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- Onde residem os riscos profissionais? Um estudo das condições de trabalho e o seu impacto percebido pelos trabalhadores no setor da cortiçaPublication . Viana, Rita Loureiro Ramada Pereira; Cunha, Liliana Maria da Silva; Fernandes, JoanaAs alterações no trabalho, e particularmente nas opções de organização do mesmo, estão associadas à emergência de novos riscos profissionais e novas configurações daqueles já existentes. Deste modo, consagrar atenção à análise da atividade e aos seus fatores de risco torna-se imprescindível. O objetivo geral deste estudo consistiu em analisar as condições de trabalho e os fatores de risco percebidos pelos trabalhadores do setor da cortiça, bem como a perceção do impacto destes riscos na sua saúde. Em termos metodológicos, foi privilegiado o uso do Inquérito Saúde e Trabalho – INSAT (Barros-Duarte, Cunha, Lacomblez, 2013), complementando os resultados obtidos com observações da atividade real. Para a análise de resultados foi adotada uma metodologia quantitativa, numa perspetiva compreensiva, sustentada na especificidade das situações de trabalho analisadas. Os principais resultados obtidos corroboram, de forma geral, os riscos frequentemente associados à atividade em contexto industrial, nomeadamente a exposição a ruído nocivo e a adoção de posturas penosas (Eurofound, 2012). Ainda assim, a perceção dos trabalhadores de que o trabalho não afeta negativamente a saúde é comum, mesmo quando declaram sofrer de vários problemas de saúde associados ao trabalho, como é o caso das lesões músculo-esqueléticas. Assim, continuar a dar visibilidade a esta problemática torna-se fulcral.
- A influência do autoconceito, do sentido de comunidade e da decisão vocacional no discernimento vocacional dos jovens seminaristas da Região Norte de PortugalPublication . Fernandes, Ana Rita Vieira; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáO presente estudo apresenta como objetivo a descrição e exploração de algumas caraterísticas desenvolvimentais e vocacionais dos seminaristas que se encontram no final do seminário menor, assim como no início do maior. Mais especificamente, pretendeu-se analisar a influência do autoconceito e do sentido de comunidade na decisão vocacional destes mesmos alunos. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 31 sujeitos, tendo sido aplicado o Questionário Sociodemográfico, elaborado para o efeito, o Self Descripton Questionnaire III (Marsh & O'Niell, 1984 adaptado por Faria & Fontaine, 1992) para avaliar o autoconceito, a Brief Sense of Community Scale (BSCS) (Peterson, Speer & McMillan, 2008 adaptada por Marante & Lind 2010). para avaliar o sentido de comunidade e, por fim a Career Decison Scale (Osipow, Carney, Winer, Yanico & Koshier, 1987, 1976 adaptada por Taveira, 1997) para avaliar a decisão vocacional. Os resultados obtidos indicaram que quanto maior o autoconceito apresentado pelos alunos seminaristas, mais decididos estes se encontravam no que respeita à decisão pelo sacerdócio. Estes resultados vão ao encontro de resultados anteriores, de estudos que não foram desenvolvidos com esta população, reforçando assim que, concretamente no contexto de seminário, se deverá continuar a promover o autoconceito e a tomada de decisão vocacional consciente e integrada, tendo por base todas as implicações subjacentes à opção sacerdotal. No que diz respeito ao sentido de comunidade, verificou-se uma correlação significativa entre a escolaridade do pai e o total da escala, que indica que quanto maior for a escolaridade do pai, maior será o sentido de comunidade do aluno seminarista, reforçando neste sentido a importância da intervenção psicológica com as famílias destes alunos. Por outro lado, quanto à (in)decisão vocacional, pode concluir-se que os seminaristas apresentam um nível de decisão relativamente baixo e, por sua vez o nível da indecisão destes jovens face ao seu projeto vocacional é elevado. Estes resultados alertam para a importância da intervenção psicológica no contexto de seminário.
- O conflito de interesses no âmbito do contrato de seguro Unit-LinkedPublication . Ribeiro, Inês de Jesus Figueiredo; Martins, Paulo Câmara Pires dos Santos
- A memória na obra de Ruy Belo : A Margem da AlegriaPublication . Magalhães, Ana Isabel Teixeira da Silva de Sousa; Silva, João Amadeu Oliveira Carvalho daEsta dissertação nasceu da constatação de que a obra do escritor Ruy Belo é eminentemente dialógica, sendo atravessada por múltiplas referências que continuamente exigem a memória na sua poesia. As evocações a obras do passado e a outros escritores cruzam-se e dissolvem-se com mestria no universo literário, através da utilização de alusões, de referências, de citações, de epígrafes, às vezes de uma forma direta, outras de uma forma indireta. Assim, após a teorização da memória, teceram-se várias considerações sobre a noção, função e manifestações de intertextualidade, algumas influências que marcaram o autor e as vozes de outros poetas a revelarem a determinação dos núcleos estruturantes dessa poética e o estabelecimento do fio condutor da construção do ato poético. Analisou-se o Poema-livro A Margem da Alegria de Ruy Belo, definindo como hipótese de trabalho a existência de uma poética de memória, a par de uma poética que se constrói num constante diálogo de inúmeras vozes, ressaltando, para lá do mito de amor, um espaço reflexivo, através das errâncias do poeta que vive na atualidade e a assinalar que este poeta não se circunscreve a movimentos estéticos, mas antes se enquadra como um poeta de todos os tempos. Também foi abordado o período pós-moderno e apresentação de alguns fragmentos da poética e ensaios do autor onde foi mais visível a memória como “criação” do seu universo literário, na (des)construção de mitos, símbolos, ideias, palavras.
- Os membros independentes dos órgãos sociais das instituições de créditoPublication . Saias, Maria Rita Modesto Gonçalves; Cunha, Paulo Miguel Olavo de Pitta e
- Relatório de estágioPublication . Candeias, Analisa Lia Silva; Carvalho, Emília Preciosa Moreira Pinho MartinsCompete à Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica a identificação de fenómenos essenciais ao desenvolvimento do potencial humano e sua adaptação aos diferentes contextos de transição. Este documento, denominado de Relatório de Estágio, desenvolvido para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem, no âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, destina-se, de forma abrangente, ao relato e descrição das atividades e intervenções desenvolvidas durante o percurso do Estágio, à sua análise e ponderação reflexiva, assim como à apresentação de um estudo quase-experimental realizado, com base numa intervenção ativa. O desenvolvimento do Estágio referido foi efetuado, respetivamente, no Serviço de Psiquiatria do Hospital de Braga (Módulo II – Desenvolvimento de Competências em Unidades de Intervenção na Crise de Adultos), no Gabinete Integrado de Serviços (Módulo I – Promoção de Estilos de Vida Saudável, Diagnóstico e Intervenção), no projeto ConSentido (Módulo I e Módulo III – Opcional (Pessoas com Problemas de Adição)) e ainda na Unidade de S. Luís Gonzaga (Módulo III), respeitantes à Casa de Saúde do Bom Jesus. O Relatório de Estágio encontra-se dividido em três capítulos principais, em que no primeiro se efetua uma apresentação do Projeto de Estágio e caraterização dos campos de ação onde o mesmo decorreu, no segundo capítulo são apresentadas as atividades e intervenções terapêuticas e psicoterapêuticas desenvolvidas no Módulo I, Módulo II e Módulo III e, no terceiro capítulo, é apresentado o estudo quase-experimental realizado. A execução deste documento assenta em métodos descritivos, expositivos, de análise documental e revisão de literatura, assim como numa breve análise estatística descritiva, sendo o mesmo a apresentação final das experiências e resultados ocorridos em Estágio, no âmbito da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquátrica.
- A operação acordeão : algumas especificidades da redução do capital social a zeroPublication . Martins, Adriana Reis; Mendes, Evaristo Ferreira
- Determinantes da transferência dos conhecimentos formativos para a situação de trabalho : um estudo de caso no sector do retalho especializadoPublication . Castro, Joana da Silva; Fernandes, Joana; Campos, Maria Luísa Brites Parreira C. Vieira deA formação atualmente tem assumido um papel estratégico de negócio no desenvolvimento competitivo e posicionamento das empresas no mercado nacional e internacional. O negócio é um gerador de lucro, sendo que os atores principais na produção de receitas são as pessoas. As pessoas assumem a liderança no retorno do investimento e na inovação, existindo uma preocupação de potenciar os recursos existentes na organização - o Capital Humano. Para a criação de valor e inovação organizacional, o design dos planos formativos, desde a identificação das necessidades até à avaliação da formação devem estar alinhados com o negócio e com respetivas variáveis que podem influenciar a transferência das aprendizagens (individuais e organizacionais) para a situação de trabalho. Por outras palavras, a formação é considerada parceira de negócio quando são obtidos os resultados previamente definidos em diversas áreas de saber, como saber-saber, saber-ser e estar e saber-fazer – um nova competência. O objetivo da investigação é compreender quais os determinantes da transferência dos conhecimentos formativos individuais para a situação de trabalho, no retalho especializado. Para apoiar esta investigação foi selecionado um plano formativo, com foco no atendimento ao cliente - Formação Treinar para Vender. Neste estudo, foram realizadas entrevistas a nove participantes numa multinacional no qual, uma das áreas de negócio é o retalho especializado. Esta investigação reflete a varíavel ambiente de trabalho como determinante no processo de transferência, mas também os participantes percecionam os supervisiores e os formadores como figuras importantes neste processo.
- Um percurso em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica : relatório de estágioPublication . Faleiro, Andreia Filipa Dias; Carvalho, Emília Preciosa Moreira Pinho MartinsO presente relatório compreende o percurso formativo desenvolvido no âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, no qual se encontram descritas e analisadas as aprendizagens científicas, técnicas, relacionais e comunicacionais adquiridas na unidade curricular estágio. Neste documento são identificados os objetivos individuais de estágio delineados no projeto individual de estágio seguindo-se a apresentação dos campos de estágio e a descrição crítica e reflexiva das atividades desenvolvidas no alcance dos objetivos de estágio e paralelamente na obtenção das competências do enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica preconizadas e aprovadas pela Ordem dos Enfermeiros. No módulo I de estágio, designado por promoção de estilos de vida, diagnóstico e prevenção realizado na Unidade de Desabituação do Algarve, foram desenvolvidas competências no âmbito da prestação de cuidados a utentes com problemas de dependência de substâncias psicoativas, realizamos entrevistas de enfermagem e promovemos a intervenção motivacional e a modificação comportamental na procura de estilos de vida saudáveis. No segundo módulo de estágio realizado no Serviço de Internamento de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Algarve, E.P.E. – Portimão, foram desenvolvidas competências no que concerne ao acolhimento dos utentes e seus familiares, às visitas domiciliárias, às dinâmicas de grupo denominadas de “Desenho Livre” e “Comentário de Provérbios” e às técnicas de relaxamento, particularmente ao “Relaxamento Progressivo de Jacobson” e à técnica da “Respiração Abdominal” integradas no projeto “Relaxar é Viver”. O módulo III de estágio realizado na Consulta Externa de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar do Algarve, E.P.E. – Faro permitiu-nos aprofundar conhecimentos teóricos e práticos acerca das consultas de enfermagem, realizar aconselhamentos e encaminhamentos para estruturas e recursos sediados na comunidade, assim como elaborar e implementar o projeto denominado de “Dinâmicas Musicais na Adolescência”. As experiências profissionais adquiridas no decorrer destes três módulos de estágio permitiram o crescimento pessoal e profissional no que concerne ao saber-ser, saber-fazer e saber-saber no contexto da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
- A teoria política do Estado em Robert Nozick : o Estado mínimo e a justiçaPublication . Luís, João Baptista Gime; Costa, José Miguel Stadler DiasA presente dissertação propôs-se analisar a importância da construção do Estado na Filosofia Política. Num grande número de nações, a vida em sociedade encontra-se, actualmente, organizada em torno do padrão ocidental do Estado democrático e de Direito. Com ele, a política na sua dimensão de poder englobante tornou-se fundamental. Os teóricos desta área do saber têm procurado compreender a génese do Estado e as suas competências político-sociais, bem como a relação entre o Estado e o indivíduo na óptica dos direitos individuais e da Justiça. No contexto da recente produção filosófico-política, elegemos como objectivo analisar a perspectiva do Estado delineada por Robert Nozick. Para tal, procurámos situar este autor e o seu libertarismo no contexto das teorizações modernas e contemporâneas da Filosofia Política. Prosseguimos a tarefa com a abordagem das relações entre o Estado mínimo nozickiano e as diversas vertentes da Justiça, cuja pedra basilar são os direitos individuais. Concomitantemente, aflorámos a preocupação com os direitos democráticos e o papel da moral na fundamentação da Justiça. De um modo geral, não nos furtámos a tecer as nossas próprias considerações sobre a pertinência da abordagem de Robert Nozick, nem a propor uma perspectiva crítico-avaliativa do nozickismo relativamente ao paradigma actual.