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- A aplicação do marketing nas Indústrias Criativas da Região Norte de Portugal : análise das empresas associadas da ADDICTPublication . Amorim, Maria Lobo; Machado, Joana Pinto Leite CésarO objeto deste trabalho são as indústrias criativas na Região Norte de Portugal. As indústrias criativas representam os setores que têm a criatividade como dimensão principal de negócio, vitalizando o conhecimento do indivíduo como principal força de trabalho – mudança da era industrial para a era pós- industrial – por este estar intimamente vocacionado para expressões criativas que, por sua vez, geram valor para as empresas. Enquanto ferramenta de gestão e comunicação, o marketing procura promover comportamentos favoráveis aos objetivos das empresas. Aplicado às indústrias criativas, tem como principal propósito promover o setor e, consequentemente, as empresas que atuam nesse âmbito, ao estabelecer a comunicação entre os seus agentes e os públicos, assim como contribuir para o crescimento das vendas dos produtos originários dessa indústria. Na Região Norte de Portugal, foi identificada a necessidade da criação de uma entidade que representasse os agentes do setor e agisse como plataforma intermediária e facilitadora, a nível nacional e internacional. Assim, foi fundada, em 2008, a ADDICT - associação que possibilitou o estágio que deu curso a este relatório. Este relatório seguiu a metodologia de action research e tem como intento sublinhar o papel fundamental do marketing para a evolução dos negócios no setor das indústrias criativas, e também indicar as linhas de orientação a ter em conta na construção de uma estratégia de marketing para as empresas do setor. Os principais resultados confirmam que as empresas das indústrias criativas não exploram o marketing da melhor forma, limitando-o à vertente de comunicação, e por isso demostramos, através deste estudo, a melhor aplicação do marketing e quais as reais vantagens sustidas para as empresas e setor das industrias criativas de Região Norte de Portugal.
- Programa de EMRC : reflexão crítica sobre a unidade letiva dois do quinto ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundárioPublication . Couto, Celina Ribeiro da Silva; Couto, António José da Rocha
- Questionário de literacia em saúde mental : adaptação e estudo das características psicométricas numa amostra de adultosPublication . Almeida, Helena Marlene Fernandes; Campos, Maria Luísa Brites Parreira C. Vieira de; Dias, PedroO presente estudo teve como objetivo a adaptação do LSMq (Campos, Palha, Dias, Veiga, & Duarte, 2012; Campos & Palha, 2014), para a população adulta portuguesa e o estudo das características psicométricas. Para dar resposta ao objetivo em estudo, recorreu-se a uma amostra de cinco adultos na versão experimental do questionário, para adaptação linguística do mesmo. Posteriormente participaram 356 adultos, na versão final do questionário, para compreender os níveis de literacia em saúde mental, explorando as seguintes variáveis: género, proximidade a problemas de saúde mental e tipo de curso – área da saúde versus outras áreas. Os resultados do questionário evidenciaram bons níveis de consistência interna e de validade de constructo. Os participantes apresentaram bons níveis de literacia em saúde mental, existindo diferenças estatisticamente significativas ao nível do género e da proximidade a problemas de saúde mental.
- Formas de financiamento de organizações sem fins lucrativos : o caso da Fundação de Serralves : o afirmar de novas formas de financiamentoPublication . Lucas, Filipa Alexandra Morais; Pinto, João Filipe MonteiroEste trabalho apresenta uma análise da estrutura de financiamento da Fundação de Serralves, uma organização cultural e educacional sem fins lucrativos. Sugerem-se, por uma lado, fontes de financiamento tradicionais que permitam reduzir a dependência de fundos públicos e, por outro, novas e inovadoras formas de financiamento, nunca utilizadas pela Fundação. São analisadas as múltiplas opções de financiamento que uma empresa tradicional e uma organização sem fins lucrativos têm à sua disposição, tentado perceber de que forma divergem as estruturas de financiamento destas duas tipologias de entidades. Este trabalho sugere como opção de financiamento para a Fundação de Serralves o Crowdfunding e a utilização de fundos do programa Europa Criativa, fontes nunca antes utilizadas pela Fundação. Sugere ainda a adaptação da Fundação e do seu programa ao novo Quadro Estratégico Comum, a vigorar entre 2014-2020. Outras instituições de cariz cultural são aqui estudadas, o Museu do Louvre e The Museum of Modern Art (MoMA) bem como o seu uso de meios de financiamento alternativos, estabelecendo-se paralelismos e possíveis vias de financiamento para a Fundação de Serralves. Conclui-se que a Fundação deverá optar por novas formas de financiamento, já que os apoios do estado representam 45 % do financiamento total. Tendo subjacente o plano de atividades para 2014 a Fundação deverá adaptar-se à nova realidade das candidaturas aos fundos comunitários, criando redes de organizações, bem como medir a participação dos públicos da Fundação, numa forma de obter resultados, sem nunca esquecer a necessidade de inovação na angariação de fundos de doações particulares.
- O perfil desenvolvimental de um grupo de crianças nascidas prematuramente : exploração de fatores de riscoPublication . Sousa, Joana Martins de; Veiga, Maria Elisa Pina TomazA prematuridade é uma temática que tem suscitado diversas investigações devido ao seu impacto ao nível do desenvolvimento. Neste sentido, têm-se verificado a pertinência do seu estudo, uma vez que os fatores de risco associados à prematuridade figuram-se importantes para o processo de desenvolvimento, constituindo-se como um risco para o melhor desenvolvimento. O presente estudo apresenta como objetivo geral caracterizar o perfil desenvolvimental de um grupo de 36 crianças nascidas prematuramente, num Centro Hospitalar do Norte do País, de forma a perceber a relação existente entre prematuridade e fatores de risco biológico e ambiental (RNMBP e RNEBP). Como objetivos específicos pretendeu-se: 1) caracterizar o desenvolvimento de crianças nascidas prematuramente, (de acordo com a Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths (Griffiths, 2006); 2) perceber a relação entre a história clínica das crianças (nomeadamente, o peso à nascença, o tempo de gestação e de internamento) e o perfil desenvolvimental; 3) explorar outros fatores de carácter ambiental (frequência de Jardim-de-Infância, a profissão, o nível de habilitação dos pais e das mães) e a sua relação com o perfil desenvolvimental. De um modo geral, os resultados demonstram que existe relação entre os fatores de risco biológicos, isto é a uma menor idade gestacional, está associado um menor à peso nascença e uma maior duração do internamento, o que é corroborado pela literatura. Verifica- se igualmente que a um maior tempo de internamento está associado um menor desempenho ao nível desenvolvimental. No que respeita aos fatores ambientais, verificamos que níveis de habilitação mais elevados das mães estão associados com um melhor desempenho ao nível desenvolvimental.
- O potencial dos dispositivos móveis na gestão do clientePublication . Gouveia, Paulo Daniel Araújo; Andrade, António Manuel Valente deEste trabalho teve como objetivo perceber qual o potencial dos dispositivos móveis na gestão de clientes do ponto de vista das empresas. Para avaliar este potencial, decidimos estudar a recetividade dos clientes em utilizar os dispositivos móveis para efetuar compras e reservas, um fenómeno que se encontra em franco crescimento, e que oferece oportunidades únicas para a gestão de relacionamentos através dos dispositivos móveis. Através da metodologia de estudo de caso e com um desenho metodológico que envolveu a recolha de dados através de um inquérito por questionário e que abrangeu uma amostra de 693 sujeitos, foi viável obter dados promissores sobre a recetividade ao mobile commerce. Foi possível concluir através deste estudo que existe, de facto, não só recetividade dos inquiridos em utilizar os dispositivos móveis para efetuar compras e reservas, como também intenção de o fazer no futuro. Para além disso, foi possível perceber que são os indivíduos entre os 18 e os 35 anos de ambos os sexos e com formação superior o público mais recetivo a realizar compras e reservas através de um dispositivo móvel. Porém, pode-se verificar que smartphones e tablets são possuídos por todo o tipo de perfis, o que permite alcançar vários tipos de público, aumentando assim o potencial deste meio para gerir clientes. Foi ainda possível verificar que as SMS são a forma mais utilizada pelas empresas para comunicarem com os clientes o que resulta numa maior taxa de consumo quando são enviadas comunicações com ofertas ou descontos. Contudo, as SMS são o meio mais utilizado pelas empresas para comunicarem ofertas mesmo para indivíduos que têm preferência por outro tipo de contactos. Estes resultados demonstram a pertinência em se aprofundar as estratégias comerciais de comunicação por este canal.
- A perda de bens na lei nº 5/2002 : a sua problemática natureza jurídicaPublication . Matos, Maria José dos Santos de; Cunha, José Manuel Damião da
- Competências matemáticas emergentes : desempenho neuropsicológico de crianças em cidade pré-escolar = emergent math skills : neuropsychological performance in prescholl - aged childrenPublication . Rato, Joana Maria Rodrigues; Caldas, Alexandre Lemos de CastroO presente trabalho insere-se no âmbito do emergente campo científico da Neurociência Educacional (também conhecida como Neuroeducação) e está organizado em duas principais abordagens, nas quais se estudam duas populações diferentes. A primeira abordagem subscreve a recomendação internacional sobre a importância de adotar uma visão da neurociência educacional para resolver alguns dos problemas educacionais. Nesta linha, uma pesquisa nacional foi realizada para analisar o conhecimento neurocientífico dos professores e as suas percepções sobre o significado da “ponte” entre a neurociência e a educação. Assim, dois estudos originais foram projetados para fornecer informação sobre o conhecimento dos professores e as suas crenças sobre o recente campo científico da neurociência educacional. Neste caso, a amostra coletada foi junto de professores do ensino pré-escolar ao ensino secundário [Estudo 1: Amostra com 627 professores de diferentes áreas de especialização com idades entre 25 e 65 anos (M = 41, DP = 9); Estudo 2: Participaram 583 professores com idades entre 25 e 61 anos (M = 41, DP = 9)]. A segunda abordagem refere-se à avaliação neuropsicológica e aborda um dos principais problemas atribuídos pela comunidade científica – os escassos instrumentos de medida (adaptados para o Português) para avaliar vários domínios neuropsicológicos. Três estudos experimentais foram realizados e um protocolo de avaliação neuropsicológica foi desenvolvido para este fim. Funções executivas, memória de trabalho visual-espacial, contagem dos dedos, percepção de pequenas quantidades sem proceder à contagem (subitizing) e a habilidade de usar funcionalmente os dedos e de os representar mentalmente (finger gnosis) foram os domínios trabalhados, a partir dos quais foram analisadas as suas relações com as competências matemáticas emergentes. Aqui, a população estudada foram crianças com idade pré-escolar [Estudo 3: Amostra composta por 137 crianças dos 3 aos 5 anos (M = 60, DP = 9; em meses); Estudo 4: Os participantes foram 30 crianças com 5 anos de idade ( 60-71 meses, M = 68, DP = 2.78 ); Estudo 5: Participaram 35 crianças com 5 anos de idade (M = 67.26, DP = 5.43), em meses]. Cada grupo de estudos experimentais, ou seja, os estudos correspondentes a cada abordagem, foram precedidos por revisões de literatura. Assim, são três os objetivos estruturais desta tese doutoral: (i) determinar se as perspectivas dos professores sobre a relação entre neurociência e educação (e seu conhecimento neurocientífico) dá a este campo científico a importância merecida (Estudos 1&2), (ii) adaptar para o Português o teste The Shape School para a sua utilização com crianças pré-escolares (Estudo 3), (iii) determinar se as capacidades matemáticas emergentes (pelo sistema do número aproximado e pelo conhecimento numérico) de crianças com idade pré-escolar é facilitada pelas funções executivas, memória de trabalho visuo-espacial, contagem de dedos, subitizing e a habilidade de usar funcionalmente os dedos (Estudos 4&5). Quanto aos resultados obtidos, na primeira abordagem, os estudos 1 e 2 fornecem evidências do interesse dos professores e do seu reconhecimento sobre o potencial da investigação neurocientífica na educação. No entanto, verificou-se também uma lacuna entre este interesse demonstrado e a proficiência na interpretação de informação científica, uma vez que os professores mostraram dificuldade em distinguir mitos de factos neurocientíficos. Os mitos “inteligências múltiplas”, “ensino dirigido aos estilos de aprendizagem (modelo VAK-Visual, Auditory, Kinaesthesic)” e “lado esquerdo do cérebro contra o lado direito do cérebro” foram os mais prevalentes. Os estudos desenvolvidos destacaram a importância de um processo de translação para que professores e neurocientistas possam colaborar. Em relação à avaliação neuropsicológica, ou seja, a segunda abordagem aqui tratada, os resultados do estudo 3 permitiram obter a adaptação Portuguesa do teste The Shape School que se revelou adequado para utilização quer em investigação, quer em contextos educacionais e clínicos. Com os estudos 4 e 5 identificaram-se os componentes que se relacionam com as competências matemáticas emergentes, destacando-se as funções executivas, subitizing e finger gnosis como preditores do conhecimento numérico. Assim, os vários estudos realizados neste âmbito suportam a necessidade de avaliação precoce dos domínios neuropsicológicos analisados, visto que parecem contribuir para uma melhor caracterização das competências matemáticas emergentes em crianças com idade pré-escolar. Considerando todos os resultados no seu conjunto, as conclusões destacam a necessidade de validade científica para a reforma do ensino, em geral, e para a educação da matemática, em particular, sob o campo da neurociência educacional
- Contributo para a compreensão da vivência emocional da doença oncológica num serviço de Cuidados PaliativosPublication . Sousa, Sónia Soares de; Veiga, Maria Elisa Pina TomásA doença oncológica apresenta-se como a segunda causa mais frequente de morte em Portugal (morreram 25758 pessoas, em 2012), com tendência a tornar-se a principal causa (INE, 2014). Na fase terminal da doença, os Cuidados Paliativos (CP) surgem com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos doentes e famílias que enfrentam uma doença associada com o risco de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento por meio da identificação, avaliação e tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais (OMS, 2002). A intervenção emocional nestas populações em situação de doença avançada, a sua eficácia, os instrumentos de avaliação e investigação, apresentam-se pouco exploradas com apenas algumas décadas de história (Pujol, 2003). Assim o presente estudo pretende ser um contributo para colmatar as lacunas na área da intervenção psicológica na psico-oncologia, partindo das seguintes questões de investigação: “Como descrevem os doentes a vivência emocional da doença oncológica?” e “Que dimensões da doença oncológica estão associadas à vivência emocional?” Foram realizadas 7 entrevistas, orientadas por um guião semiestruturado, no Serviço dos CP a pessoas com doença oncológica avançada. A análise dos dados foi inspirada nos princípios da Grounded theory e recorreu ao Software Nvivo9. Os resultados demonstraram que a doença oncológica apresenta impacto emocional negativo (dependência) e positivo (união do casal) no doente. Ao longo do percurso da doença, podemos verificar variações emocionais de acordo com diferentes fases, desde a procura do diagnóstico até à fase terminal, apresentando vários sentimentos como tristeza, medo e derrota. Verificamos que esta vivência é influenciada por vários elementos, como: o conhecimento da doença, a forma como a enfrenta, a perceção da gravidade, falta de controlo, vulnerabilidade, dependência, expetativas de sobrevivência e significados sobre a doença. Deste modo, a vivência emocional é influenciada pela dimensão física, afetiva/relacional, social, económica, existencial e espiritual.