Browsing by Issue Date, starting with "2015-01-27"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A pessoa com deficiência intelectual : vivência da afectividade e da sexualidadePublication . Casaleiro, Tiago Filipe Cardoso de Oliveira; Trigo, Jerónimo dos Santos
- De catechizandis Rudibus : a Comunicação da Fé segundo Santo AgostinhoPublication . Alves, Artur Luís Delgado Farinha; Lamelas, Isidro Pereira
- A formação humana através da arte : aplicação do método de Alfonso López QuintásPublication . Silva, José Mário Araújo da; Morais, Carlos António Saraiva BizarroA tendência atual do ensino corre, quanto a nós, um sério perigo: o de deixar no esquecimento os valores humanos, facto decorrente de a educação se centrar no conhecimento científico do ser humano, deixando a experiência artística para um segundo plano, com tudo o que esta experiência pode dar de positivo à vida e à felicidade humana. O presente trabalho tem como objetivo mostrar de que forma o ensino artístico é capaz de fornecer ao aluno experiências ricas, nas quais se associem os valores. Para isso, estudámos a fundo a metodologia proposta pelo autor Alfonso López Quintás na tentativa de proporcionar ao aluno uma formação integral. Neste autor, a experiência da arte, quando bem conduzida, orienta-nos para a descoberta de um novo caminho da educação. Um caminho no qual o ser humano encontra a sua verdadeira natureza. A parte teórica deste trabalho consistiu, basicamente, no aprofundamento do conhecimento daquela metodologia, através do contato com a obra do autor referido, enriquecido também com alguns contatos pessoais. Na parte prática, procurámos aplicar essa metodologia na turma 11ºH da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, na qual realizamos o nosso estágio pedagógico, utilizando a unidade curricular de História da Cultura e das Artes. Pretendendo com esta aplicação analisar a importância da metodologia no projeto de formação integral do aluno.
- A temática do rosto na pedagogia das artes visuais : relatório de estágioPublication . Cunha, Maria Alexandra da Costa; Morais, Carlos António Saraiva BizarroEste trabalho finaliza o percurso realizado ao longo do Mestrado em Ensino em Artes Visuais e incide na problemática do rosto humano. O rosto é uma das temáticas tratadas na disciplina de Educação Visual enquanto conteúdo programático. É um tema sensível, até porque tem sido banalizado na sociedade atual, centrado na aparência e na superficialidade. A manipulação exercida pelos meios de comunicação social conduziu a uma cultura na qual só a beleza exterior é valorizada em benefício de interesses económicos. Ora, sem nos desvincularmos dos objetivos do programa escolar a lecionar, pretendemos levar os discentes a compreender o verdadeiro significado do rosto e conduzi-los a uma dimensão ética numa valorização e humanização desse objeto de estudo. Através de textos adequados, meios audiovisuais, como filmes, apresentações e imagens, trabalhos práticos e debates/diálogo, atravessamos com eles esta ponte que os distancia da vertente humanista. Foi feito um trabalho pedagógico com os alunos, de forma a sensibilizá-los para esta problemática. Julgamos que conseguiram alcançar e perceber o verdadeiro significado do rosto, passando a valorizá-lo mais numa relação de respeito e humanismo, fomentando o que está para além da beleza exterior, numa profundidade do ser. Verificamos, também, que este aprofundamento do significado do rosto teve repercussões positivas no rendimento escolar dos nossos alunos, nomeadamente ao nível da representação visual.