Browsing by Issue Date, starting with "2014-03-25"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Auto conceito, estado emocional e atividade física em mulheres obesasPublication . Peixoto, Ana Inês de Sousa; Costa, Eleonora; Trovisqueira, Ana MargaridaA obesidade surge associada a diversas doenças crónicas e o indivíduo obeso experiencia frequentemente prejuízo a nível psicossocial e emocional. A evolução da sociedade atual tem contribuído para o aumento crescente desta doença e do preconceito que esta encerra. A falta de atividade física está, indubitavelmente, entre os principais fatores de desenvolvimento e manutenção da obesidade. Associadas à prática de atividade física na população obesa, encontram-se inúmeras variáveis psicossociais, clínicas e sócio-demográficas. O objetivo deste estudo é estudar a associação entre o auto-conceito, o estado emocional e a prática de atividade física numa uma amostra de mulheres adultas obesas do Centro de Saúde de Santo Tirso. Os instrumentos utilizados para este estudo foram o Hospital Anxiety and Depression Scale para avaliar o estado emocional, o Inventário Clínico do Auto Conceito para avaliar o auto conceito e o International Physical Activity Questionnaire para caraterizar a atividade física da amostra. Constatou-se que as utentes que não praticam atividade física são mais propensas a apresentar um fraco auto conceito e níveis mais elevados de ansiedade e depressão.
- Cuidar do doente críticoPublication . Paulo, Cândida Filipa da Costa Melo; Silva, Amélia da Conceição Rego daO Curso de Mestrado em Enfermagem de natureza Profissional, visa a evolução dos Enfermeiros no sentido da qualidade dos cuidados e a formação pós-graduada na área de Enfermagem Médico Cirúrgica, traduz o desenvolvimento de competências para a assistência de enfermagem à pessoa em situação crítica. Foi no contexto desta formação que surgiu a elaboração do relatório, que tem por finalidade a descrição crítica e reflexiva dos módulos de estágio, que foram realizados na Unidade de Cuidados Intensivos de Cardiologia (UCIC) e na Unidade Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP), do Hospital de Braga. A elaboração deste documento tem como objetivos, (i) dar visibilidade à capacidade de elaborar um relatório crítico de atividades; (ii) descrever as atividades mais relevantes; (iii) refletir sobre a prática, tendo em conta as implicações éticas, legais e sociais das mesmas; (iv) fundamentar a reflexão sobre a prática; (v) privilegiar a aprendizagem autónoma e reflexiva; (vi) demonstrar capacidade de síntese e organização e; (vii) documentar a minha evolução. A metodologia utilizada para a realização do relatório foi a descritiva baseada na reflexão crítica das atividades e competências desenvolvidas nos dois campos de estágio, recorrendo à sua fundamentação através da pesquisa bibliográfica. A estrutura deste documento visa facilitar a sua consulta, assim dividi-o em vários capítulos desde a introdução até ao enquadramento dos campos de estágio e sua relevância, até à descrição das atividades desenvolvidas que permitiram a aquisição de competências ao nível da Especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica, terminando com a conclusão e respetiva bibliografia. Findo este percurso considero que contribuiu para a minha aprendizagem no sentido em que desenvolvi capacidade de reflexão acerca do saber ser, saber fazer, saber saber e do saber estar, proporcionando a evolução do pensamento crítico, fomentando a pesquisa bibliográfica baseada em evidências científicas. Este documento revelou-se uma mais valia no sentido de compilar e sintetizar de forma científica todo o percurso desenvolvido, proporcionando o desenvolvimento de competências científicas, metodológicas, profissionais, relacionais, sociais e éticas e promovendo a autonomia, criatividade, reflexão crítica e tomada de decisão. Concluo que a formação especializada em Enfermagem Médico Cirúrgica permitiu-me desenvolver competências que garantam a prestação de cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica nomeadamente, (i) mobilizar conhecimentos e habilidades praticando cuidados de enfermagem holísticos que visam colmatar as situações de doença crítica ou falência orgânica, (ii) organizar, gerir e conceber planos de resposta a situações de catástrofe ou emergência multivítimas e; (iii) considerar o risco de infeção face à complexidade das situações, bem como o recurso a medidas invasivas de diagnóstico e terapêutica, adotando medidas para a sua prevenção e controlo.
- Relatório de estágioPublication . Rodrigues, Pedro Nuno Pereira; Silva, Amélia da Conceição Rego daA realização do relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica, apresentando o percurso efetuado no Estágio, na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e na Comissão de Controlo de Infeção do Hospital de Braga. As atividades desenvolvidas no decorrer deste Estágio contribuíram para a aquisição, desenvolvimento e reconhecimento de competências técnicas, humanas e científicas na assistência ao doente adulto e idoso a vivenciar processos de doença crítica e/ou falência orgânica e na intervenção na prevenção e controlo da infeção no hospital. O presente relatório pretende descrever o percurso efetuado durante o estágio sob a forma de atividades realizadas na identificação de problemas e desenvolvimento das respetivas soluções bem como refletir e analisar criticamente as mesmas, fundamentando-as com suporte bibliográfico. A metodologia utilizada é descritiva e análise crítico-reflexiva das atividades desenvolvidas. Relativamente à estrutura, temos para cada objetivo específico/competência delineada pelo plano de curso as atividades desenvolvidas inerentes, que dão resposta à concretização dos mesmos e assim sustentam a aquisição/desenvolvimento de competências nesta área de conhecimento. As competências adquiridas são igualmente enquadradas nos vários domínios de competências do enfermeiro especialista preconizados pela Ordem dos Enfermeiros. A rapidez com que se produz informação e tecnologia na área da saúde obriga a uma atualização constante de conhecimentos por parte do enfermeiro de modo a que a sua prática seja sustentada pela melhor evidência. Vigiar e atuar em situações de agravamento da situação clínica do doente em estado crítico, dominar técnicas e equipamentos sofisticados e em simultâneo participar em projetos de melhoria de práticas foram prática corrente. A atuação na prevenção e controlo da infeção sustentam uma prática segura e de qualidade. A elaboração de procedimentos normativos para implementação num serviço do hospital e a realização de auditorias clínicas na área são exemplos de atividades que permitiram fundamentar a aquisição/desenvolvimento de competências. De uma forma global a reflexão sobre as atividades desenvolvidas permitiram a aquisição de saberes que sustentam uma decisão autónoma e independente no exercício profissional dando assim suporte ao perfil de competências preconizado para o enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
- Relatório de especialidadePublication . Machado, Luísa Maria Mendes Marques; Ferreira, Maria Amélia DiasO presente Relatório mostra o percurso de aquisição e desenvolvimento de competências efetuado no âmbito do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, que decorreu em três módulos – Comissão de Controlo de Infeção, Serviço de Medina Intensiva e Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano. Este documento tem como propósito espelhar o processo de aprendizagem e de crescimento pessoal e profissional proporcionado pela unidade curricular, assim como descrever o Projeto de Estudo de Investigação desenvolvido. Na sua conceção e redação foi utilizada metodologia descritiva de atividades e situações vivenciadas e análise reflexiva do percurso, tendo como base a aquisição e desenvolvimento de competências. Para tal, é feita a contextualização dos locais onde decorreram os módulos da disciplina; a exposição do processo de aquisição e desenvolvimento de competências e a discussão do desenvolvimento do Estudo de Investigação realizado. A estrutura do Relatório compreende no primeiro capítulo a contextualização dos locais onde decorreram os diferentes módulos de Estágio. O segundo capítulo dedica-se à apresentação das competências desenvolvidas, divididas em subcapítulos. Por último apresenta-se o Estudo de Investigação efetuado ao longo dos três módulos de Estágio, onde se sintetiza o trabalho desenvolvido. Este documento é sempre incompleto uma vez que não é possível transpor para um trabalho escrito todo o crescimento e reflexão efetuadas ao longo do Estágio que se revelou tão enriquecedor e multidimensional.
- Relatório de estágio : desenvolvimento de competências em enfermagem: um percursoPublication . Cunha, Daniela Filipa Almeida da; Silva, Amélia da Conceição Rego daO presente documento apresenta uma análise geral sobre os contributos da unidade curricular – Estágio (módulo um e módulo três), realizada no âmbito do curso de pós-licenciatura em Enfermagem Médico – Cirúrgica, no desenvolvimento de competências especializadas na assistência à pessoa em situação crítica e a vivenciar processos de saúde/doença. O módulo um desenvolvido no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar do Medio Ave – Famalicão, representou uma etapa importante para o desenvolvimento de competências como futura enfermeira especialista, no atendimento ao doente crítico em contexto de urgência/emergência. O módulo três decorreu na Comissão de Controlo de Infeção da Unidade Local de Saúde de Matosinhos e permitiu um aprofundamento dos conhecimentos acerca das responsabilidades do enfermeiro responsável pela Comissão de Controlo de Infeção. Com este relatório pretendo atingir os seguintes objetivos: I) Descrever os percursos realizados no decorrer do estágio evidenciando as atividades desenvolvidas; II) Justificar as atividades desenvolvidas, a partir de situações vivenciadas e refletir sobre as mesmas; III) Defender as competências adquiridas. A metodologia utilizada para a realização deste relatório tem por base a exposição descritiva e reflexiva, a consulta de bibliografia, a mobilização de conhecimentos adquiridos e integrados. O relatório está estruturado em três partes: na primeira- introdução - é realizado o enquadramento do trabalho; na segunda, apresentam-se as atividades realizadas durante o estágio; as dificuldades encontradas e a forma como proporcionaram momentos de reflexão e aprendizagem, demonstrando a aplicabilidade dos diferentes métodos de análise de situações complexas e da enfermagem baseada na evidência; a terceira parte contém as considerações finais sendo realizada uma retrospetiva descrevendo as principais aquisições pessoais e profissionais e sobretudo as competências adquiridas na área da enfermagem médico-cirúrgica no decorrer do Estágio.
- O regime laboral do banco de horasPublication . Gonçalves, Juliana Miranda; Carvalho, Catarina
- Cuidar da pessoa e família em situação crítica a vivenciar processos de transiçãoPublication . Afonso, Luísa Maria Rocha; Gama, G. Marques daA enfermagem vista como uma ciência, disciplina e profissão procura responder aos desafios da sociedade em constante mudança e progresso através do desenvolvimento de um corpo de conhecimentos próprio e facultando aos enfermeiros formação de forma a encontrarem respostas adequadas e em tempo oportuno às novas solicitações. A crescente complexidade dos cuidados implica um aumento contínuo de conhecimentos, por parte do enfermeiro, de modo a permitir-lhe tomar decisões cada vez mais complexas sobre os cuidados prestados à pessoa, família e comunidade. A enfermagem é cada vez mais exigente e complexa. Com a mudança radical no sistema de saúde, a grande falta de enfermeiros nos últimos anos, o envelhecimento da população e as pessoas a recorrerem aos serviços de saúde cada vez mais em estado crítico e por períodos mais longos vão ter implicações na enfermagem. O enfermeiro dá resposta a pessoas cada vez mais exigentes, e consequentemente também é exigido mais ao enfermeiro, em que tem de ter um papel mais ativo no processo de tomada de decisão, maior responsabilidade e autonomia (Patrick in Howard, 2011). Pelo papel social que o enfermeiro detém e exerce, é-lhe exigido atualização constante dos seus saberes e formas de enquadramento na ação construindo percursos de desenvolvimento profissional, neste caso de Enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica. Alicerçado numa lógica de reconhecimento de um manancial de competências, com experiência profissional baseada na prática reflexiva e em momentos formais de aquisição de conhecimentos sustentados na prática baseada na evidência podendo assim garantir a qualidade dos cuidados de enfermagem. O presente relatório expõe na 1ª parte a revisão sistemática da literatura e na 2ª parte a análise reflexiva do percurso curricular e competências desenvolvidas face às necessidades da pessoa e família em situação crítica no contexto de um serviço de urgência central e de uma consulta de cuidados paliativos. Os pilares teóricos que sustentaram as minhas intervenções ao longo dos estágios realizados foram o Modelo de Transição de Afaf Meleis (2000) e a Teoria do Conforto de Kolkaba (1994). O enfermeiro especialista em médico-cirúrgica, atende pessoas em processo de transição, em especial na situação de doença crítica. Ao longo do estágio foi valorizada a pessoa/família de forma única e singular, proporcionando conforto em todos os cuidados prestados, influenciados pelas grandes correntes do pensamento e por um mundo em constante transformação (Paradigma da Transformação).
- Study of the Fe uptake systems in two different rice cultivarsPublication . Pereira, Ana Margarida Patrício; Vasconcelos, Marta Wilton de; Gomes, AnaO arroz (Oryza sativa L.) alimenta mais de metade da população do mundo e é rico em diversidade genética, com milhares de variedades cultivadas em todo o mundo. A deficiência de ferro (Fe) constitui um dos principais stresses abióticos na produção agrícola dado que, em solos calcários, que abrangem cerca de 30 % dos solos cultivados do mundo, o Fe forma complexos solúveis e não está prontamente disponível para absorção pelas plantas. Durante muito tempo, as plantas foram divididas em dois grupos distintos, pela sua capacidade de absorção de Fe: dicotiledóneas, que utilizam a Estratégia I e utilizam um sistema de redução e transporte de Fe2+; e as monocotiledóneas gramíneas, plantas da Estratégia II, que usam um sistema baseado nos fitosideróforos (PS). Recentemente, evidências sugerem que o arroz, além de usar a Estratégia II, pode também usar um transportador de Fe2+, típico das plantas de Estratégia I, conferindo vantagem em solos alagados onde o Fe2+ está mais disponível. O objetivo deste estudo foi compreender se as plantas de arroz têm ou não a capacidade de sobre expressar mecanismos relacionados com a Estratégia I para a absorção de Fe. De forma a cumprir estes objetivos, duas cultivares diferentes de arroz com suscetibilidades diferentes para a deficiência de Fe foram cultivadas em sistema hidropónico, nomeadamente, Nipponbare (cujo genoma foi já sequenciado) e Bico Branco (nunca antes estudada), para analisar vários parâmetros ao nível fisiológico e molecular. Os resultados obtidos mostraram que a cultivar Bico Branco acumulou mais minerais nas raízes e a Nipponbare na parte aérea e que, quando a absorção de Fe é reduzida, há um aumento na absorção de outros minerais, principalmente de zinco (Zn), manganês (Mn) e cobre (Cu). No que diz respeito aos pigmentos fotossintéticos, a cultivar Bico Branco mostrou-se mais suscetível à deficiência de Fe do que Nipponbare, por ter desenvolvido maior clorose. Além disso, teve maior atividade da enzima reductase de Fe sob deficiência de Fe e apresentou níveis elevados de expressão do gene OsFRO2 nas raízes, gene responsável pela redução de Fe. Esta nova descoberta mostra que certas cultivares de arroz podem beneficiar do sistema de redução de Fe, principalmente porque o arroz é conhecido por produzir PS em baixas quantidades e crescer em solos aeróbicos/terras altas, onde o Fe3+ é abundante. Foram também identificados novos genes candidatos no arroz, nomeadamente, OsFPN1, OsFPN2, OsMYB2 e OsMYBS3, que revelaram ser importantes na homeostase do Fe em arroz.
- Representações cognitivas da diabetes, conhecimentos acerca da doença e autocuidados : um estudo com diabéticos tipo II controlados e não controladosPublication . Baptista, Luís Miguel Lopes; Costa, Eleonora; Trovisqueira, Ana MargaridaA diabetes Mellitus é uma doença crónica cujo tratamento exige um papel ativo por parte do paciente no controlo da doença. A presente investigação teve como principal objetivo caracterizar uma amostra de utentes com diabetes tipo II, ao nível das representações da doença, conhecimentos e autocuidados, explorando as diferenças entre os diabéticos controlados e não controlados. Trata-se de um estudo observacional, descritivo transversal com análise comparativa dos dados. A amostra foi constituída por 140 utentes de um centro de saúde da região Norte. Os instrumentos utilizados foram Ilness Perception Questionnaire- Brief (IPQ-B), Questionário dos Conhecimentos da Diabetes (QCD), Questionário de Avaliação das Actividades de Auto-Cuidado com a Diabetes (SDSCA). Os resultados da comparação entre diabéticos controlados e não controlados evidenciaram diferenças significativas na maioria das dimensões do IPQ, nos conhecimentos acerca da doença e nos autocuidados. Estes dados apontam no sentido de intervenções diferenciadas por diabéticos controlados e diabéticos não controlados.
- Os idosos e a felicidade : memória e expectativa : estudo sobre as representações de felicidade dos idosos num Centro Social Paroquial em LisboaPublication . Ó, Ana Raquel dos Santos Nogueira do; Teixeira, AlfredoA presente investigação tem como tema a felicidade dos idosos e como objeto empírico de pesquisa as representações dos idosos institucionalizados sobre a felicidade, o qual se inscreve, em termos teóricos, na problemática da articulação entre os conhecimentos gerontológicos e as ciências sociais. Os idosos e as suas famílias encaram hoje o recurso a instituições geriátricas como uma decisão repleta de dilemas. Procuram-se, nestes contextos institucionais, espaços onde a população idosa possa receber conforto, segurança, cuidados médicos e cuidados de higiene. Mas este quadro institucional apresenta também exigências e limitações impondo aos internados um processo de adaptação ao meio. Os lares de idosos, como instituições totais que são, possuem à partida uma cultura específica, um conjunto de regras e de princípios, e no seu interior os idosos adotam atitudes e comportamentos que importa conhecer. Tendo em conta as situações de dependência física e mental que levaram estes idosos a serem institucionalizados, importa apreender a condição de “internado” e compreender como se constroem as suas representações acerca da felicidade, tendo em conta as narrativas de si, num contexto de perda de autonomia, perda de papéis e de vínculos sociais. Este trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento do conhecimento da intervenção social num lar, podendo desta forma melhorar a qualidade de vida dos idosos internados. Situando-nos numa abordagem qualitativa dos fenómenos, serão analisados os discursos de seis idosos internados num Centro Social Paroquial em Lisboa, usando privilegiadamente as narrativas das suas trajetórias biográficas como forma de apreender o significado dado pelos sujeitos aos seus próprios contextos. Toda a informação recolhida foi alvo de tratamento qualitativo através de uma análise da narrativa dos entrevistados.