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- A implementação do ensino em grupo na classe de violino no Centro de Cultura Musical : estudo de casoPublication . Faria, José Duarte Silva; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daO presente estudo enquadra-se na análise dos resultados da implementação do ensino em grupo, na classe de violino, no Centro de Cultura Musical (CCM). A democratização do ensino artístico especializado, deparou com cortes orçamentais que levaram o CCM em 1995, a implementar o ensino de instrumento em grupo no 2º ciclo de estudos, na área do piano, sopros e cordas, com o intuito de rentabilizar os recursos humanos e de proporcionar a aprendizagem musical a um maior número de alunos. A aplicação desta metodologia nasce do conhecimento dos projetos de ensino em grupo em desenvolvimento na Arizona State University (ASU). O objetivo principal desta dissertação centra-se na averiguação do grau de preparação dos alunos após dois anos de ensino em grupo, nas vantagens e desvantagens do ensino em grupo e no consequente crescimento da classe de violino. Para a recolha de dados foi analisado o arquivo informático do CCM e da Artave e foram usados dois instrumentos de inquirição: questionários aplicados a sessenta e dois alunos de violino do 5º e 6ºano do CCM, a seis Professores de violino do CCM, a cinco professores da Artave e uma entrevista ao Diretor Pedagógico do CCM. Os resultados deste estudo demonstram que o ensino em grupo, implementado no CCM, apesar de algumas sugestões de correção, tem permitido o desenvolvimento de uma classe instrumental, preparada e motivada a prosseguir os seus estudos. Os dados recolhidos, comprovam o contributo dado por esta instituição de ensino, para uma democratização do ensino artístico. As conclusões deste estudo de investigação apresentam resultados, cujo conteúdo consideramos constituir da maior relevância a todas as escolas e profissionais de ensino interessados em explorar esta temática.
- Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de casoPublication . Fonseca, Maria Joana Rosado Pinto Nunes da; Baptista, IsabelO presente trabalho, intitulado “Conhecimento espiritual e laço social – um estudo de caso”, corresponde a uma dissertação de mestrado centrada no papel da educação escolar na formação integral dos jovens, em particular na promoção de competências relacionais associadas ao conhecimento espiritual. Partindo da convicção de que as competências de ordem espiritual são cada vez mais relevantes na formação das crianças e jovens, quisemos saber de que forma essa área de formação se encontra contemplada nos projetos educativos das escolas. No seguimento desta preocupação, recorremos a um quadro de análise situado na área das Ciências da Educação, convocando em particular argumentos da Pedagogia Social, da Psicologia, da Antropologia e da Axiologia Educacional. Em termos práticos, optámos por uma aproximação de um estudo de caso, tendo em referência a realidade de uma escola em concreto (CNSR) e de modo a poder aferir sobre a presença da temática da espiritualidade nos seus documentos oficiais e nas suas práticas pedagógicas, tentando igualmente aferir sobre a perceção dos atores, educadores e educandos. Os dados recolhidos e analisados vieram reforçar a convicção de partida, permitindo concluir sobre a necessidade de promoção de experiências relacionais potenciadoras de laço social, o que, neste contexto de problematização, é o mesmo que dizer de conhecimento espiritual.
- O humor e o stress dos enfermeiros que cuidam com pessoas em fim de vidaPublication . Santos, Maria Inês Leal Brites Costa; José, Helena; Capelas, Manuel LuísIntrodução: São atualmente conhecidos os efeitos potencialmente negativos do stresse. Os enfermeiros constituem um dos grupos profissionais mais expostos aos fatores de stresse, nomeadamente os que prestam cuidados em fim de vida, visto que contactam diariamente com a morte, sofrimento e emoções negativas. Importa certificar que estes profissionais reconhecem estes fatores de stresse de modo a geri-los eficazmente prevenindo repercussões na sua saúde. Existe evidência científica de que o humor pode constituir uma estratégia eficaz na gestão do stresse ocupacional, podendo ser utilizado pelos profissionais em seu próprio benefício. A análise desta relação entre o humor e o nível de stresse requer a exploração de características como a magnitude e a orientação da mesma, através da utilização de instrumentos adequados de avaliação. Objetivos: Estabelecer a relação entre o Humor e o Stresse no contexto de trabalho dos enfermeiros que cuidam com pessoas em fim de vida. Determinar a natureza desta relação em termos de magnitude e orientação. Desenvolveu-se um estudo do tipo correlacional. A recolha de dados iniciou-se pela aplicação de um formulário online – composto por um questionário sociodemográfico e as traduções portuguesas da Multidimensional Sense of Humor Scale, MSHS (1) e da Nurse Stress Index, NSI (2) – a 61 enfermeiros que cuidam com pessoas em fim de vida. A análise dos resultados foi desenvolvida com recurso ao programa informático de estatística SPSS, versão 20. Resultados: Os sujeitos experienciam stresse em várias situações inerentes ao contexto de trabalho e revelam uma forte aceitação e apreciação do humor. A um aumento do nível de stresse corresponde um aumento do sentido de humor. Conclusões: Os enfermeiros que cuidam com pessoas em fim de vida recorrem ao sentido de humor como estratégia para gerir o stresse com que se deparam no seu quotidiano laboral.
- A remuneração dos administradores executivos em sociedades cotadas integrantes do PSI20Publication . Nunes, Ana Carolina Santos; Pereira, Jorge Brito
- De me veres ou o tu como lugar de repouso do eu em Daniel FariaPublication . Cunha, Maria Teresa Rogado Barão da; Mendonça, José Tolentino Calaça de
- Intervenções de enfermagem com o adolescente : ganhos em saúdePublication . Morais, Margarida Tavares; Seabra, Paulo Rosário CarvalhoEste Relatório tem como objectivo apresentar, de forma descritiva, analítica e crítica, o percurso de aquisição de competências especializadas em enfermagem, no contexto de 2 estágios, decorridos em 2013, integrados no Mestrado em Enfermagem de Especialização em Saúde Mental e Psiquiátrica, da Universidade Católica Portuguesa. O estágio decorreu em dois locais diferentes, um no Hospital D. Estefânia, Lisboa, Unidade de Internamento da Pedopsiquiatria e outro no Centro de Atendimento de Jovens (CAJ), Sorri Jovem, pertencente ao Centro de Saúde Mem Martins, Concelho de Sintra. Focada na promoção da saúde mental, na prevenção, no diagnóstico e na intervenção perante possíveis respostas humanas desajustadas ou desadaptadas ao processo de transição da adolescência, geradoras de sofrimento, alteração ou doença mental; para ambos os estágios, foram definidos objectivos, para os quais as intervenções de enfermagem planeadas, ofereceram ganhos em saúde para os adolescentes. Na Unidade da Pedopsiquiatria, integraram-se as actividades diárias, de âmbito psicoterapêutico, com dinamização de uma sessão de Cineterapia e outra de Biblioterapia; realizou-se um estudo de caso de uma jovem, vítima de bullying e com tentativa de suicídio, e fez-se um estudo analítico do enunciado descritivo dos Padrões de Qualidade em Enfermagem: a organização dos cuidados de enfermagem.No Sorri Jovem, criaram-se espaços psico-educativos, com ênfase num projecto sobre competências pessoais; realizaram-se dinâmicas de grupos para a promoção da Saúde Mental e realizaram-se Consultas de Enfermagem, com um estudo dos diagnósticos e das intervenções de enfermagem mais comuns.
- O humor e o luto nos enfermeiros que trabalham em cuidados paliativosPublication . Nunes, Inês da Cunha Baetas Robalo; José, Helena; Capelas, Manuel LuísO Humor e o Luto nos Enfermeiros que trabalham em Cuidados Paliativos Objetivo: Explorar a relação entre o humor e a sobrecarga de luto profissional nos enfermeiros que trabalham em cuidados paliativos. Contextualização: Os enfermeiros que cuidam de pessoas em fim de vida em contexto de cuidados paliativos são confrontados na sua prática clínica com um conjunto de situações desafiantes. A morte e os processos muitas vezes prolongados de debilitação progressiva associada a doença incurável têm impacto nos enfermeiros e constituem um stressor importante. A evidência empírica sobre a relação entre o sentido de humor e a vivência do luto profissional pelos enfermeiros é escassa, pelo que a sua disponibilidade heurística é ainda vasta. O conhecimento dos contributos do humor para uma vivência mais saudável do luto profissional pode contribuir para um suporte mais eficaz a este grupo profissional. Material e Métodos: Desenvolveu-se um estudo quantitativo correlacional, aplicando a versão validada e adaptada à população portuguesa da Multidimensional Sense of Humor Scale (Thorson e Powell, 1993a; José e Parreira, 2008) e a Escala de Sobrecarga de Luto Profissional (Marques da Gama, et al., 2011) numa amostra de 66 enfermeiros que trabalham em cuidados paliativos. Os dados recolhidos foram posteriormente submetidos a análise estatística, com recurso a software informático, e a análise interpretativa fez-se com base na evidência científica atualmente disponível. Resultados: Neste estudo não se verificou uma correlação absoluta entre a sobrecarga de luto profissional e o sentido de humor dos enfermeiros, avaliada através dos scores totais obtidos nas duas escalas supracitadas. Verificaram-se, no entanto, algumas correlações estatisticamente significativas entre dimensões particulares de ambos os construtos: a sobrecarga de luto profissional correlaciona-se com o humor adaptativo (rs = 0.249, p<0.05) e com a atitude pessoal face ao humor (rs = 0.323, p<0.01); o humor adaptativo e o confinamento atormentado (rs = 0.266, p<0.05) apresentam uma correlação baixa mas estatisticamente significativa. Também a atitude pessoal face ao humor se correlaciona com o confinamento atormentado (rs = 0.290, p<0.05), com a perda nostálgica (rs = 0.333, p<0.01) e com a partilha incompreendida (rs = 0.272, p<0.05). Conclusões: Os resultados desta investigação confirmam a hipótese de investigação de que o sentido de humor e a sobrecarga de luto dos enfermeiros que trabalham em cuidados paliativos não são fenómenos independentes. As atitudes positivas face ao humor e a utilização do mesmo como mecanismo de coping parecem diminuir a sobrecarga percebida por estes profissionais. Importa, contudo, que se desenvolvam mais projetos de investigação nesta área, identificando necessidades e procurando novas formas sustentadas de suporte a estes profissionais.
- Flagship Store Lipton : da lógica de produto à de serviçoPublication . Velez, Margarida de Andrade; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoEste projeto tem como objetivo a criação de um conceito inovador para a Lipton – uma flagship store – bem como a proposta de dois outros formatos que estimulam o consumo de chá fora de casa – os canais travel e grab and go. Outros dos objetivos passaram pela elaboração de um plano de marketing, da estratégia criativa e do plano de comunicação para o conceito. As empresas têm vindo a incorporar uma dimensão de serviço na sua estratégia de criação de valor, na medida em que o seu principal objetivo é atrair e aproximar um consumidor cada vez mais exigente e informado. O retalho tem-se vindo a alterar, já que os consumidores pretendem ter um maior número de pontos de contacto com as marcas, estamos perante novos formatos de loja e um retalho multicanal. Uma vez que o retalho tem novas funções, a importância dada ao ponto de venda tem vindo a aumentar. As lojas são vistas como showroom de marcas, cujo objetivo é proporcionar experiências positivas aos consumidores. As flagship stores são o apogeu da tendência de as marcas contarem histórias aos seus consumidores, de criarem uma relação com os mesmos e de promoverem experiências que lhes permitam viver as marcas. A Lipton tem como objetivo ser líder no mundo do chá, adicionando valor à categoria em que se insere e atraindo novos consumidores para este mercado. Procura criar experiências ainda mais positivas para os seus clientes e, sobretudo, promover a rotina diária de beber chá em Portugal, através de novas ocasiões de consumo. Partindo de um benchmarking, em que foram analisados quatro casos – Juan Valdez, Olá, Delta e Teavana – foram desenvolvidas as decisões estratégicas do projeto.
