Browsing by Issue Date, starting with "2015-05-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Curadoria no século XXI : museus, galerias e espaços alternativosPublication . Preto, Ana Carolina Drumond Borges Rolão; Hanenberg, PeterEste relatório de estágio situa a curadoria no século XXI e apresenta dados sobre esta actividade em museus, galerias e espaços alternativos. Neste sentido, começa com uma breve história da arte, que é tema, objecto e assunto do curador. Posteriormente, aborda a relação entre cultura e globalização, cultura e economia e analisa as especificidades das indústrias culturais e criativas. O curador desenvolve a sua actividade dentro das indústrias culturais e criativas e tem de ter a capacidade para criar estratégias para responder, por um lado, à imprevisibilidade do mercado e, por outro, às exigências do público, cada vez mais informado pelas tecnologias de informação e comunicação e mais exigente nas suas escolhas e expectativas. Não é fácil definir as funções do curador, já que abarcam um conjunto de tarefas implicadas na criação e organização de exposições. De uma maneira geral, o curador é responsável por seleccionar os artistas e as obras, pela apresentação das peças no espaço, pelo transporte, pelos seguros, pela edição do catálogo, pelos contactos com a imprensa e por todos os detalhes associados à produção de uma exposição. Estas tarefas exigem, não só know-how artístico, mas também de gestão. Finalmente, comenta a história da Galeria Luís Serpa Projectos, que celebra trinta anos de actividade em 2014, num exercício prático e consciente de limitações.
- Impactos da norma QWEB nas empresas portuguesas : estudo de casos múltiplosPublication . Pereira, Inês Sofia Martins Gonçalves; Melão, Nuno Filipe RosaA globalização, internacionalização dos mercados e ascensão do e-business e e-commerce exigem que as organizações de hoje em dia façam esforços no sentido de acompanhar o avanço das novas tecnologias e melhorar a eficácia e desempenho para, desta forma, conseguirem sobreviver num mercado cada vez mais competitivo. Para as organizações se poderem afirmar, torna-se importante a obtenção de uma certificação por uma entidade externa independente que comprove que estas instituições estão a implementar processos que visem garantir níveis mínimos de qualidade para os clientes. Nesse sentido, a norma QWEB, que é internacionalmente aceite, apresenta um conjunto de regras e boas práticas que permite satisfazer as necessidades e requisitos das operações das organizações da Economia Digital. A presente dissertação centra-se no estudo de caso das três instituições portuguesas que implementaram a norma QWEB, com o objetivo de identificar as motivações, impactos, dificuldades/desafios e fatores críticos de sucesso relativamente à sua implementação. A metodologia utilizada foi o estudo de casos múltiplos, recorrendo-se às entrevistas, observação e análise documental como técnicas de recolha de dados. O estudo permitiu evidenciar a existência de motivações internas e externas que levaram à implementação. Os requisitos da norma QWEB são uma referência para as instituições, repercutindo-se numa melhoria considerável dos processos organizacionais. O reconhecimento exterior, apesar de ser uma das motivações para a implementação, está aquém das expectativas. Contudo, é necessário ter em conta que a norma QWEB apresenta benefícios, contribuindo para um aumento da credibilidade das organizações e satisfação das necessidades dos clientes. Os custos associados são uma dificuldade para a maioria das organizações, principalmente as de menor dimensão. Como fatores críticos de sucesso são identificados o comprometimento da gestão de topo em motivar, formar e apoiar os seus subordinados, garantindo que a qualidade esteja no topo das prioridades, a existência de uma equipa de projeto forte e coesa, e o envolvimento de todos os membros da organização.
- Tributação do agregado familiar : da tributação conjunta à tributação separadaPublication . Matos, Pedro Diogo Mota Pinto da Silva; Duque, Mónica Fontes Carvalho