Browsing by Issue Date, starting with "2015-06-26"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O impacto do grande plano na narrativa cinematográfica : da construção de significado à sua interpretaçãoPublication . Pinheiro, Ana Rita Madeira Barros; Caires, Carlos SenaO impacto do grande plano na narrativa cinematográfica: da construção de significado à sua interpretação” é o tema da presente dissertação de Mestrado em Som e Imagem, (especialização em Cinema e Audiovisual). O grande plano é considerado um dos planos mais expressivos do cinema. No entanto, devido ao seu impacto na narrativa cinematográfica, pareceu-me necessário investigar sobre a sua interpretação e sentido. Por um lado temos o editor, que tem como função construir a narrativa e montar o filme de forma a que passe uma certa mensagem, por outro lado temos o espetador que irá interpretar a mensagem e dar sentido à narrativa fílmica. A nossa investigação é suportada pela análise de vários filmes de épocas distintas, que utilizam grandes planos. Colocamo-nos na posição do editor, na qual montamos excertos de três filmes com grande planos. Através da realização de questionários, conseguimos apurar o impacto do grande plano nos respetivos filmes. Enquanto editora do Marasmo, projeto final do Mestrado, foram feitas várias experiências de montagem de grandes planos e todo o processo de edição foi tido em conta para avaliar as decisões que tomamos.
- O contributo do sínodo extraordinário dos bispos sobre a família para a educação hoje : concretizações no quadro da lecionação da unidade letiva : família, comunidade de amor : do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa CatólicaPublication . Soares, Isabel Maria Nunes de Almeida Pereira; Varanda, Maria Isabel Pereira
- Tutoria autorregulatória em contexto de acolhimento institucional : implementação e avaliação de um programa de intervençãoPublication . Rocha, Inês Soares da; Trigo, Luísa RibeiroA literatura científica salienta o papel da promoção de estratégias de autorregulação da aprendizagem na promoção do sucesso académico (Rosário, 2004). Contudo, a investigação neste domínio tem-se focado sobretudo nas escolas. Dados do Instituto da Segurança Social (2012) apontam para níveis elevados de insucesso escolar em crianças e jovens em acolhimento institucional, nomeadamente a partir dos 11 anos, em idades de transição de ciclo. Apesar da necessidade de intervir junto desta população, promovendo estratégias de autorregulação da aprendizagem, a investigação e intervenções são ainda escassas. Este estudo teve como objetivo implementar e avaliar a eficácia de um programa de intervenção de tutoria autorregulatória, adaptando o programa de tutoria autorregulatória de Santos (2012), aplicado em escolas, para o contexto de acolhimento institucional. O programa foi implementado junto de seis raparigas, acolhidas num Lar de Infância e Juventude, com idades entre os 11 e os 14 anos, havendo dois grupos: o grupo 1 (2º ciclo) e o 2 (3º ciclo). Realizaram-se 14 sessões para o grupo 1 e 13 para o grupo 2, baseadas no modelo de autorregulação da aprendizagem de Rosário (2004) e utilizando, na maioria das sessões, capítulos dos livros “(Des)Venturas do Testas”. A recolha de dados recorreu a vários instrumentos, de natureza qualitativa e quantitativa, envolvendo como informadores as participantes no programa, técnicas do lar e diretores de turma das jovens. A análise dos dados permitiu identificar melhorias na autorregulação relatada pelas participantes, sobretudo na planificação. As perceções das jovens, técnicos e diretores de turma relativamente ao programa apontam, em geral, a sua utilidade no desenvolvimento de competências autorregulatórias e atitudes positivas em relação ao estudo e aprendizagem. Destaca-se o valor das relações na modalidade tutorial, assim como o potencial de transformação do próprio contexto, com implicações na promoção do sucesso educativo das crianças e jovens em acolhimento institucional.
- Relação entre dificuldades de aprendizagem, competência social e psicopatologia em alunos do 2º ciclo do ensino básicoPublication . Manso, Isabel Maria Mineiro; Veríssimo, Lurdes; Dias, PedroO trabalho de investigação aqui apresentado tem como principal objetivo explorar a relação entre dificuldades de aprendizagem, competência social e psicopatologia em alunos do 2.º ciclo do ensino básico. Para tal, recorreu-se a uma amostra composta por 300 alunos dos 5.º e 6.ºanos de escolaridade. Neste sentido, o presente estudo examinou o acordo da informação entre pais e alunos relativamente à Psicopatologia, e a relação entre Realização Académica e Psicopatologia, também na perspetiva dos pais e dos alunos. Examinou a relação entre Realização Académica e Competência Social, na perspetiva dos professores, explorou a relação entre Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento, avaliados pelos professores, e Psicopatologia, avaliada pelos pais e pelos alunos. Por fim, examinou as diferenças entre os alunos com Realização Académica baixa ou Dificuldades de Aprendizagem, os alunos com Realização Académica média e os alunos com Realização Académica elevada, ao nível da Competência Social e da Psicopatologia. Utilizou-se o seguinte protocolo de avaliação: SSRS, CBCL e YSR. Os resultados sugerem que há uma concordância com uma intensidade moderada entre pais e alunos relativamente à Psicopatologia, ambos concordam que menos Psicopatologia maior Realização Académica. Os professores consideram que a Realização Académica está mais fortemente associada a Habilidades Sociais do que a Problemas de Comportamento, isto é, maior Realização Académica, mais Habilidades Sociais e menos Problemas de Comportamento. Os resultados permitiram ainda concluir que na perspetiva dos professores, os alunos se diferenciam entre si de acordo com a Realização Académica (Baixa, Média e Elevada) quer ao nível das Habilidades Socias, quer ao nível de Problemas de Comportamento. Enquanto os pais e os próprios alunos consideram que Realização Académica baixa está associada a mais problemas de internalização e de externalização, não se verificando diferenças entre os alunos com Realização Académica média e elevada. Os resultados são discutidos de acordo com a revisão da literatura.
- A vivência da fraternidade no contexto do individualismo contemporâneo : uma reflexão a partir da unidade letiva 4 do quinto ano de escolaridade do programa de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Duarte, Ana Paula Almeida; Varanda, Maria Isabel Pereira
- São JerónimoPublication . Ricardo, Ana Luísa SecaEntre as muitas obras que enriquecem o património artístico português, no âmbito dos objectivos e particularidades da dissertação de mestrado, serve o presente trabalho para uma nova visão e interpretação da pintura nacional, tanto ao nível histórico, estético -artístico, iconográfico como patológico. A pintura de São Jerónimo Penitente encontra-se do lado do Evangelho, na zona mais ao fundo da Igreja da Venerável Ordem de São Francisco. É atribuída a “A. I. Perª”, do ano de 1820. É uma pintura adornada por uma moldura muito simples tendo em consideração a boa qualidade da pintura. Durante a elaboração deste trabalho ocorreram algumas dificuldades, que em parte, foram ultrapassadas, sendo inicialmente a mais persistente ao nível interpretativo da obra, onde nos deparámos com um possível anonimato do autor que posteriormente viríamos a descobrir que o mesmo estava assinado e datado, contudo, sentiu-se a falta de estudos anteriores e de documentação auxiliar. O objectivo principal deste trabalho, para além da recolha exaustiva de documentação e bibliografia, foi também desenvolver uma nova abordagem ao nível histórico-artístico, plástico, bem como possíveis técnicas e materiais utilizados, incidindo também ao nível iconográfico e principalmente conservativo (desde a análise patológica e suas causas à posterior intervenção de conservação e restauro). Este trabalho aposta numa metodologia que passou pelo acompanhamento in loco da obra até à intervenção e colocação da mesma no local tentando deste modo reunir o máximo de informação possível e fidedigna para todos os passos que se sucederam. Em suma, foram estes alguns dos fortes motivos de decisão para a elaboração deste trabalho, visando ampliar cada vez mais os nossos conhecimentos na área de Pintura sobre Tela.