Browsing by Issue Date, starting with "2014-02-07"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Colep in the Brazilian market : market growth versus declining competitive advantagePublication . Pita, Inês Pinto de Freitas; Cardeal, NunoThe thesis that is hereby presented in the form of a case study aims to highlight the challenges that a Portuguese company, Colep, faces upon setting its operations in the Brazilian market. The case serves as a teaching instrument, since it allows students to apply the strategic frameworks they learn in class to a practical situation. Colep Portugal – Embalagens e Enchimentos, S.A. is a contract manufacturing company that specializes in producing and filling, not only but mostly, aerosol products for major companies such as Unilever, Procter & Gamble and Beiersdorf. Following its expansion strategy, Colep decided to enter the Brazilian market through a local join venture to take advantage of several local opportunities, such as market growth, increasing levels of consumption and disposable income. The company would also become closer to its clients, offering real-time solutions, with shorter leadtimes. However, the Brazilian market has shown several constraints at different levels, which vary from supply shortages to infrastructure limitations, tax burden and increasing input costs. The case is based on a real life situation of a company’s internationalization process. It’s mainly focused on the analysis of the strengths and weaknesses of the Brazilian, namely the declining levels of competitiveness of the latter, and its resolution will revolve around the advantages and disadvantages for Colep that derive from developing its operations in this particular market.
- Gestão do sucesso : uma investigação sobre como o sucesso pode ser uma alavanca para gerar mais sucessoPublication . Marques, Maria Ana de Albuquerque Tapada; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesA sociedade em que vivemos, procura cada vez mais, conhecer e compreender indivíduos que tenham atingido o sucesso, nas diferentes áreas de actuação. Neste âmbito, os meios de comunicação tentam oferecer a informação que o público quer consumir, tornando, high-achievers, em exemplos a seguir. Esta exploração da imagem de pessoas bem sucedidas pode ser prejudicial na forma como eles próprios encaram e visualizam aquilo que conquistaram, ou seja o seu próprio sucesso. Esta dissertação tem como objectivo perceber e analisar de que maneira se pode gerir o sucesso depois do mesmo ter sido alcançado, de forma a que se continue no topo. Para esta investigação recolhemos informação através de leituras sobre José Mourinho e André Villas-Boas para além de termos entrevistado cinco profissionais bem sucedidos em diversas áreas da sociedade, quatro deles na área do desporto e o restante no âmbito empresarial. Entre as conclusões que apresentamos, destacamos a de que um high-achiever deve encarar, dia a dia como um novo desafio. A auto-liderança, como conceito, guiou-nos no entendimento de como o sucesso pode ser gerido de forma a adicionar mais sucesso ao que já foi atingido.
- Melhoria da comunicação entre a pessoa com afasia e o seu parceiro privilegiado de comunicação : análise dos efeitos de um programa de formaçãoPublication . Valente, Paula Alexandra dos Santos; Santos, Maria Emília; Matos, Maria AssunçãoConversar é uma atividade social muito importante para o ser humano. A investigação tem permitido caracterizar as mudanças ocorridas na conversa após a instalação de uma afasia. A troca de turnos e a reparação são duas das características de uma conversa, que na presença da afasia, adquirem contornos diferentes, exigindo esforços acrescidos de colaboração entre os interlocutores. O acesso da pessoa com afasia (PcA) à participação na conversa diminui, sendo importante desenvolver estratégias comunicativas adequadas às suas características específicas e às conversas com os seus parceiros privilegiados de comunicação. O treino dirigido aos parceiros inclui-se no Modelo Social de intervenção. A Análise Conversacional (AC) recorre a amostras gravadas no contexto natural, e tem sido utilizada como guia deste tipo de intervenção desenvolvido com os parceiros de comunicação. Pretende-se, com este estudo de caso, verificar se ocorrem melhorias na conversa de um casal, cujo marido possui afasia, após formação da esposa (parceira privilegiada de comunicação), com maior foco ao nível da troca de turnos e das estratégias de reparação. Pretende-se ainda verificar se estas melhorias se mantêm dois meses após a intervenção. Para avaliação utilizou-se o Conversation Analysis Profile for People With Aphasia (Whitworth, Perkins & Lesser, 1997), que permitiu planear a formação. Esta intervenção durou 9 sessões, num total de 22 horas. Repetiu-se a avaliação passados dois meses. Os resultados sugerem que a formação realizada com a esposa, a fim de melhorar os seus comportamentos e atitudes comunicativas, teve um impacto muito positivo na capacidade de conversação do casal
- Location choice dilemma : the internationalization of technology-based companiesPublication . Gomes, Joana Silva; Cardeal, NunoZaask is a Portuguese technology-based company (TBC) created in 2012, May. Its mission is to develop and promote an online marketplace for services and to be able to effectively match the clients’ demands with those of services providers. With growing and encouraging prospects in the domestic market and with promising expected returns from scale economies, inherent to TBCs, the company is planning to start its internationalization process. This work constitutes an attempt to address the three-step critical decision - why?, where? and how? – confronted by any company at the beginning of the process. The forthcoming main question for Zaask is related to the foreign market choice. This case study provides an overview of the company and tries to address the Zaask’s dilemma from a global perspective. In this context, this thesis will also provide support to a teaching case study within the subject of International Strategy. Therefore, this case study will conduct a strategic analysis of the Zaask’s internationalization strategy, identifying the relevant location choices variables, opportunities and threats of possible markets, among others.