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- Linguagem, discurso e cognição: desafios e perspectivasPublication . Cavalcante, Sandra; Abrantes, Ana Margarida; Souza, André Luiz
- How much money should a promotional email marketing campaign really cost?Publication . Nunes, Joana Quintanilha Pavão; Costa, Ana Isabel Almeida; Jorge, Fernando SantosHow much money should a promotional email marketing campaign really cost? Nowadays, the business scenario is characterized by being always changing both due to the global economics and financial crisis, and, simultaneously, consumers are becoming more demanding. If, on one hand, advertisers must find new media solutions, with more impact and, necessarily, cheaper and more efficient, because of the crisis and the consequent revenues decrease, on the other hand, the consumer is more susceptible to advertising. This scenario, followed by an Internet growth, caused huge changes on the pricing negotiations established between advertisers and agencies. In this context, new types of media to promote goods and services emerged with the purpose of helping companies to succeed in a so dynamic environment. Email became thus one of the most relevant ways, used by advertisers, to interact with potential customers, making products/services and promotions known. Therefore, the questions that arise are related to the prices being charged by agencies, with respect to email marketing campaigns. Because of it, this dissertation focuses on understanding how agencies, in Portugal, establish the prices that they charge to advertisers and which factors should influence the price of promotional email marketing campaigns. From a detailed literature review, several research questions are identified. Subsequently, interviews are conduced to various players in the Portuguese advertising industry, including full service agencies, digital marketing agencies and advertisers. Throughout those interviews, it is possible to clearly understand the Portuguese email market, concluding about the impact of certain variables in the prices being charged. Finally, a multivariate analysis is developed in order to understand the real correlation between the variables obtained by the interviews and the prices being applied. From the results, it is possible to conclude that the Portuguese email industry is characterized by high information asymmetries, and the prices being charged are not in equilibrium: ads’ supply tend to be higher than demand. Actually, this industry is characterized by a high threat of new entrants as well as substitute products/services, being the bargaining power of buyers (advertisers) high and the suppliers’ (ESPs – Email Service Providers) bargaining power low. The high intensity of competitive rivalry also explains the phenomenon mentioned before. In fact, agencies in Portugal charge the prices of promotional emails taking into account their own expectations, prices being applied in the past and the industry benchmark. Additionally, the size of the advertiser, the number and type of form fields, and the campaign goal (level of persuasion), empirically, can also explain email marketing campaigns’ price.
- A promoção da numeracia numa escola de massasPublication . Araújo, Henrique Manuel Carmo da Silva; Xavier, Maria Raúl Andrade LoboAo longo dos meus quinze anos de ensino, avolumou-se a minha experiência à custa dos desafios propostos, em que fui solicitado desempenhar como professor, diretor de turma ou coordenador de departamento: ensino noturno, alunos com necessidades educativas especiais, ensino a várias faixas etárias e níveis (desde o 5º ao 12º ano), do ensino profissional, direção de várias turmas e respetivos contactos com encarregados de educação, coordenação do departamento de Matemática, frequência em seminários e ações de formação nas áreas de educação, Tecnologias de Informação e na minha área específica, a Matemática. Com a evolução adquirida, propus-me a um trabalho de reflexão, cujo tema é “A promoção da numeracia numa escola de massas”. Numeracia é uma competência interdisciplinar, que não sendo exclusiva da disciplina de Matemática, é trabalhada por todas as disciplinas com conceitos de natureza matemática. A escola é hoje de massas, fruto da escolaridade obrigatória até ao 12º ano. A heterogeneidade existente (discente e docente), inserida em diferentes contextos geográficos e sociais, torna-se bastante complexa. Observando os alunos, apercebemo-nos da necessidade de construir modelos de ensino, capazes de proporcionar o ambicionado sucesso. Constatam-se interesses diferentes, com ritmos de aprendizagens distintos. Para responder às caraterísticas da escola atual, exigem-se atribuições ao professor para além da sala de aula: direção de turma, coordenação de disciplina ou departamento, formador, orientação pedagógica, etc. O professor tem ainda de manter a disciplina na aula, estimular os alunos, respeitar os diferentes ritmos e cuidar das dificuldades. Na igualdade de oportunidades, compete à escola corrigir as dificuldades no percurso dos alunos, visando a integração noutros níveis de ensino e no mercado de trabalho. Refiro-me ao envolvimento com a família e outros agentes, que podem velar pela sua saúde física e mental, sendo imprescindível a colaboração do professor. Quanto mais frágil é o tecido social, maior a exigência. O processo educativo passa pela fuga à “lógica do decreto”, substituída pelo “profissionalismo interativo”, onde a experiência de professores em equipa garante um nível educacional, partilhável por outras escolas. Forma-se a necessária rede escolar, melhorando a capacidade de cada aluno e garantindo o desenvolvimento do seu potencial. Criam pontos de contacto entre si, possibilitam o encontro de professores em partilha de experiências usadas, criam a aproximação das escolas, dando lugar a sinergias de objetivos, conseguindo dinâmicas jamais possíveis na escola tradicional. Dinamizar o processo de aprendizagem, implica renovar estruturas e condições dadas ao ensino, como embrião da educação do futuro. É neste âmbito que reflito especialmente sobre o Projeto Fénix, que visa a promoção do desenvolvimento da numeracia e literacia, na população escolar onde dou aulas. Centrando-se nas disciplinas base, Matemática e Português, criam-se subturmas, denominadas ninhos, formadas por 10/12 alunos, trabalhadas de forma individualizada. Aí se tem procurado melhorar os níveis de aprendizagem, auto- estima e motivação. Atingidos estes níveis, os alunos regressam às “turmas mãe”. A riqueza da minha experiência, aliada aos resultados obtidos dos alunos, fizeram-me crer da grande importância e responsabilidade destas disciplinas para o desenvolvimento da literacia, em prole do sucesso escolar pretendido.
- Qualidade de vida nas prisões: estudo comparativo entre reclusos nacionais e estrangeirosPublication . Areosa, Tanya Monita Areias; Matos, Raquel Maria Navais de CarvalhoA prisão é um lugar de cumprimento de pena, com medidas privativas de liberdade (Rego, 2004) que visa a reeducação, ressocialização e reintegração na sociedade dos indivíduos que cometeram crimes, sendo por isso essencial um boa qualidade de vida durante esse período. A criminalização dos imigrantes influencia a caracterização dos estabelecimentos prisionais, visto que se traduz na sobre representação desta população no sistema de justiça penal. Há dimensões essenciais para o estudo da perceção de qualidade de vida em detenção que se relacionam com a depressão, stresse, isolamento e qualidade das relações Bosworth e Kelezzi (2012). O presente estudo visa compreender se há diferenças entre reclusos nacionais e estrangeiros relativamente à perceção de qualidade de vida na prisão, realçando a qualidade das relações e os cuidados prestados no Estabelecimento Prisional (EP). A abordagem metodológica é quantitativa, recorrendo-se ao teste Mann-Whitney para analisar as diferenças entre os dois grupos considerados. Concluiu-se que existem diferenças significativas entre reclusos nacionais e estrangeiros no que concerne à qualidade das relações com o staff prisional, apresentando os reclusos estrangeiros perceção de menor qualidade de vida. Relativamente aos cuidados prestados pelo EP face a situações de vulnerabilidade como por exemplo ser cidadão estrangeiro ou ter experiência de vitimação.
- Relatório de estágioPublication . Pereira, Marta Cristina Pinto; Lourenço, MargaridaO presente relatório surge no final do percurso desenvolvido ao longo do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização de Saúde Infantil e Pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde - Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP). A sua finalidade consiste em descrever os objetivos e as atividades desenvolvidas ao longo dos três módulos de estágio, expondo o percurso de formação e aquisição de competências específicas desenvolvidas nos diferentes contextos práticos, descrevendo-os de forma crítico-reflexiva. A Promoção da Segurança Infantil – Prevenção de Acidentes foi a temática transversal delineada ao longo da Unidade Curricular – Estágio, uma vez que, a mesma consta do Plano Nacional de Saúde 2012-2016 (Direção Geral da Saúde (DGS), 2012) como relevante, no sentido de obter ganhos em saúde, considerando-se necessária uma abordagem urgente e assertiva para diminuir as elevadas taxas de mortalidade e morbilidade associadas aos acidentes infantis. Metodologicamente, a construção deste relatório centrou-se na prática baseada na evidência, tendo em conta dados empíricos provenientes dos estudos encontrados na revisão sistemática da literatura e nas necessidades identificadas na população-alvo dos diferentes contextos de atuação. Assim, o Módulo I dividiu-se: Recursos da Comunidade, refletindo-se acerca da função do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP) neste âmbito e na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), desenvolvendo-se um guia orientador da consulta de saúde infantil, uma sessão de educação para a saúde para prestadores de cuidados e dois cartazes informativos. No Módulo II (Unidade de Pneumologia Pediátrica (UPP)), interveio-se nesta temática, quer junto dos prestadores de cuidados através de um guia orientador de cuidados e um cartaz informativo, quer para os profissionais, com um panfleto sobre prevenção de aspiração de corpos estranhos e suas medidas preventivas. No Módulo III que se dividiu pelo Serviço de Urgência Pediátrica (SUP), onde se revelou pertinente uma abordagem direcionada aos prestadores de cuidados com a elaboração de um cartaz informativo e um guia orientador, bem como um guia orientador mas para os profissionais e pela Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN)), onde foi elaborado um guia orientador para os principais prestadores de cuidados ao recém-nascido (RN). Ao longo deste percurso atingiram-se as Competências Específicas preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros para o EESIP: “ Assiste a criança/jovem com a família, na maximização da sua saúde”; “Cuida da criança/jovem e família nas situações de especial complexidade”; “Presta cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e do desenvolvimento da criança e do jovem” (OE, 2010, p.2).
- O papel da família na educação dos adolescentes e a sua relação com a escola : contributo da Educação Moral e Religiosa Católica para a promoção do valor da famíliaPublication . Martins, Anabela Domingues; Varanda, Maria Isabel Pereira
- Espiritualidade e saúde mental e geral nos idosos institucionalizadosPublication . Fernandes, Sandra Maria Carvalho; Costa, Eleonora Cunha VeigaO estudo da espiritualidade e a sua relação com a saúde mental e geral, sobretudo, associada ao envelhecimento, continua ainda muito escasso a nível nacional. Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar a relação entre a espiritualidade e a saúde mental e geral nos idosos institucionalizados. Trata-se de uma investigação quantitativa, do tipo observacional, descritivo e correlacional, transversal e entre-sujeitos. A amostra foi composta por 55 idosos, utentes da Santa Casa de Misericórdia de Braga (SCMB), de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 55 e os 99 anos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Avaliação da Espiritualidade (EE), o Brief Symptom Inventory (BSI), o Short-Form Health Survey (MOS SF-36v2) e um Questionário sociodemográfico complementar. Os resultados evidenciam que estamos perante uma amostra de sujeitos com elevada espiritualidade, sem problemas psicopatológicos e saúde física satisfatória, sendo as dimensões menos elevadas o desenvolvimento emocional e funcionamento físico. Para além disso, constatamos uma associação estatisticamente significativa negativa entre as dimensões da espiritualidade e as do BSI e uma associação significativa positiva entre as dimensões da espiritualidade e o funcionamento social do SF-36 v2. Por fim, relativamente à variação dos resultados da espiritualidade em função das variáveis sociodemográficas, verificamos que as mulheres apresentam resultados significativamente superiores nas duas dimensões, as pessoas mais velhas apresentam resultados significativamente superiores na dimensão crenças e os idosos que não foram à escola mas sabem ler/escrever também apresentam resultados superiores nessa dimensão. Não se verificaram diferenças em função do estado civil. Uma vez que esta é uma temática pouco estudada em Portugal, esperamos ter contribuído para o aprofundamento do conhecimento nesta área e que novos estudos continuem a incidir sobre a mesma, de forma a conseguirmos desenvolver programas de intervenção cada vez mais eficazes e direcionados para a promoção do bem-estar nos idosos e de um processo de envelhecimento saudável.
- A integração de recursos tecnológicos na disciplina de formação musical : uma nova abordagem às atividades de transcrição e de leitura melódicaPublication . Carneiro, Hermano Filipe Gomes; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasNesta dissertação faz-se uma abordagem às atividades de transcrição melódica (ditado musical) e de leitura melódica da disciplina de Formação Musical através da integração de recursos tecnológicos como os dispositivos móveis e respetivos auriculares para a audição individual de excerto musicais e padrões tonais. Após uma análise bibliográfica à visão de vários autores e investigadores acerca do desenvolvimento da perceção musical, desenvolve-se um estudo que pretende verificar a viabilidade dos dispositivos móveis enquanto recursos didáticos complementares a considerar nessa disciplina. A investigação desenvolvida seguiu o paradigma qualitativo e teve como metodologia o estudo de caso. Para tal foi determinada uma amostra de 18 alunos de uma turma de 9º ano de escolaridade da disciplina de Formação Musical. Para a recolha de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: inquérito inicial e inquérito final, pré teste e pós teste, notas de campo e a entrevista (focus group). Não obstante as limitações do estudo, os resultados obtidos mostram que os dispositivos móveis podem ser considerados como recursos didáticos da disciplina de Formação Musical. Realça-se a aceitação e a afinidade dos alunos por estes equipamentos, levando a concluir que estes representam um grande potencial na participação e envolvimento dos alunos na disciplina no desenvolvimento de atividades de transcrição e leitura melódica. Com esta investigação pretende-se ainda contribuir para o desenvolvimento didático e pedagógico da disciplina de Formação Musical, uma vez que, pelas pesquisas feitas, em Portugal são ainda poucas as investigações realizadas no âmbito desta disciplina.
- Intervenção em crise em ambientes recreativos : avaliação do processo e contributo para um modelo de intervenção suportado em evidência científicaPublication . Assunção, Luís Paulo Soares; Carvalho, Maria do CarmoEste estudo apresenta como objetivo a contribuição para a avaliação do programa Kosmicare, sendo este um programa de intervenção em crise induzida pelo uso de SPA, implementado num ambiente recreativo correspondente a um festival de música eletrónica que se realiza em Portugal a cada dois anos durante o período de verão. Este estudo encontra-se englobado num conjunto de estudos que visão a avaliação do programa contando com edições anteriores apresentando estes diferentes objetivos interligados. O objetivo deste estudo recai na análise dos dados obtidos na edição do programa de 2012, focando a avaliação do programa em duas vertentes: a avaliação de processo e a avaliação de resultados, sendo estas as principais metodologias adotadas para estes estudos (Carvalho & Frango, 2010). Para realizarmos esta análise optou-se pela utilização de um método misto incluindo este uma análise quantitativa assim como uma análise qualitativa dos dados (Hanso, Creswell, Clark, Petska & Creswell, 2005). Desta forma pretendemos compreender de que forma a intervenção do programa acontece no que respeita a sua implementação, assim como quais as suas práticas de intervenção e estratégias utilizadas nas situações de crise relacionadas com o uso de SPA. Pretendemos também conhecer quais são os sintomas que se associam a esses consumos, assim como quais as estratégias que se refletem mais eficazes a proporcionar uma resposta adequada aos mesmos. Contando com a análise da satisfação dos participantes para a avaliação de resultados, para compreender se o programa vai de encontro às necessidades da população. Este tipo de estudos possibilita uma melhor exploração da temática, em muitas das suas dimensões necessitam ainda de uma maior exploração, de forma a melhorar a eficácia das estratégias em torno deste tipo de situações para que estas possam ter resoluções mais adequadas.
- Assessing the relative performance of online advertising mediaPublication . Alves, Tomás de Oliveira Mouton Ribeiro; Costa, Ana Isabel Almeida; Jorge, Fernando SantosOnline marketing campaigns are the big trend in today’s advertising world. The obvious advantages of online ad media – low costs, multiple tracking options and better segmentation -, are forcing marketing managers to re-allocate big portions of their advertisement budgets from traditional offline marketing media to online ad campaigns. Several digital communication channels are suitable for online advertising, each serving different communication goals - awareness, engagement, traffic generation, lead generation and sales conversion – according to the overall brand strategy. Yet, which channel or mix of channels should advertisers or marketing agencies employ in order to best achieve its communication goals is something that still remains highly unclear. This is particularly true for advertising markets outside the USA. The overall aim of this dissertation was hence to compare the performance of different advertising media channels – E-mail marketing, Social Networked Media and Paid Search -, with performance being assessed from the viewpoint of a digital marketing agency, both in terms of campaign effectiveness (traffic and lead generation) and campaign profitability (ROI). To this end, secondary panel data regarding the features and performance of six online ad campaigns (five of which were conducted in more than one channel), namely click-through rates (CTR; traffic generation), lead conversion rates (LCR; submission of a registration form) and Return-on-Investment (ROI), conducted over the course of the first trimester of 2014 were compiled. OLS multivariate linear regression analysis was then performed to understand which channel and campaign features significantly affected campaign effectiveness and profitability. Moreover, primary data were also collected by selecting a poorly performing campaign, optimizing it based on the results of the secondary data analysis, re-launching it and re-analyzing its performance results. Results show that e-mail marketing campaigns seem to be the most effective and the most profitable ones for digital marketing agencies operating under performance (lead conversion)-based pricing models. Social Networked media such as Facebook, however, seem to perform better when the campaign goal is drive traffic to advertisers’ websites, as CTR rates for this channel tend to higher on average. Regarding the quasi-experiment done, E-mail and Google had similar performance in terms of target effectiveness. The number of conversions was also similar, However, Google had substantial higher costs, due to the number of impressions. After dropping that channel, campaign’s results have improved. Nevertheless, the increase in the number of leads may have been due to E-mail design rather than the channel choice.