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- Os incentivos fiscais no âmbito da certificação energética : a concretização do artigo 17º do decreto-lei nº 118/2013Publication . Alves, Alcina Marlene de Oliveira; Garcia, Maria da Glória
- Ferida maligna : prevalência e qualidade de vida em oncologiaPublication . Brazão, Vera Cristina Esteves; Martins, Fernando Mena; Capelas, Manuel LuísIntrodução. O avanço científico e tecnológico tem contribuído para a redefinição do cancro como doença crónica, exigindo mudanças na abordagem de cuidados ao doente em oncologia. Estimam-se que 5% dos doentes oncológicos desenvolvem ferida maligna. Metodologia. O estudo observacional analítico transversal pretende dar a conhecer a prevalência de feridas malignas, caracterizando e avaliando sua influência na qualidade de vida da população oncológica. Neste sentido, dezanove doentes adultos (amostra não probabilística acidental) foram recrutados em dez serviços (regime de internamento e ambulatório) de um Instituto Português de Oncologia do País. A recolha de dados, por intermédio da aplicação do formulário e questionário EORTC QLQ-C30 v.3.0 aos sujeitos de investigação, decorreu num período de três dias, em Outubro de 2013. Resultados. Das tipologias tumorais identificadas, por órgão/sistema, destacaram-se: Pele; Cabeça e Pescoço; Linfoma Non-Hodgkin; Sistema Digestivo; Ginecológico; Mama e Tecidos Moles. A prevalência de feridas malignas foi de 4,9%, com média de 1,6 feridas/doente; sendo enquadrada predominantemente no contexto de recidiva loco-regional e metastização. Maioritariamente, registou-se baixa sintomatologia relativa à ferida. Influência psicossocial negativa da ferida foi atribuída às actividades de vida, imagem corporal e grau de autonomia/independência do doente; e positiva, no sentido de conforto e segurança associado ao penso realizado à ferida. A qualidade de vida (score final) da população oncológica em estudo apresentou média de 78%. Face a este indicador, correlações estatisticamente significativas positivas foram associadas à idade, ao Karnofsky Performance Status, à duração do tratamento à ferida e às funções (física, de desempenho, cognitiva, social) do doente; e negativas, à fadiga, dor, anorexia e obstipação. Conclusão. A complexidade e unicidade do significado multidimensional do cancro e da ferida maligna determinam o impacto na qualidade de vida do doente/família; exigindo uma actuação interdisciplinar holística, realista e assertiva
- The role of lease financingPublication . Mendes, Rodrigo de Pinto; Bonfim, DianaLeasing has become, throughout recent years, an increasingly important financing source for companies’ operational activities and has deserved some attention in the corporate finance literature. Understanding the leasing decision, through a comparison with other external financing options and an evaluation of its overall fit with firms’ specific characteristics has been the focus of existing investigations and it is the goal of this study. Our analysis is focused on the relationship between lease and debt financing and on an examination of firms’ leasing propensity, taking into account their particular features. With the adoption of three different, but complementary methodologies, we find that leasing propensity is greater for smaller firms, with more investment opportunities, in a worst financial condition, with relatively fewer specific assets and with lower availability of collateral. In addition, results suggest that lease and debt financing are seen as substitutes, as higher relative amounts of debt are associated with lower leasing intensity.
- O cuidado confortador ao doente hospitalizadoPublication . Rosa, Raquel Alexandra Machado Pereira; Ribeiro, Patrícia Cruz Pontífice Sousa ValenteO presente Relatório insere-se no plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem, Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa. Este trabalho surge como um documento ilustrativo da aprendizagem adquirida durante os estágios que foram realizados nos serviços de Cuidados Intensivos Polivalentes, Serviço de Atendimento Permanente e Cuidados Paliativos do Hospital da Luz. A elaboração deste relatório não é apenas uma descrição das atividades desenvolvidas mas acima de tudo possibilitou uma reflexão, avaliação e registo de todo um processo de formação que culminou com a aquisição de novas competências através das práticas clinicas sempre acompanhadas de formação contínua. O Estágio referente ao Módulo I foi realizado na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes. Proporcionou-me perceber a dinâmica dos cuidados prestados ao doente crítico nas diferentes áreas, nomeadamente no que respeita a área da ventilação invasiva e não invasiva, bem como o conforto do doente internado neste tipo de unidades. Avaliei as necessidades e realizei uma formação sobre ventilação não invasiva da qual resultou um guia orientador que permaneceu no serviço para consulta de toda a equipa. O Estágio correspondente ao módulo II decorreu no Serviço de Atendimento Médico Permanente. Tive oportunidade de contatar com as diferentes áreas da urgência, o que me permitiu mobilizar/adquirir conhecimentos e competências nas áreas da triagem, sala de observações, sala de reanimação, sala de tratamentos e pequena cirurgia. Procurei deixar nesta unidade o meu contributo na área do conforto pelo que realizei um estudo exploratório acerca da perceção dos doentes internados sobre o conforto em todas suas dimensões. O Estágio relativo ao módulo opcional, módulo III, teve lugar na Unidade de Cuidados Paliativos onde investi na prestação de cuidados ao doente em fim de vida e procurei investigar a perceção de uma doente paliativa e seu marido acerca do conforto à luz da teoria de Kolcaba. Para finalizar este percurso com sucesso foi fundamental seguir o caminho da investigação com base na premissa de que prestamos cuidados baseados na evidência de uma forma sistemática e intencional no sentido de acrescentar valor ao conhecimento já adquirido. Tal como muitos outros enfermeiros sinto, mais que nunca, a necessidade de refletir sobre as minhas práticas diárias e sobre a atenção confortadora que devo disponibilizar ao outro para que este possa atingir o maior nível de bem- estar possível. Este foi o meu maior desafio ao longo dos últimos meses.
- Communication of art in the hospitality industry : the Tivoli Hotels & Resorts casePublication . Vieira, Ana Margarida Figueiredo; Xavier, RuteThere appears to be a shared recognition of the strong need to understand cultural consumers better and establish programs more strategically in order to achieve higher success. Communication is possibly one of the most important elements in maintaining a long-term relationship between hotels and guests, this is why hotels must coordinate all communication messages and sources in order to deliver a consistent, unified message through their promotional activities. Art projects in the hospitality sector are increasing, however due to a largely apathetic general public and to the novelty of having art exhibitions on a hotel, these projects are in dire need of a communication strategy. In reaching this purpose, efficient external and internal communication are seen as enablers to gain competitive advantage. Hotel managers and scholars are starting to be interested in understanding how to take advantage of the art present in the hotels and how to communicate it to guests and employees, and that is exactly what this study attempts to answer. This dissertation intends to provide a communication strategy to art projects in the hospitality sector. To achieve a better understanding of the industry, a collaboration was done with Tivoli Hotels & Resorts, a Portuguese hotel chain, which was crucial to assess the several steps needed to create a communication strategy and the specificities and limitations of the sector. Additionally, primary and secondary data were collected such as interviews with other hotels and art organizations, a benchmarking analysis, visits to Tivoli Hotels & Resorts and academic research. Besides the relevance of the project to the launch of this project at Tivoli Hotels & Resorts, this study presents several recommendations adaptable to almost every art hotel. This study came to prove that arts marketing can be adaptable to the hospitality sector and that hotels gain a differentiating factor by promoting their arts projects. This study brought the several steps needed to launch an art project emphasizing the most high-priority and benefic.
- O carácter relacional em psicologia : análise de experiências de relacionamento humano terapêuticasPublication . Silva, Ana Paula Marques de Almeida e; Silva, João Carlos Monteiro MajorO presente estudo tem como objectivo a análise da ‘lógica relacional’ que se apresenta como base teórica de uma adequada terapêutica de muitos problemas e dificuldades do homem de hoje. Procedeu-se à análise de um contexto grupal de carácter religioso no sentido de perceber a sua lógica terapêutica – experiências de relacionamento humano que estimulassem a criação de diferentes sentidos em relação à vida. A escolha do objecto de estudo recaiu no grupo denominado Movimento Carismático Católico. A análise baseou-se no método qualitativo, com especial ênfase no método fenomenológico para observar este fenómeno humano a partir de uma relação entre o pesquisador e o objecto de estudo, permitindo compreender as vivências dos membros, antes e depois da entrada no movimento, assim como as transformações que daí advieram. Deste estudo ficou evidente a necessidade biológica de se estar em relação-com-o-outro. A questão da relacionalidade, pontuada pela afectividade, mostrou ser primordial em qualquer contexto que tem como objectivo ajudar alguém; o que apresenta o Ser Humano como um ser relacional por excelência.
- Art in hotels as a differentiating factor to attract more customers : “Tivoli com Arte”Publication . Fresco, Sofia Barreto Oliveira; Xavier, RuteThis dissertation explores how art in hotels is perceived by hotel’s managers and customers. The research made unfolds if art, namely an art collection and art programs in a hotel, is considered as a differentiator factor which can make a hotel stand out from the competition and, consequently, attract more customers. Ultimately, being an innovative offering, it will be disclosed if a Hotel with Art will beneficiate by advertising its art concept, if art will influence consumer choices and, therefore, increase customer loyalty and retention. Parallel to this thesis, a consulting project was developed to Tivoli Hotels & Resorts which raised the curiosity about the role of art in hotels and lead to the problem statement being investigated here. The purpose of this project, named as “Tivoli com Arte” (Tivoli with Art), was to find a strategy to differentiate Tivoli hotels from its competitors optimizing their art collection, in order to create a better relationship with the customers and to emotionally involve them in the life and history of the hotels. This project made possible to outline a strategy to other hotels that want to become an Art Hotel. The results of this study show that art is indeed a differentiating factor and must be used in hotels, which have these characteristics and these assets, as a marketing tool to attract more customers, because art can influence consumer choices and increase customer loyalty and retention.
- Improving retention in Ginásio Clube PortuguêsPublication . Novo, David Barata Oliveira; Xavier, RuteIn this work we study the churning behavior of the members of Ginásio Clube Português. We conducted a survey to measure member satisfaction and to identify areas for improvement in the Club. Then we conduct a statistical analysis to understand what influences the number of years members stay in the Club before churning. We use Cox Regression model to explain churn, as if it was a survival model. The conclusions allow us to identify specific segments with different churning behaviors and understand how to target them. It is interesting to observe that the level of satisfaction has a low impact on the probability of churning, contrary to the member profile.