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- Redes mediadas por computador na composição e performação de situações musicais interactivasPublication . Guerreiro, Ricardo Jorge Ramires; Dias, António de Sousa; Barbosa, ÁlvaroA presente dissolução dos limites que tradicionalmente definem os papéis de compositor, intérprete e ouvinte no processo de criação musical electroacústica, promovida pela participação da computação interactiva, revelou a necessidade de uma análise mais profunda das possibilidades que contém. Este interesse levou-nos à formulação de um quadro conceptual para a performação e a composição de situações interactivas de música por computador. Neste domínio, desenvolvemos um conjunto de experiências musicais colaborativas em que procurámos integrar instrumentos da tradição musical, o que nos permitiu ir tornando mais sólida a base teórica que fomos construindo. Por outro lado, a constante reformulação de um Ambiente de Computação personalizado, a partir do qual fomos desenvolvendo a nossa actividade artística, foi também reflectindo a acção dos factores de mudança musical resultantes da reflexão estética. A identificação de duas redes principais operantes na nossa prática musical - uma rede algorítmica articulada por nós enquanto performadores-compositores integrada numa outra mais ampla que descreve o contexto alargado de performação - permitiu-nos reconhecer o computador como o instrumento de mediação da nossa participação no processo interactivo complexo. A consciência da interdependência de todos os objectos directa ou indirectamente implicados neste processo interactivo evidenciou a necessidade de prevermos uma atitude de abertura generalizada que rapidamente revelou uma coincidência de meios e fins. Este facto suscitou o questionamento radical das nossas motivações enquanto compositores o que nos aproximou das principais questões levantadas pela arte contemporânea da segunda metade do séc. XX. A aproximação de arte e vida enquanto exemplos de processos determinados pelo factor de decisão subjectiva enunciou um certo eclipse de uma noção mais materialista de obra de arte e criou o espaço necessário para assumirmos a improvisação como a modalidade mediadora de uma prática performático-compositiva. A importância de uma actuação espontânea em contexto situado, operada a partir da programação informática interactiva elevou a escuta à função de elemento mediador entre os domínios do abstracto e do concreto, originando perspectivas mais ambiciosas enquanto criadores de música electroacústica.
- Comunicar para vencer : o caso da ShortcutPublication . Abrantes, Bruno Miguel Silva; Campos, João Luís Andrade Serra Moreira de; Martins, Carla Sofia CarvalhoOs social media, surgem no inicio do século XXI e vêm desafiar a forma de se comunicar desde sempre conhecida, devido à sua natureza interativa e às suas funcionalidades. Estes permitem que as marcas e os consumidores comuniquem entre si, tornando aquilo que era até agora uma mensagem unilateral numa conversa. À medida que estas novas ferramentas ganham relevância, surgem dúvidas de como é que as empresas as podem utilizar eficazmente, especialmente quando se tratam de empresas que operam num ambiente B2B. Este trabalho tem como objetivo dar resposta a um problema levantado pela Shortcut, uma empresa especialista em outsourcing e desenvolvimento de software, que pretendia criar uma estratégia de comunicação em social media. Com este intuito, realizou-se um estágio na empresa referida, o qual permitiu a recolha de informação para uma análise da situação atual da comunicação. Foi também realizado um enquadramento teórico, o qual permitiu descobrir o estado da arte da comunicação em social media. Após análise dos resultados e em conjunto com a organização, definiu-se um plano de ação que visava implementar mudanças estruturais na gestão dos social media a curto e médioprazo. Como resultado, foram descobertas as melhores práticas ao nível de gestão de social media e implementadas alterações em termos de imagem apresentada, mas também em termos de conteúdo partilhado nas redes sociais, nomeadamente no Facebook e no Linkedin. Foi também elaborada uma Social Media Dashboard, que representa um conjunto de boas práticas, cujo objetivo é orientar e facilitar o trabalho das pessoas responsáveis por gerir este meio de comunicação, desde o fim do estágio em diante.
- Música e tecnologia : contributos para a disciplina de TIC dos cursos profissionais de ensino especializado da músicaPublication . Jacinto, Nuno João Gomes; Lopes, Paulo Jorge Ferreira; Pinho, Nuno Peixoto deA presente investigação, intitulada “Música e Tecnologia: contributos para a disciplina de TIC dos cursos profissionais de ensino especializado da música” enquadra-se na problemática de reflexão docente sobre as práticas pedagógicas do ensino da música. Neste sentido, este estudo pretende fazer um estado da arte da disciplina de TIC nos cursos profissionais de ensino especializado da música, verificando a sua importância e impacto na formação musical dos alunos. Adicionalmente, pretende aprofundar a didática específica da música, analisando e refletindo sobre a tecnologia musical e a sua aplicação no contexto da educação artística. Para tal, esta pesquisa foi realizada numa primeira fase, através da revisão bibliográfica, predominantemente enraizada no paradigma da sociedade de informação e conhecimento, no impacto das tecnologias, tanto na música e no ensino, como na verificação das possibilidades educativas tecnológicas na área musical. Este estudo centrou-se, numa segunda fase, numa investigação de estratégia metodológica de natureza quantitativa, nomeadamente o inquérito por questionário. Foram elaborados dois inquéritos direcionados a atuais professores de TIC de cursos profissionais de ensino especializado da música, e a ex-alunos dos cursos profissionais da Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE). A amostra consistiu em 6 professores de TIC de escolas profissionais ou instituições com oferta profissional de ensino especializado da música e 60 exalunos da ARTAVE. As técnicas de análise, tratamento e interpretação de dados foram executadas através da análise estatística (através do programa SPSS Statistics (Statistical Package for the Social Sciences) e de conteúdo das respostas aos inquéritos por questionário. Os resultados obtidos à pergunta de partida: “A disciplina de TIC adequa-se à formação musical dos alunos de ensino profissional?” permite concluir que esta disciplina é adequada à formação musical dos alunos, pela aplicação de relevantes conteúdos programáticos de tecnologia musical.
- A private legal duty to support the vulnerable elderly? : rethinking maintenance obligationsPublication . Duarte, Isabel Maria Nunes Correia Teixeira; Frazão, Maria da Graça Machado Trigo Franco