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- Instrumentos musicais chineses na coleção do Museu do Centro Científico e Cultural de Macau (Lisboa)Publication . Souza, Énio José de; Carvalho, Jorge Manuel dos Santos Vaz de; Nery, Rui VieiraNo ano de 2013, completaram-se cinco séculos de relações políticas, comerciais e culturais entre Portugal e a China. Ao longo deste período, a par de outras mercadorias, um considerável número de instrumentos musicais chineses também vieram para Portugal. A presente dissertação tem como principal objetivo informar os especialistas, musicólogos, etnomusicólogos e investigadores da área que Portugal tem um considerável acervo de instrumentos musicais chineses, distribuídos por diversas coleções públicas e privadas. A organologia chinesa em Portugal é rica e consistente, mas lamentavelmente não há estudos sistematizados nesta matéria. Mesmo em universidades, que integram um departamento de música, verifica-se a inexistência de uma disciplina ou de um seminário relacionados com a música e organologia chinesas. Iniciámos, em novembro de 2011, o levantamento organológico chinês existente em Portugal e, até fevereiro de 2014, em seis coleções circunscritas a Lisboa, fora já possível localizar cerca de quatro centenas de instrumentos musicais chineses. Este considerável número de espécies levou a que o nosso estudo se centrasse na coleção do Museu do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, que integra um dos mais significativos conjuntos organológicos chineses. Como metodologia classificativa, adotámos, para além da Hornbostel/Suchs, utilizada no Ocidente, algumas das principais formas classificativas da organologia chinesa, a fim de melhor compreendermos a complexidade da erudita música e respectivo instrumental da civilização chinesa que, há mais de cinco mil anos, é considerada como arte fundamental para o equilíbrio das coisas celestiais e terrenas. Atendendo à especificidade da matéria em estudo, foi imprescindível recorrermos ao trabalho de campo. Se pretendemos estar atualizados no domínio dos Estudos Asiáticos, com especial destaque para a China, a sua música e respetiva organologia, torna-se imprescindível a criação de redes científicas com países asiáticos e ocidentais que detêm, há muito, competências nesta matéria. O conteúdo deste enunciado deverá ser considerado como a principal problemática da presente dissertação.
- As tecnologias como fator crítico de sucesso das instituições governamentais do Estado de Cabo VerdePublication . Moreira, Cleonice Gomes; Magalhães, Paulo Sérgio Tenreiro deÉ verdade que, na literatura organizacional atual, os fatores críticos são as capacidades dos funcionários, os relacionamentos internos e externos e não mais o capital, os recursos naturais ou mão-de-obra. Empresas e instituições públicas e privadas de muitos países estão a introduzir as Tecnologias de Informação e Comunicação nos seus serviços. O presente estudo teve como principal objetivo perceber até que ponto as tecnologias são fatores críticos de sucesso dessas instituições. Perceber o papel das tecnologias na forma como hoje o modelo de negócio é feito, até que ponto sem as tecnologias não haveria sucesso. Por meio de entrevista e questionários foram identificados os fatores críticos de sucesso na perspetiva dos seus gestores e utentes, prospetando possíveis perdas de conhecimentos, efeito na imagem e, para isso, foram realizados três entrevistas com três gestores de instituições não governamentais do Estado de Cabo Verde: a Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV), Hospital Doutor Agostinho Neto (HAN) e a Direção Geral dos Serviços Notariados de Cabo Verde. Há indicadores fortes que mostram que as tecnologias estão a ter um papel crítico no sucesso dessas instituições em estudo. Apesar de se ter uma base teórica sólida de informação acerca do tema em estudo, é evidente que há necessidade de mais investigação e um estudo mais aprofundado para comprovação desses indicadores.
- SEAT case-study : an approach to repositioning strategies: the case of SEAT : from “Auto Emoción” to “Technology to Enjoy”Publication . Costa, Marta Filipa Figueira da; Celeste, Pedro Manuel Amador RodriguesThe aim of this research is to understand and measure the perceptional impact of the repositioning of the brand in Portugal, by addressing the old positioning, the reasons behind the repositioning, the steps taken and the impact it had in consumers. SEAT is a Spanish brand owned by Volkswagen Group. In Portugal SEAT has been gaining some market share, however it was not always like this. In 2012, crisis was in the highest levels since its start. The automotive sector was one of the most affected sectors. People stopped buying cars and thus sales dropped off. Automotive brands, like SEAT were struggling and a change was necessary. In 2012, SEAT decided to reposition. In order to that, they decided to adopt some new strategies, change their logotype and change their old slogan “Auto Emoción” to a new slogan: “Enjoyneering”. However, this last slogan wasn’t well perceived by consumers, suppliers and partners, no one understood the meaning of the word. Thus, the brand decided to change to its real meaning “Technology to Enjoy”. This research includes an academic revision, Literature Review, in order to address specific concepts inserted in the study. A Case-Study was developed as well as Teaching Notes so that it can be given in class. Finally, a Market Research was conducted through both primary and secondary sources – an In-depth interview with the Marketing Director of SEAT Portugal and a Survey to understand the perceptual impact of the repositioning strategy. We might say that the brand is succeeding with the repositioning, however it still has a long way to go since a significant percentage still think SEAT as “Auto Emoción” and from those who knew the current slogan did not associated with the brand.