Browsing by Issue Date, starting with "2014-12-22"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O novo paradigma energético : atuais desafiosPublication . Ferraz, Rui José Peres e Leiro Gonçalves; Leitão, AlexandraAs sociedades modernas são completamente dependentes de energia e totalmente dominadas pelos combustíveis fósseis. Contudo, questões do foro económico, geoestratégico e ambiental, das quais se destacam o elevado preço, a segurança do abastecimento, o possível esgotamento e as alterações no meio ambiente causadas pela sua exploração e utilização, evidenciam a urgência de um novo paradigma energético mundial. Com a presente dissertação pretende-se fazer uma reflexão sobre os desafios deste novo paradigma energético, o qual implica uma melhor gestão dos recursos energéticos, quer seja pela poupança quer seja pelo uso mais eficiente dos mesmos. É também muito importante neste âmbito travar a dependência dos combustíveis fósseis, substituindo-os por energias limpas. Assim sendo, este estudo foca de que forma e com que intensidade a descarbonização das economias modernas se está a realizar, privilegiando o uso de fontes de energia renovável em detrimento dos combustíveis fósseis, cuja combustão é considerada a mais importante causa antropogénica do aquecimento global. É dado particular ênfase à economia europeia e a Portugal, em especial, caracterizado por uma forte dependência de combustíveis fósseis. O incremento de energias renováveis na produção energética, o aumento da eficiência energética e a exploração dos depósitos de petróleo e gás natural, que são hoje conhecidos em solo luso, podem permitir aliviar a pesada fatura energética nacional. É feita ainda uma breve apresentação da política energética comunitária e nacional e respetivo enquadramento legal.
- A responsabilidade civil do director da publicação periódicaPublication . Santos, Ana Sofia Quirino Berberan e; Trigo, Maria da Graça
- A aprendizagem dos timbales na iniciação musical : elaboração de método introdutório e progressivoPublication . Lézé, Jean-François Alain; Fonseca, Sofia Lourenço da; Pinho, Nuno PeixotoApós uma reflexão aprofundada sobre a minha ação pedagógica e o ensino das percussões em Portugal durante as duas últimas décadas, pude observar e vivenciar algumas lacunas no que diz respeito à aprendizagem dos timbales. Como músico, professor e compositor, pretendi fundir as três áreas profissionais nesta dissertação, tendo como objetivo contribuir para o desenvolvimento da prática instrumental dos timbales, iniciando-a no 1º Ciclo do Ensino Básico, através da criação de um repertório técnico-musical adequado e apelativo. Foi elaborado um método progressivo para o ensino dos timbales na Iniciação Musical, organizado em diversos níveis: do I ao IV (destinado a alunos entre os 6 e 9 anos de idade). Entendo ter efectuado um contributo para o enriquecimento da pedagogia e do repertório musicais do ensino precoce dos timbales, proporcionando perspectivas de alargamento de aprendizagem deste instrumento de percussão.
- Reflexão acerca da possibilidade de valoração em audiência de julgamento das declarações do arguido prestadas em fases anterioresPublication . Sanches, Maria Faria Perestrelo; Salinas, Henrique
- Development of contrast agents for molecular imaging of hipoxia in the heartPublication . Nogueira, João Carlos Faria; Schneider, Jurgen; Davis, Benjamin G.Introdução: Hipóxia em tecidos ocorre em condições patológicas, tais como cancro, isquemia cardiaca (quando uma artéria é obstruida) e acidente vascular cerebral, caracterizando-se quando a exigência de oxigénio é superior ao oxigénio fornecido (Sinusas, 1999). Atualmente, a maioria das aproximações não-invasivas para deteção de hipóxia no miocárdio baseiam-se ou na medição dos níveis de oxigénio no miocárdio ou na medição dos efeitos associados a esta patologia, entre eles a alteração da função mecânica ou instabilidade elétrica, existindo poucos estudos que reportem o miocárdio hipóxico diretamente. Assim, o objectivo deste trabalho foi planear e sintetizar um agente de contraste extremamente sensível, capaz de selecionar tecidos ou células hipóxicos, com o auxílio de nanopartículas de óxido de ferro, para produzir um contraste visível em Ressonância Magnética. Métodos: Sabe-se que o composto 2-nitroimidazol acumula nos tecidos hipóxicos. Com a acupulação de nanopartículas magnéticas, este composto irá distorcer o campo magnético, provocando um contraste escuro. Estas nanopartículas foram sintetizadas e, de seguida, funcionalizadas com revestimentos bioactivos para, assim, ser possível a interação com grupos orgânicos, presentes no tracer de hipóxia. O ligante 2-imido-2-metoxi-etil, previamente testado em reações semelhantes(van Kasteren et al, 2009; Pearce et al, 2005), foi o preferido para uma ligação segura e estável entre os dois integrantes do agente de contraste final. Resultados: Esta modificação das partículas foi desenvolvida com sucesso, com uma taxa de modificação entre 10-30%, suficiente para a obtenção de um contraste percetível no exame de ressonância magnética, em fibroblastos de rato. A possibilidade de deteção e quantificação de áreas de tecidos hipóxicos é de extrema relevância e poderá ter um papel relevante em inúmeras aplicações, entre elas o desenvolvimento de novos agentes cardio-protetores. Poderá ser também um método de deteção precoce de algumas patologias, tais como acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos ou até mesmo de doenças oncológicas.
