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- Financing constraints and the firm size distribution : are young firms constrained?Publication . Augusto, Francisco Fernando Leal Marques; Correia, Isabel Horta; Raposo, Pedro SantosThis work evaluates the existence of financial constraints over young firms for the period 2002-2007. Starting by evaluating the shape and evolution of the FSD across this period, the expected impact over the distribution is observed. To confirm if the observed patterns are effectively financing constraints over young firms, the approach conducted by Cabral & Mata (2003) is replicated for the same period of data. This procedure delivers successful results: financing constraints limit the size of the firm at an initial stage of firms’ life. Furthermore, this conclusion is weighted over the possibility of different kind of factors driving financial constraints: a simple exercise comparing the hypothetical access to financial markets by young firms is conducted, leading to the conclusion that the financing constraints acting over firms for the period 2002-2007 are due to idiosyncratic characteristics of the firms.
- Práticas educativas em contexto de orientação pedagógico-didática : um estudo de caso com alunos do Clube ESA RobotsPublication . Vasconcelos, José Manuel Martins de; Cruz, SóniaO presente relatório enquadra-se no trabalho realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Informática (MEI), da Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Ciências Sociais (Braga). Este mestrado oferece aos seus alunos a possibilidade de realizar uma prática de ensino em contexto escolar e a orientação das atividades que nos propusemos. A PES possibilitou-nos colocar em prática saberes e conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, nomeadamente pela correta apropriação de conceitos como C.P.A. e de técnicas/modelos de investigação empírica. Pretende-se dar a conhecer a nossa prática não somente da sala de aula mas, também através de experiências de planificação, ensinoaprendizagem e avaliação, abrangentes a toda a escola. Assim sendo, produzimos o presente relatório, na sequência da implementação de um conjunto de práticas letivas e não letivas concretizadas na escola onde realizamos a PES. Na componente de investigação científica, incidimos o nosso estudo sobre o clube de robótica da escola onde se efetuou a PES, designado de “ESA Robots”. A robótica educativa é um recurso tecnológico bastante interessante e rico no processo de ensino-aprendizagem pois contempla o desenvolvimento pleno do aluno, propicia uma atividade dinâmica, permite a construção cultural e, enquanto cidadão, torna-o autónomo, independente e responsável. O nosso estudo tinha como objetivo analisar o impacto da robótica no ensino, abordar a aplicação prática da robótica na interdisciplinaridade curricular e verificar se a robótica contribui para a motivação e empenho dos alunos como fator determinante para o sucesso escolar, pelo que realizamos um estudo de caso com 22 alunos que pertenciam ao referido clube. Os dados a que chegamos permitiram-nos concluir que robótica educativa é transversal a outras áreas disciplinares, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de competências transversais e na promoção e empenho dos alunos como fator determinante ao sucesso escolar.
- Meios e participação política : análise da qualidade democrática dos debates nas comunidades digitaisPublication . Lopes, Sara Sofia Vasconcelos Gomes Marques; Figueiras, RitaNas sociedades mediatizadas, a web 2.0 veio permitir a emergência de novos padrões de comunicação e participação política. A internet permitiu a deslocação dos media para o panorama digital, e desta forma ultrapassou os limites característicos dos meios tradicionais, criando novos públicos, novos conteúdos, novas formas de participação e abriu novas perspectivas sobre o debate democrático. Este estudo pretende perceber como é que as comunidades online dos media noticiosos em Portugal comentam os temas políticos. Para tal, o estudo debruça-se sobre os comentários à Taxa Social Única (TSU) com o intuito de averiguar de que forma é que o tema é comentado, que fluxos comunicativos se geram entre os participantes e se essa participação respeita os princípios do debate democrático. A análise dos Termos e Condições de participação e dos comentários das comunidades online do Diário de Notícias, Expresso, TSF e SIC permitiram aferir que os utilizadores destas plataformas não se manifestam de acordo com os padrões democráticos, sendo a maioria dos comentários e debates pouco argumentados e pouco tolerantes.
- A consolidação da responsabilidade do grupo perante os credores sociais : da relação de simples domínio, na situação de solvência e de insolvência no grupoPublication . Venâncio, Ricardo Filipe Oliveira; Cunha, Paulo Olavo
- O crime de violação do segredo de justiça : é justificável quando cometido por jornalista?Publication . Cyrne, Maria Luísa de Sousa; Silva, Germano Marques da