Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-18"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Ensaios de voos : metamorfoses pessoais e profissionaisPublication . Santos, Paula Alexandra Pessoa Tavares dos; Vieira, Maria Ilídia de Meireles Cabral da RochaO presente trabalho constitui em si mesmo um relicário das vivências profissionais mais marcantes do meu percurso enquanto professora. A sua componente reflexiva permite uma revisitação de quatro longas e silenciosas metamorfoses: a profissionalização, a primeira direção de turma, a coordenação de um departamento curricular e a pós-graduação. Estes ensaios de voos são trilhados num permanente reencontro existencialista da pessoa que escreve com a professora que os experienciou. A fundamentação teórica deste relatório permite a interpretação da relevância desses quatro momentos. Com efeito, é na tensão real criada em escrita que a realidade se faz, ou seja, é no registo persuasivo e violento das experiências profissionais mais marcantes que a professora se identifica. Assim, é através das lentes teóricas da identidade e do desenvolvimento profissional docente, das culturas e lógicas de ação na escola e da liderança que a pessoa reconhece as suas extensões: a professora profissionalizada, a diretora de turma a coordenadora curricular e a pós-graduada. Ao folhear as páginas deste relatório, o leitor pode assim acompanhar o percurso profissional da pessoa que o escreve, visitar a sua essência e emocionar-se com a aprendizagem da protagonista: a responsabilidade em ser professor, em todas as suas diferentes vertentes. Possa o mesmo servir para outros ensaios de voos, com novos bateres de asas, urgentes.
- A descoberta do elemento : memórias de um percurso profissionalPublication . Laureano, Hugo Daniel Trindade; Vieira, Maria Ilídia de Meireles Cabral da RochaEste relatório apresenta uma reflexão teoricamente fundamentada sobre alguns episódios do meu percurso profissional que considero terem sido mais significativos, na medida em que potenciaram uma (re)construção da minha identidade profissional, sendo, igualmente, exemplos do meu modo de ser, estar e sentir. Essas vivências ocorreram em três momentos distintos do meu percurso profissional. O primeiro momento foi vivenciado numa Escola do Ensino Básico onde, apesar das diferentes resistências sentidas, foi possível, através do desenvolvimento de uma atividade artística, integrar alunos surdos-mudos na Comunidade Educativa daquela Escola. O segundo momento foi vivenciado num Colégio Católico e retrata as tentativas de integração social de um aluno com fobia social que, na altura, revelaram ter sucesso. O terceiro momento relata a minha frequência no curso de pós-graduação em Administração Educativa e centra-se na importância da formação dos professores e nas mudanças que este curso gerou na minha prática educativa. Esta reflexão é, assim, caracterizada pela importância do trabalho colaborativo, assim como no estabelecimento de uma relação pedagógica mais próxima, que respeite as diferenças existentes em cada pessoa, enquanto seres únicos e irrepetíveis. Neste sentido é reforçada a importância das dimensões da emoção, da afetividade e da sensibilidade ao outro, ou seja, no estabelecimento de uma comunidade de relacionamentos, que assente em princípios e valores éticos. Por outro lado, esta reflexão permitiu-me tirar conclusões sobre a necessidade de desenvolver uma autonomia escolar mais alargada e efetiva, com um modelo de financiamento justo e equitativo que permita que os pais possam escolher o Projeto Educativo que pretendem para os seus filhos, desenvolvendo, assim, uma verdadeiro espírito de Liberdade, Autonomia, Respeito e Responsabilidade. Desta forma, seria possível melhorar a aprendizagem e o sucesso educativo dos alunos, assim como continuar a alimentar a paixão pela Educação que deve residir em cada professor.
- Impacto distributivo das medidas de austeridade : uma revisão de literaturaPublication . Silva, Mariana Macedo Pereira da; Oliveira, Francisca Rodrigues Sarmento Guedes deEste trabalho teve como objectivo analisar a literatura relevante que explica a relação entre a adoção de medidas de austeridade e a variação na igualdade/desigualdade da distribuição de rendimento. O meu principal objectivo passou por perceber e interpretar a literatura existente que relaciona as crises económicas e financeiras e as medidas de austeridade com a equidade na distribuição de rendimento. A metodologia que será usada na dissertação será a interpretação da teoria existente na literatura científica numa tentativa de sistematizar as conclusões já encontradas pelos autores mais relevantes acerca do tema em análise. A qualidade de uma revisão de literatura depende do seu rigor e consistência, clareza e brevidade e de uma análise eficiente e sintetizada1. Procurei então perceber se, de acordo com os principais autores, existe alguma tendência na variação da desigualdade de distribuição de rendimento aquando da adoção de medidas de austeridade. Ao longo da revisão, tive de ir tendo em conta alguns aspectos como, quais as medidas mais utilizadas, quais as principais fontes de informação, bem como realçar as diferenças entre países, culturas, período temporal e o cenário envolvente. Ao longo dos textos analisados tornou-se claro que o coeficiente mais utilizado para aferir a desigualdade na distribuição do rendimento foi o coeficiente de Gini. Assim, importa realçar as principais conclusões retiradas após esta análise: Em primeiro lugar, é importante frisar que os diversos autores estudados retiram conclusões que podem parecer incoerentes, mas que estão condicionadas pelas diferentes conjunturas e pela realidade de cada um dos países, bem como pelos rácios utilizados aquando da realização das análises. Aliás há diversos autores, que concluem precisamente que o impacto de uma grande crise económica na distribuição de rendimento não é de forma alguma previsível e podem variar consoante a dimensão, cultura, estrutura fiscal e económica dos diferentes países em análise. As medidas mais referidas pelos autores dizem respeito a: aumentos nos impostos sobre rendimento; aumento das contribuições para a segurança social; diminuição dos benefícios sociais e diminuição dos gastos públicos. Estas medidas têm um impacto claro no bem-estar dos indivíduos; contudo este impacto pode ser controlado, através da adopção de medidas pensadas para o efeito. É também feita referência à globalização e aos avanços tecnológicos como causadores da desigualdade entre os indivíduos. Por vezes foi também feita referência ao aumento dos impostos indirectos como medida adoptada em alguns países para fazer face à situação económica que enfrentam, no entanto, por falta de informação pouco é dito sobre o impacto desta medida.
- Relações interpessoais e trabalho colaborativo : uma interpelação à liderança e um caminho para o sucesso escolarPublication . Vilas Boas, Maria do Céu da Mó de Sá; Vieira, Maria Ilídia de Meireles Cabral da RochaOlhando para os episódios da minha história profissional referidos neste relatório reflexivo teoricamente fundamentado, sinto-os como oportunidades de descoberta e aprendizagem no meu percurso profissional. Porque o tempo me proporcionou esta aprendizagem, hoje considero que a minha vida foi grandemente enriquecida e a minha experiência é bastante mais “sábia”. Recordo os meus primeiros anos de experiência profissional e quanto de insegurança eles carregavam. Mas, ao mesmo tempo, recordo a motivação e expectativa num futuro sempre novo. Este relatório reflexivo fala de um período de tempo da minha vida profissional que, ao ser analisado por mim, contém a minha emoção e sentimento. Confino este tempo a dois momentos muito específicos de ação pedagógica, que marcam vivências distintas, designadamente como professora e como professora e diretora. Um pouco como alguém que se situa ora do lado da plateia, ora do lado do palco e, em alguns momentos, nas duas perspetivas. De facto, neste trabalho persiste a minha vontade de compreender como se desenvolveu um processo de melhoria numa escola concreta, durante o qual se viveram momentos mais áridos e inóspitos, para depois alcançar um nível de assertividade conjunta e um nível de confiança interpessoal muito favoráveis ao clima escolar que se foi criando. Com a reflexão que faço, a partir dos factos e vivências relatadas, sou convicta em afirmar que é possível construir uma escola com sucesso, sendo importante, para isso, que as lideranças incentivem a confiança, a colaboração entre docentes e que façam da escola um lugar aprazível, de boas relações de trabalho e de muito bom desempenho pedagógico, realizado juntos dos alunos. Sou ainda persistente em acreditar que as lideranças de topo, numa escola, marcam a trajetória em vista à meta final, e que o testemunho pessoal do líder arrasta montanhas, sendo por isso importante que seja uma pessoa muito consciente das funções que desempenha na sua escola, como líder. E não deixo dúvidas sobre a certeza que tenho de que a liderança é uma porta para a mudança, para a mudança que muitos de nós professores ansiamos e desejamos empreender, aquela mudança que nos conduz a uma cultura colaborativa, reflexiva, em equipa, em interação permanente, numa atitude de diálogo bilateral e sem interferências negativas ou pessimistas.
- Ação Social Escolar e democratização do ensinoPublication . Alves, Arminda de Lurdes Pires Leite; Araújo, Joaquim Machado deUm olhar reflexivo sobre o nosso percurso de vida põe em evidência um percurso de professora em que se entranham funções de gestão, de entre as quais sobressaem tarefas no âmbito da ação social escolar. A ação social escolar é um dispositivo importante na democratização do ensino, mas, por si só, não garante a democraticidade do serviço público de educação. Esta temática é ainda mais pertinente num período de grave crise financeira económica e social, com reflexos profundos no quotidiano e no futuro da Escola, nos diversos “players” da comunidade educativa e na vida das futuras gerações. O Relatório Reflexivo está estruturado em três partes: na primeira parte apresentamos o nosso percurso profissional na docência e realçamos o desempenho de diversos cargos de gestão, ao longo de mais de três décadas; na segunda parte revemos marcos importantes da história da escola Pública em Portugal, a sua missão social e cultural, as principais reformas, e a sua importância na vida dos cidadãos e na sociedade, com um enfoque especial na face social da educação escolar; por fim, na terceira parte sublinhamos alguns dos contributos da escola pública no apoio social aos alunos, garantindo os meios indispensáveis à aprendizagem, como a saúde e higiene escolar, os apoios económicos e didáticos, minimizando as carências socioeducativas dos alunos, promovendo a equidade no acesso universal ao serviço público de educação, assegurando a democratização do ensino. Na conclusão do Relatório Reflexivo apresentamos as dificuldades e limitações do trabalho, bem como as aprendizagens que o mesmo nos proporcionou.
- Vinculação paterna ao feto : ansiedade e perceção da qualidadePublication . Gonçalves, Rosália Marina Teixeira; Costa, Eleonora Cunha Veiga; Trovisqueira, Ana MargaridaO estado de gravidez, fisicamente condicionado à mulher, não exclui o envolvimento do pai, particularmente na gestação. De facto, a vinculação do pai ao feto inicia na gravidez mostrando muitos homens o seu envolvimento através da interação com o feto na barriga, do apoio emocional à gestante e pela presença nas consultas obstétricas. Este vínculo considerado um vínculo de carácter indireto mediado pela mãe, desenvolve-se através das representações internas feitas ao longo da gravidez. O presente estudo, descritivo transversal, teve como objetivo principal caraterizar uma amostra de homens durante o período de gravidez da companheira ao nível da vinculação pré-natal, ansiedade e qualidade do relacionamento conjugal. A amostra foi constituída por 61 homens companheiros de utentes grávidas do ACES do Alto Ave. Foram utilizadas as versões portuguesas do Antenatal Emotional Attachement Scale, State-Trait Anxiety Inventory e Relationshiop Questionnaire. Os resultados indicaram que durante o período gestacional os participantes apresentam vinculação forte e saudável ao feto, níveis de ansiedade estado mais baixos do que ansiedade traço e percecionam mais positivamente a relação conjugal do que negativamente. Verificouse que os participantes mais velhos apresentam uma qualidade de vinculação ao feto inferior e uma perceção mais negativa da relação conjugal do que os mais novos. Estes dados indicam a necessidade de novas investigações neste âmbito para uma melhor compreensão do período pré-natal na perspetiva masculina.