Browsing by Issue Date, starting with "2015-06-25"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação interna, o comprometimento organizacional e a lógica dos afetos : um estudo de caso numa empresa na área da aviaçãoPublication . Antunes, Ana Sofia Barreiro; Salgado, Cristina Margarida Barata Godinho TavaresAs constantes mudanças no seio das organizações, fruto de um mercado global e competitivo, aliado a uma conjuntura económica desfavorável, produzem consequências diretas na forma como os colaboradores e as organizações comunicam e se relacionam entre si. Desta forma, e atendendo ao impacto deste contexto na motivação e satisfação dos colaboradores nas organizações, torna-se pertinente compreender em que medida a comunicação interna intervém no modo como os colaboradores estão comprometidos e se relacionam com as organizações. A presente investigação é um estudo de caso realizado numa empresa nacional de aviação, onde se procurou estudar as relações entre i) a comunicação interna e o comprometimento organizacional e ii) a comunicação interna e o comprometimento afetivo. Os resultados obtidos permitiram verificar, como previsto, que os colaboradores com perceção positiva da comunicação interna estão mais comprometidos e ligados afetivamente à respetiva organização do que os colaboradores que têm uma perceção negativa.
- Como é que o género da marca influencia a avaliação de uma estratégia de co-branding?Publication . Cardoso, António Gil Torres; Machado, Joana Pinto Leite CésarA estratégia de co-branding consiste numa aliança entre duas marcas, totalmente independentes, que se juntam para desenvolverem e lançarem um novo produto que é rotulado e identificado simultaneamente por ambas, de modo a fortalecerem a sua competitividade e a, oferecerem mais valor aos seus clientes. Esta dissertação tem como objetivo perceber de que forma é que o género da marca influencia a avaliação de uma estratégia de co-branding, em particular quando as marcas se extendem para o género oposto. Em estudos anteriores, verificou-se que os consumidores tendem a transferir as associações que já possuem acerca das marcas envolvidas no co-branding para a avaliação dos produtos co-branded. Além do mais, a investigação demonstrou que os consumidores tendem a considerar as marcas como extensões deles próprios, expressando, através da seleção e consumo de determinadas marcas, a sua masculinidade/feminilidade. Para investigar estas questões, procedemos a um estudo empírico. Começamos por realizar um estudo exploratório de forma a aferir, entre um conjunto de marcas de automóveis e de marcas de roupa e acessórios de moda, quais eram percebidas como sendo mais masculinas e femininas, e as mais familiares. Tendo em conta os resultados, consideramos as marcas Mini, Porsche, Hugo Boss e Chanel. Procedemos à elaboração de dois cenários de co-branding envolvendo a Mini e Hugo Boss (para o público masculino), e a Porsche e Chanel (para o público feminino) e dois cenários de extensões de marca, um para a Mini (para o público masculino) e outro para a Chanel (para o público feminino). Os questionários do estudo principal foram passados a 435 inquiridos, sendo a amostra desta investigação, uma amostra por conveniência. As análises efetuadas envolveram análise descritiva e testes de correlação de Spearman. Os resultados do estudo indicam que as avaliações dos novos produtos co-branded são superiores às avaliações dos produtos relativos às extensões de uma marca para o género oposto. Deste modo, as marcas que se queiram direcionar para o género oposto, devem considerar uma estratégia de co-branding com um parceiro que seja claramente associado ao género que pretendem atingir, tendo em consideração as vantagens importantes que assim poderão alcançar.
- Consumer engagement with a brand on FacebookPublication . André, Ana Raquel Queirós; Machado, Joana Pinto Leite César; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eSocial media and in particular social Networking Sites have grown in importance and have each day more users. This fact has increased the number of brands on these social networking sites (SNS) trying to engage with their consumers. The purpose of this research is to determine the main motivations for consumers to engage with a brand through Facebook and to study if brand love influences consumer engagement and how these factors (brand love, and consumer engagement) impact brand equity. For this we performed an online survey with 233 valid responses. Correlations analyses were performed in other to study these relations. The results indicate that the principal motivations to engage with a brand through the consumption of content are entertainment, social influence, search for information and trust. The main motivations to interact and participate in a SNS brand page are social influence and personal identity Brand love also influences consumer engagement and these two factors influence brand equity. Theoretical and managerial findings are discussed and directions for further research are given.
