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- Dimensão social do e-commerce : um estudo de casoPublication . Pereira, Diogo de Lamares da Piedade e Teixeira; Andrade, António Manuel Valente deOs hábitos de consumo estão a alterar-se. Do mesmo modo, a popularidade dos serviços online e das redes sociais está a aumentar. Esta tendência fez emergir um novo tipo de Electronic Commerce (EC) chamado de Social Commerce (SC). O SC, que combina tecnologias, internet, comércio e desenvolvimento social, tem vindo a satisfazer as necessidades de procura de informação e a partilha de experiências online, facilitando a tomada de decisão por parte do consumidor. Nesse sentido, sabendo que cada vez mais a informação está disponível em qualquer dispositivo, em qualquer local e a qualquer hora, resta saber: “Como é que uma empresa tradicional atua no comércio social?”, tendo em consideração, tanto a identificação das tecnologias de suporte ao SC, como as suas estratégia de implementação. Para responder a esta questão fez-se um estudo de caso sobre a Vista Alegre Atlantis (VAA). Na recolha dos dados utilizaram-se técnicas próprias da investigação qualitativa, nomeadamente a entrevista e a observação. Para o seu tratamento fez-se uma análise qualitativa através do programa NVivo 10, construindo-se uma sinopse da entrevista. Posteriormente, realizou-se uma análise interpretativa onde se cruzaram as diversas fontes, resultando um quadro teórico comparativo. Dos principais resultados, destaca-se a importância dada à tecnologia, por parte da VAA, que integra variadas dimensões do SC na sua estratégia de negócio. Assim como, a integração da empresa numa classificação baseada no modelo de maturidade de social media. Salienta-se, ainda, a criação, de uma representação gráfica da atuação da VAA em SC, como também, de um instrumento de recolha de dados relativo ao SC nas empresas. A investigação apresenta, no entanto, algumas limitações quanto ao objeto e âmbito do estudo. Seria útil alargar o foco da investigação a outras empresas, bem como considerar outras perspetivas que incidam mais sobre as pessoas e a informação.
- The impact of email overload on the productivity of knowledge workers : the case of AdvanceCarePublication . Rasquilha, Francisco Pimenta Magarreiro Telo; Xavier, RuteThe effectiveness of communications within modern organizations seems to be the basis for their success, and its increasing complexity has always been a major concern for managers. Technological developments have imposed changes in the way internal and external communications are approached, and the prioritization in the use of email has been a consequence of that evolution. Therefore, issues about the real efficiency of email have been creating divergences between researchers and practitioners. They have been raising the question whether it remains to be the perfect tool that once revolutionized the world of communications, or if it is actually outdated and needing urgent optimization. At the same time, the evolution of business towards a more integrated and technological reality have developed the notion of knowledge workers, attributing to them a great value as core assets of almost any organization nowadays. That comes with the importance of productive knowledge work, which causes and consequences have to be perfectly understood. Managers and scholars should then be interested in the ways corporate communications, mainly conducted via email, are affecting productivity in the workplace. And that is exactly what this study attempts to answer. Both email overload and the productivity of knowledge workers have been topics of interest for scholars over the past decades, and the purpose of this dissertation is to specifically cover the existing relations between them. With that in mind, collaborating with AdvanceCare, a health insurance management company, was crucial to assess a real-life context where communications could be evaluated as a whole, and also with a specific focus on email overload. Primary and secondary data were collected using different methods like academic research, benchmarking, meetings with managers of the company, workshops, and a survey shared with all the employees. In addition to the recommendations drawn and the support in decision-making delivered to those responsible for managing communications in AdvanceCare, this study came to prove that email communications actually have an impact on the sense of productivity of knowledge workers and to create conditions for researchers to further deepen this topic. It was also possible to observe that the level of responsibilities of each employee within the company has a major influence on the extent of that impact. This study brought the conclusion that the greater is the responsibility of employees, more likely they feel that their productivity will suffer negatively with the use of email.
- A crise económica e financeira na Europa e o seu reflexo na Política de Segurança Coletiva : as novas iniciativas desenvolvidas no âmbito da OTAN e UE : "Smart Defence" e "Pooling and Sharing"Publication . Lobão, Sofia Morais Vieira da Silva; Moreira, Adriano; Duarte, António RebeloSendo a Segurança e Defesa um dos pilares necessários ao normal funcionamento de uma qualquer sociedade, é fundamental nos dias de hoje dar a conhecer todos os aspetos relativos ao funcionamento e aos custos incorridos com a defesa, particularmente com as Forças Armadas. Pois os custos da defesa são elevados, mas os custos da sua inexistência são de longe muito superiores. Considerando a crise económica e financeira que afeta a Europa desde 2008, a qual levou a situações extremas de alguns países não conseguirem financiar as suas economias nos mercados financeiros, tendo necessidade de recorrer a ajuda externa através da assinatura de memorandos de entendimento com a Troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), procedeu-se no presente trabalho à análise dos indicadores da crise, indicadores que caracterizam o défice excessivo, relativamente aos países que constituem a Aliança Atlântica e os Estados-Membros da União Europeia. Para os países referidos foi feita uma análise exaustiva da despesa pública na área da defesa, quer a preços correntes, quer constantes, passando pelos diversos orçamentos. De seguida foram identificadas as várias soluções/iniciativas desenvolvidas pela OTAN e UE, no sentido de fazer mais com menos, ou seja, obter sinergias no desenvolvimento, na produção e utilização das capacidades militares, como forma de combater a crise. Foram apresentados os vários projetos associados à “Smart Defence” (OTAN) e “Pooling and Sharing” (UE). No âmbito da “Smart Defence” e “Pooling and Sharing”, foram identificadas as soluções/iniciativas acolhidas por Portugal e por último validado o desenho de investigação descrito na metodologia.
- Práticas comerciais na relação entre distribuidores e seus fornecedores : a dificuldade de acesso aos lineares de visibilidade privilegiadaPublication . Coelho, Ana Raquel Gomes; Campos, Manuel António Fontaine; Lourenço, Ana Isabel Príncipe dos Santos da Silva
- Information overload : sources, consequences and solutions within the Portuguese Health Care IndustryPublication . Silva, Francisco Galvão Pimenta da; Xavier, RuteWorkers are now becoming aware of the problems associated with information overload. These days information is almost infinite and can be accessed with a few mouse clicks or delivered automatically to people’s electronic devices. Current research stresses that high volume of information can have a negative impact on people’s work, affecting not only their decision making process but also their creativity and well-being. According to a study, it would take, on average, 25 minutes for a person to return to a work task after an email interruption. Even though workers are aware of the issues related with information overload, companies seem apathetic when it comes to addressing this problem. This thesis aims to understand how companies and workers operating within the Portuguese health care industry are being affected by information overload. In order to do so, the results from meetings and nominal group techniques developed by AdvanceCare are compared to the results of a study performed at another health care company (Company B). The comparison between these two companies shows similarities such as: email being pointed as the main source of information overload, workers being affected frequently and as a result losing a great part of their time dealing with this excess of information.
- Educação social e cultura escolar : o lugar do educador socialPublication . Alves, Ermelinda Maria Novais; Baptista, Isabel Maria de CarvalhoO presente relatório reflexivo refere-se a um percurso pessoal e profissional vivido na área da Educação Social em Portugal, a partir de uma perspetiva individual: aquela que resulta da experiência concreta, e no terreno, vivida por mim própria. Neste sentido, o trabalho encontra-se estruturado em duas partes fundamentais, a primeira dedicada à descrição e reflexão sobre o meu percurso como Educadora Social, interpretado e fundamentado à luz dos pressupostos teóricos da Educação Social e da Pedagogia Social, e a segunda sobre a relação entre a Educação Social e a Cultura Escolar, procurando evidenciar o lugar do Educador Social na Escola numa perpetiva de desafios de formação e ação.
- Modelos logísticos de alargamento geográfico de entregas no formato click & pick : o caso do e-commerce da Sonae MCPublication . Ferreirinha, Cláudia Alexandra Guindeira; Sousa, Rui Manuel Soucasaux Meneses eO e-commerce oferece aos clientes a conveniência de uma loja disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por este motivo, as expectativas e exigências por parte dos clientes aumentam e estes procuram experiências de compra inovadoras e diferenciadas. Por outro lado, os retalhistas pretendem oferecer serviços distintos que lhes permitam reduzir custos e alcançar mais clientes, tornando o cliente responsável pelo famoso last mile. Serviços do tipo click & collect, que permitem o levantamento de encomendas efetuadas numa loja online por meio de um pick-up point, são efetivamente uma das soluções cada vez mais procuradas. No entanto, para que estes serviços sejam uma mais-valia, quer para os consumidores, quer para os retalhistas, os processos a eles associados têm de ser simples, eficientes e rápidos. A loja online do Continente disponibilizava, nas suas lojas de operação, um serviço de levantamento de encomendas na loja, denominado de Click & Pick, que tinha duração média de 12 minutos, e expunha o cliente a filas de espera, processos de devoluções e reclamações e ainda a auditorias. No âmbito deste trabalho foi efetuada uma reformulação do serviço de Click & Pick, que lhe conferiu uma nova imagem e reduziu em 50% o tempo do mesmo, tornando-o hassle-free para o cliente. Para potenciar as vendas por este meio, e considerando a infraestrutura do parque de lojas Continente, é ainda apresentado um modelo de alargamento geográfico dos pontos de recolha Click & Pick, baseado na tipologia das lojas sob alçada da marca Continente.