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- O impacto das crenças individuais dos profissionais na cultura de segurança da informação nas organizações : estudo no sector da água/saneamento em PortugalPublication . Silva, Maria Helena Ferreira da Cruz e; Silva, Tito SantosEste trabalho realizado no âmbito da finalização do mestrado em Segurança em Sistemas de Informação pela Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa, debruça-se sobre a temática da cultura organizacional em segurança da informação, segundo um dos pilares que é considerado de enorme relevância nas organizações – “o factor humano”, no sector empresarial das Águas e Saneamento em Portugal. Deste modo, partindo das questões de apoio “Q1-Quais as crenças individuais dos profissionais na cultura da segurança da informação?” e “Q2 – Qual o impacto das crenças individuais na cultura de Segurança da Informação?”, este estudo, de carácter exploratório e descritivo, tem como objectivos: 1. Investigar quais os Factores Motivadores (FM), Inibidores (FI), Críticos de Sucesso (FCS) e de Boas Práticas (FBP) que dão suporte à adopção/implementação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) nas organizações do sector de Águas e Saneamento em Portugal, tendo em conta a perspectiva do próprio (PP) e a perspectiva do próprio face à organização (PPO). 2. Comparar as duas perspectivas por meio do cálculo do nível médio de importância para cada elemento dos factores acima referidos. 3. Analisar os efeitos obtidos através do cruzamento do nível médio de importância dos elementos dos diferentes factores (FM, FI, FCS, FBP) com o mapeamento segundo a orientação do ISACA [1] que indica que «do ponto de vista da governação há seis principais resultados que o programa da segurança deverá trabalhar para atingir, a saber: 1) alinhamento estratégico; 2) gestão de risco; 3) entrega de valor; 4) gestão de recursos; 5) gestão de desempenho; e 6) garantia da integração de processos». A necessidade evidente da utilização da “informação” como um recurso estratégico nas organizações em geral e deste sector, em particular, bem como a imprescindibilidade de abordar a “gestão eficaz e eficiente dos recursos hídricos” de uma forma holística, tendo por base a “gestão da segurança” através de uma abordagem de avaliação de risco, em que o recurso “informação” deverá ser considerado, em paralelo com o recurso “água”, como factor de alinhamento à estratégia da organização, de forma a contribuir para a resolução de problemas, criação de valor e garantia da continuidade dos serviços em situação de contingência, coloca o “factor humano” indubitavelmente como um ponto-chave, pelo que “criar uma cultura de segurança” nas organizações torna-se num desafio para as mesmas, devendo ser um foco da atenção da governação corporativa, bem como um objectivo prioritário da governação da segurança da informação nas organizações. Assim, no presente estudo identificou-se primeiramente os Principais Conceitos-Chave que possibilitaram a realização da revisão bibliográfica sobre o Estado da Arte desta problemática, onde se procurou encontrar respostas metodológicas para a abordagem da avaliação da cultura organizacional em segurança da informação nas organizações, mas também descobrir contributos que auxiliassem na execução deste trabalho. Seguidamente, descreve-se o trabalho realizado expondo o racional, detalhando os objectivos e apresentando a abordagem efectuada, tendo por base a elaboração e divulgação de um questionário que serviu de apoio ao «Diagnóstico da Cultura em Segurança da Informação – Sector: Água e Saneamento em Portugal», cujo público-alvo foram os gestores de topo, de nível intermédio, das TI, consultores das TI, gestores/funcionários de segurança e funcionários das organizações neste sector, tais como entidades gestoras, entidades reguladoras, etc. … Depois, revela-se o detalhe do tratamento e análise dos dados obtidos, designadamente a caracterização da amostra, abordando os quatro sectores (FM, FI, FCS e FBP) segundo a PP e a PPO, assim como a análise comparativa entre as duas perspectivas e, ainda, a análise resultante do mapeamento dos elementos dos factores segundo orientação do ISACA [2], mostrando-se os respectivos resultados. Finalmente, tecem-se as conclusões e apresentam-se notas finais.
- Relatório de estágioPublication . Ferreira, Pedro Nuno Rodrigues; Ramos, Rui Alexandre Devesa; Rodrigues, SóniaEste relatório insere-se no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Psicologia Clinica e da Saúde, promovido pela Universidade Católica Portuguesa de Braga, com orientação do Professor Doutor Rui Ramos. Este estágio teve lugar no Lar de Infância e Juventude (LIJ) Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José, em Viana do Castelo com a supervisão da Dr.ª Sónia Rodrigues. Este relatório tem como finalidade descrever as atividades e aprendizagens realizadas no âmbito do estágio em Psicologia Clinica e da Saúde. Este estágio teve como objetivos principais o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem realizadas na Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José, na área da psicologia clínica e da saúde, que possibilitaram a prática e o aprofundamento das aprendizagens efetuadas ao longo da minha formação teórica académica e adquirir competências profissionais adequadas e corretas ao exercício da Psicologia. O relatório está estruturado em duas partes distintas, ou seja, a primeira parte consiste na caraterização e descrição da Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José e do serviço de psicologia e na segunda parte realiza-se uma descrição das atividades desenvolvidas ao longo do estágio. Incluem-se nestas atividades a familiarização com as histórias de vida das crianças e jovens, as rotinas da instituição, a colaboração na organização do gabinete de psicologia, intervenção em grupo Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José, consultas de intervenção individual com crianças e jovens (acompanhamento de seis casos), contacto com os professores, atendimento aos pais, visita domiciliária, visitas a outras instituições e participação em ações de formação.
- Prática de ensino e investigação pedagógica : banda desenhada como recurso educativoPublication . Ambrioso, Bruno Neves Galvão Louro; Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionado, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade Católica Portuguesa, que decorreu no Externato Infante D. Henrique em Ruílhe, Concelho de Braga, no ano letivo 2012-2013, é uma reflexão teórica e prática de toda a atividade pedagógica letiva e não letiva, intervenção na comunidade escolar e investigação de cariz científico, desenvolvida pelo professor estagiário Bruno Ambrioso, sob a orientação pedagógica do Professor Dr. Luís Baptista e orientação científica da Professora Doutora Sílvia Cardoso. A componente letiva decorreu numa turma do 7º ano de escolaridade do ensino regular na disciplina de Tecnologias da Informação de Comunicação cujos conteúdos programáticos correspondem às metas curriculares para o ano em causa e abordaram temas como a internet, processador de texto, folha de cálculo e apresentações eletrónicas. Relativamente à componente não letiva esta compreendeu todas as tarefas inerentes à preparação da componente letiva, nomeadamente planificação, aulas e avaliação. Também neste âmbito foi desenvolvido e implementado uma plataforma de apoio ao ensino à distância, Moodle, além de outras atividades protagonizadas e dinamizadas pelo núcleo de estágio. Por fim, o relatório de estágio apresenta o resultado de uma investigação científica realizada na turma de estágio, baseada na utilização da Banda Desenhada construída de forma inovadora e utilizado como recurso educativo.
- Relatório de estágioPublication . Leal, Ana Luísa Rodrigues; Ramos, RuiO presente relatório de estágio insere-se no âmbito do estágio curricular em Psicologia Clínica e da Saúde e foi realizado na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. O objetivo principal consiste na descrição das atividades efetuadas, dirigidas à valência idosa desta instituição, ao longo de todo o estágio curricular. Este, teve início a 1 de Fevereiro de 2013 e terminou a 31 de Julho de 2013. O relatório é constituído por oito capítulos. No primeiro capítulo será feita a caracterização da instituição e a descrição do papel do psicólogo no contexto clínico. No segundo capítulo será feita uma reflexão acerca das diferenças principais entre trabalhar como psicólogo clínico e da saúde com a população idosa, em comparação com outras valências, diferenciando aspetos específicos do meio e da valência em questão. No terceiro capítulo serão apresentadas as atividades iniciais, nomeadamente a observação de casos clínicos, bem como a avaliação das necessidades da instituição. No quarto capítulo serão descritas as atividades de intervenção individual e a sua caracterização e, em seguida, os casos de avaliação e intervenção psicológica, assim como, a descrição detalhada de um caso clínico acompanhado em estágio de intervenção e outro de avaliação, com duas utentes diferentes. No quinto capítulo será apresentada a intervenção em grupo “Tempo de Sorrir”, realizada com alguns utentes do Lar D. Leonor. No sexto capítulo procede-se à descrição da ação de sensibilização “Bem-me-quer, mal não quero”, realizada com utentes do Lar St. André. No sétimo capítulo serão apresentadas outras atividades que foram feitas durante o final do estágio. Por último, no oitavo capítulo, será realizada uma reflexão individual acerca da experiência de estágio curricular.
- Atividade inventiva no âmbito laboralPublication . Gonçalves, Ana Rita Freitas; Vasconcelos, Joana