Browsing by Issue Date, starting with "2015-02-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A supervisão pedagógica como processo de desenvolvimento profissional e organizacionalPublication . Ramos, José Ilídio Paiva Silva; Cabral, IlídiaO presente estudo analisa a supervisão pedagógica enquanto processo de desenvolvimento profissional e organizacional dos professores. É um estudo desenvolvido num agrupamento de escolas, onde se procurou a perceção dos professores acerca desta relação. Deste modo, o objetivo central do estudo é perceber o entendimento dos professores acerca das práticas da supervisão pedagógica e dos respetivos impactos, quer na sua formação profissional, quer na cultura organizacional. Procura-se, assim, responder à questão: Qual a perceção dos professores sobre as práticas de supervisão pedagógica no âmbito do seu desenvolvimento profissional? Recorrendo-se a uma metodologia mista, foi aplicado um questionário a um conjunto de professores de um Agrupamento de Escolas situado na transição do norte litoral para o interior norte, triangulando-se os dados obtidos com os dados recolhidos a partir de uma entrevista a três Coordenadores de Departamento Curricular e ao Diretor do Agrupamento. Foram inquiridos professores desde a Educação Pré-escolar ao 3.º ciclo, numa amostra que rondou os 60% do universo do Agrupamento. Os dados recolhidos através do questionário evidenciam que os professores reconhecem a importância da supervisão no seu desenvolvimento profissional e na própria organização escola, considerando-a como um processo gerador de processos, nomeadamente do da sua formação profissional e da melhoria da aprendizagem dos alunos. Enquadram, assim, as funções da supervisão sobretudo no processo de avaliação de desempenho e na monitorização e coordenação curricular, reconhecendo ainda a importância da prática reflexiva e de cooperação. Todavia, tal entendimento contrasta, em parte, com os dados recolhidos através das entrevistas, que realçam as dificuldades práticas da cooperação e a perpetuação de uma cultura de escola baseada num certo individualismo e balcanização, evidenciando-se uma certa contradição entre a teoria e a prática, entre o que se deseja e o que se faz. Ou seja, se teoricamente os professores reconhecem as principais potencialidades da supervisão pedagógica, aqueles que a coordenam recordam que embora haja progressos e sinais positivos, a supervisão enquanto sustentáculo de uma prática pedagógica mais consciente, enquanto base de uma reflexão partilhada e alicerçada na e sobre a ação, enquanto base de uma ‘escola que aprende’, está ainda longe de ser uma realidade no quotidiano das escolas.
- Importância da relação entre escola e família : visão com dez anos de experiênciaPublication . Sousa, Carla Moreira; Xavier, Maria Raul LoboAo longo dos anos, o tema das relações entre a família e educadores tem vindo a ser assunto de reflexão por parte de muitos estudiosos no âmbito da educação. Esta relação demonstrou ao longo do tempo várias mutações. Para que a relação educadores/família ou encarregados de educação seja cada vez mais próxima, é necessário uma estreita aproximação entre ambas as partes, consequência de uma inter-relação promovida pela abertura da escola aos encarregados de educação bem como à sociedade local, permitindo a participação de todos de forma ativa nas atividades por esta promovida. Esta reflexão permitirá um melhor conhecimento acerca da relação entre os pais e os educadores de infância, formas como colaboram entre si, permitindo-me refletir criticamente sobre o que é/deve ser a educação pré-escolar. Este trabalho pretende refletir acerca da minha experiência enquanto educadora envolvida na vivência da relação entre a escola e a família. Desta forma, o principal objetivo é que se estreitem laços na relação Escola/Família, porque é essencial a informação recíproca que pode ser proporcionada e também pela importância que tem no desenvolvimento pessoal e escolar das crianças no pré-escolar. É na instituição família que a criança se inicia como indivíduo social e é na escola que em parceria com a comunidade, esta se insere num processo de socialização que se desenrola ao longo da vida. Daqui resulta objetivamente a necessidade de escola/família se tornarem parceiros privilegiados de todo o processo educativo, para que em toda esta interação permanente se possa obter um desenvolvimento equilibrado e harmonioso das crianças. Assim, para que haja uma relação de confiança e um clima de familiaridade torna-se fulcral que as escolas sejam promotoras de estratégias que promovam uma maior aproximação das famílias à escola. Como tal, na minha prática profissional procuro sempre proporcionar um vasto conjunto de atividades que sejam motivadoras e interessantes, para que os pais se sintam encorajados a participar e se possam envolver de várias formas.
- A transmediação de conteúdos jornalísticos : uma análise da SIC Notícias interativaPublication . Cristóvão, Cláudia Morgado; Burnay, Catarina DuffA digitalização dos conteúdos audiovisuais, assim como o despoletar de novos hábitos de consumo mediáticos participativos, possibilitaram o desenvolvimento de dinâmicas convergentes de adaptação dos conteúdos às diversas plataformas. A transmediação aparece como uma hipótese de resposta à conjuntura do mercado mediático, permitindo uma continuação dos conteúdos nas diferentes plataformas, enquanto explora uma experiência envolvente de interatividade entre o consumidor e o conteúdo. O trabalho propõe analisar as novas dinâmicas do mercado televisivo português, e compreender a aplicação destas estratégias no projeto da SIC Notícias Interativa. Para que tal seja conseguido, o canal interativo da MEO será analisado enquanto proposta transmediática jornalística, tendo por base as características transmediáticas estudadas ao longo do trabalho.
