the pertinence in the artistic result of using a continuous and discrete system of urban soundscape analysis, from a creator’s point of view as well as from a listener’s point of view. With this research we are able to present a functional approach to the lack of temporal perspective in the usual sound maps that focus on the geographic origin of the recordings. We conclude that soundscapes can provide useful data for artistic creation and we promote a direct connection between that kind of approach and the artists. Even before the works developed and the artist’s feedback, whilst not ignoring the different approaches and opinions, we can conclude that this approach seems to promote new and functional soundscape composition ideas, making URB a relevant resource to compose original soundscape based music. Also, through analysis of the pieces, we could point out patterns of the technical and artistic choices on how to deal with information from the soundscape data, both in deferred time and real-time.
- O impacto da evolução tecnológica nos efeitos sonoros dos filmes de terrorPublication . Silva, Henrique Correia e; Pestana, Pedro Duarte Leal Gomes; Carvalho, Vasco; Joaquim, VítorO presente estudo propõem-se a compreender o impacto dos avanços tecnológicos nos efeitos sonoros de filmes de terror. Os dados foram recolhidos junto de 35 participantes de ambos os sexos, com idades entre os 20 e 33 anos. Foram utilizados dois instrumentos – entrevista semiestruturada e escala de impacto de filmes de terror (com e sem imagem) – de modo a analisar comparativamente a sensação de terror e impacto emocional transmitida pelos efeitos sonoros. Partiu-se assim das seguintes hipóteses: “Os efeitos sonoros aumentam o impacto de terror no espectador à medida que se desenvolvem os avanços tecnológicos” e “Os efeitos sonoros aumentam o impacto de terror no espectador quando associados à imagem do filme”. Os resultados foram tratados a partir do programa IBM SPSS 20.0. Os valores obtidos demonstraram que o impacto de terror tende a ser mais elevado nos filmes mais recentes, apesar dos participantes revelarem que os avanços da tecnologia prejudicaram os efeitos sonoros ao nível da originalidade e criatividade.
- As políticas públicas da União Europeia para a proteção dos direitos humanos : na perspectiva da violência de géneroPublication . Sarmento, Maria Teresa Filipe de Moraes; Mesquita, Maria José Rangel deTorna-se num consenso generalizado que as violações dos direitos humanos pesam principalmente sobre a mulher, onde o domicílio familiar, longe do espaço público, transforma-se, muitas das vezes, num autêntico palco de horrores, mas não só. Práticas enraizadas em muitas etnias, ocorrem em Estados da União Europeia principalmente naqueles, que recebem imigrantes de origem africana, asiática e do Médio Oriente e a violência exercida sobre as mulheres em situações de conflito armado, são alguns dos exemplos. As referências a estudos problematizam a posição da mulher no Direito e na sociedade, em que a diferenciação dos “sexos” – o lado biológico, revelou-se estar na origem de muitas construções que criaram modelos de dominação e de submissão, numa cultura marcadamente patriarcal. Daí que o termo “género” passasse para a análise das identidades feminina e masculina, afastando o seu lado biológico. E, foram os modelos, secularmente interiorizados e transmitidos, que permitiram dar origem a uma problemática social e de saúde pública com graves consequências para as mulheres e crianças (“vítimas silenciosas”). É o direito à dignidade da pessoa, à vida, à integridade física e mental, à liberdade e segurança pessoal, mas, igualmente, à igualdade e à não discriminação. São DIREITOS HUMANOS violados. Apesar dos esforços que, nos últimos anos cada um dos Estados-Membros (uns mais do que outros) efetuou para proteger essas vítimas, as “cifras negras” de mortes e de enfermidades (físicas e psicológicas) continuam a aumentar. Leis inadequadas e pouco eficazes mantém, os perpetradores da violência contra as mulheres, impunes dos seus atos. A par da falta de indicadores e de um correto tratamento estatístico que clarifique a real dimensão do problema. A transnacionalidade e a horizontalidade do problema predomina, pelo facto de ser comum a todos os Estados, mas igualmente pelo facto de ser transversal às mulheres, independentemente do país de origem, da sua étnia, cultura ou estrato social e, ainda, pelo facto de absorver uma multidisciplinaridade de áreas de atuação, com intervenções várias, obriga a um esforço comum – de harmonização das disposições legislativas e à cooperação das entidades – entre todos os Estados-Membros. Defender a constituição e o estabelecimento de políticas públicas para a proteção dos Direitos Humanos na perspetiva da violência de género, não pode e não deve ficar-se pelos limites “físicos” de cada Estado. Deverá antes, estender-se a todos os Estados da União Europeia, num cenário prospectivo. Contudo, apesar dos esforços de todos, a União Europeia não tem atribuições e competências para dar uma resposta adequada, harmonizável e eficaz, como era esperado.
- Relatório de estágioPublication . Costa, Sandra Maria Fernandes; Oliveira, Irene Maria da SilvaO presente relatório surge como produto do percurso desenvolvido ao longo do 7.º Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico – Cirúrgica. Assume-se como uma análise crítico reflexiva baseada nas experiências durante os módulos de estágio (no serviço de Urgência, no serviço de Cuidados Intensivos e na Assistência Pré-hospitalar), de acordo com os Domínios das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista: Domínio da Responsabilidade Profissional, Ética e Legal; Domínio da Melhoria Contínua da Qualidade e Domínio do Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais. Esta escolha prende-se com o teor das experiências, que possibilitaram o desenvolvimento de competências dentro desses domínios. A Responsabilidade Profissional, Ética e Legal assume-se como componente essencial ao exercício profissional, o enfermeiro deve reger-se por princípios orientadores que veiculem o compromisso assumido com a sociedade na prestação de cuidados de enfermagem, ética e deontologicamente em consonância com o Direito em vigor, procurando a excelência da sua prática. O enfermeiro deve reger a sua atividade profissional visando a defesa dos Direitos da pessoa alvo dos seus cuidados. A análise crítica-reflexiva das experiências de estágio mostram as particularidades, em consonância com as referidas dimensões, de um exercício de tomada de decisão responsável. No que concerne à Melhoria Contínua da Qualidade, o enfermeiro assume um papel determinante, visto que rege a sua atuação com base num compromisso fundamentado em benefício da pessoa ou comunidade. Esta atuação traduz-se numa intervenção consciente e estruturada na procura contínua da qualidade e na promoção da segurança da pessoa alvo de cuidados, visando a excelência do exercício. A qualidade em saúde apresenta-se como tarefa multiprofissional, tornando-se clara a importância dos enfermeiros, verem definidos os Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem. É ainda claro que a qualidade em saúde não depende única e exclusivamente do exercício profissional dos enfermeiros, não podendo no entanto, tal exercício profissional ser descurado, nos esforços que visem obter qualidade em saúde. As experiências analisadas de acordo com este domínio refletem avanços do investimento na qualidade em saúde, por parte das entidades prestadoras de cuidados de saúde, focados na pessoa, especialmente no que respeita aos princípios de acessibilidade e equidade bem como o nível profissional ótimo. O Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais na ótica da enfermagem depende da capacidade de auto conhecimento do enfermeiro. Este profissional desenvolve conhecimento com base na teoria e na experiência adquirida na prática. Deste modo é evidente a necessidade de desenvolver competências específicas para intervir em contextos específicos. Os diferentes módulos de estágio revelaram-se fontes importantes de situações promotoras ao desenvolvimento de competências específicas na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, ou seja, promotoras de experiências e momentos de aprendizagem que influenciam a minha identidade no agir profissional. Na abordagem reflexiva destas experiências, evidencia-se a análise comparativa com a minha experiência profissional, o que se deve ao facto de o processo de desenvolvimento profissional ser individual. Em suma, estas experiências de estágio alvo de reflexão revelam-se momentos de aprendizagem e por conseguinte, desenvolvimento de competências. Por outro lado, a aprendizagem deste processo é possível de transpor para a minha prática profissional, o que me leva a estabelecer pontos de ligação com a área de especialidade e a especificidade dos diferentes contextos inerentes a essa prática. Com este processo de aprendizagem, que compreendeu o curso de especialização, percebo ainda a escassez de produção de conhecimento científico na minha realidade profissional o que representa a necessidade de continuar o processo formativo.
- Persépolis : da realidade ao filme de animação auto-biográficoPublication . Ungureanu, Mara-Cristina; Gomes, Sahra Ursula KunzA presente dissertação consiste numa análise pormenorizada da longa-metragem “Persépolis” (2007), de Marjane Satrapi, que trata um tema autobiográfico que tem lugar durante a época da revolução islâmica, a guerra Irão-Iraque e o tempo pós guerra, analisando também o livro com o mesmo título, a partir do qual foi feito o filme, e, por último, na criação de uma ponte entre “Persépolis” (2007) e “Ghiocel” (2015). “Ghiocel” (2015) é a curta-metragem de animação realizada como projecto final de mestrado. A curta-metragem consiste num drama, com a duração de 5 minutos, inspirada em factos reais, passados na Roménia dos anos ´70, que tratam da relação entre mãe e filha, com um tema universal; a perda de um ente querido. Escolheu-se este tema pela simplicidade e a pureza da história, pretendendo-se tentar retratá-la da mesma forma para tocar outras pessoas. Considerando a banda desenhada (BD) e o filme de Marjane Satrapi como fontes básicas de informações, analisaram-se vários aspectos – história e narrativa, cor, desenho, características dos personagens –, tentando realçar os itens e as características com incidência directa e maiores repercussões sobre a curta-metragem de animação. Para uma melhor compreensão das suas obras apresenta-se também uma breve recolha de dados biográficos de Marjane Satrapi e de dados históricos do Irão.
- O mistério da pessoa humana em Gn 2,4b - 3,24 face à analogia Homem-máquina : uma abordagem da unidade letiva 7 do ensino secundárioPublication . Santos, Franca Maria Quitério; Vaz, Armindo dos Santos; Garcia Ambrosio, Juan Francisco