Browsing by Issue Date, starting with "2015-04-10"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Relação consumidor-marca e marca-consumidor no Facebook : o estudo de caso da MSN PortugalPublication . Galhana, Rita Maria Lopes; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesA presença nas redes sociais é cada vez mais importante para as marcas e empresas. Com a interatividade proporcionada pela internet, as marcas procuram estabelecer uma presença online e, por conseguinte, o próprio conceito de consumidor também sofreu alterações. Este procura cada vez mais experiências, contactos, emoções e sentimentos, uma vez que se tornou mais exigente, sensível e saturado de contactos intrusivos por parte das marcas. Neste sentido, as redes sociais, nomeadamente o Facebook, possibilitam que as próprias marcas desenvolvam uma capacidade de comunicação bilateral e instantânea que promove a ligação e o envolvimento com o consumidor, sem existência de limites de sociabilidade, conetividade e informação. O utilizador-consumidor ganha força e poder, mas a marca ganha capacidade de leitura do consumidor, assente numa comunicação de valor acrescentado. Pretendemos, assim, saber qual a relação criada com os utilizadores no Facebook e o que os motiva, o que os faz interagir, para que seja possível otimizar a interação/relação entre o consumidor e a marca.
- O ensino especializado da música em Portugal e em Cuba : análise e comparação do modelo organizativo e pedagógicoPublication . Garcia Rodríguez, Sara Maria; Pertzborn, FlorianA música é uma das expressões artísticas mais praticada em todo o mundo. Em cada país, o ensino especializado desta arte processa-se segundo estruturas organizativas e pedagógicas muito próprias, influenciadas pelos seus contextos históricos, políticos, socioculturais e económicos. O presente estudo investiga o ensino especializado da música em dois países distintos: Portugal e Cuba, e procura, através de uma análise comparativa, identificar as suas semelhanças e diferenças, bem como as vantagens e debilidades de cada um. Focando aspetos relacionados com o tipo de escolas que ministram o ensino artístico especializado em ambos países, os diferentes cursos, os regimes de frequência praticados, os financiamentos, as opções curriculares vigentes, entre outros aspetos relevantes, os resultados preliminares desta análise demonstram que existem semelhanças e diferenças, prós e contras, nos dois contextos em estudo. Assim, pretende-se que os dados apurados propiciem uma reflexão sobre as práticas atuais no âmbito desta área artística e sirvam de base para futuras investigações.
- Modos de acesso ao emprego público : evolução, reflexões e tendências do emprego públicoPublication . Albuquerque, Andreia Filipa Carvalho; Carvalho, Raquel Maria Resende Duarte de
- Supervisão, expectativas e avaliação do papel do director de turma : estudo de casoPublication . Sousa, Ercília Maria Gomes Faria de; Ribeiro, Célia dos PrazeresO diretor de turma constitui o determinante na mediação de conflitos, que não se fecham dentro do recinto escolar, abrindo-se e por vezes multiplicando-se por toda a comunidade educativa. Acumula ainda numerosas funções burocráticas, minimizadas através do recurso a metodologias e tecnologias adequadas, mas que necessita desenvolver para o exercício de todas as tarefas de coordenação que executa. É esta realidade, aos olhos do coordenador de ciclo e do diretor de turma, que nos leva a analisar em profundidade o papel do diretor de turma, nomeadamente, a forma como se vê e como é visto pelos encarregados de educação, pelos alunos, e, as expetativas que sobre ele manifestam. Procedemos ao estudo empírico, através de um estudo de caso centrado em respostas de opinião, para compreender a perceção de diferentes atores educativos relativamente à figura do diretor de turma. Os resultados permitem concluir que o diretor de turma ocupa uma posição importante na Escola, no âmbito da supervisão intermédia, sendo reconhecido o desempenho das suas funções, a sua disponibilidade e a sua responsabilidade partilhada com os demais intervenientes no processo educativo. Este estudo constitui uma análise de “valor acrescentado”, na medida em que, a avaliação dos resultados implica valorizar a opinião de todos os membros comprometidos da comunidade escolar, que, em colaboração, possam desenvolver um trabalho educativo mais profundo e autêntico, conducente à eficácia da Escola.
