Browsing by Issue Date, starting with "2013-11-12"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Blinded by the interest rate and monetary illusions : the case of interest rate and money illusions in Financing Norwegian HousingPublication . Skjelde, Torbjørn; Aassve, ArnsteinMoney and Interest Rate Illusions in the housing market are biases affecting the behaviour of players being that they base their decisions on nominal terms rather than real terms. In turn, this can lead to over-valuation and mispricing of assets, as well as under-estimating current and future mortgage costs, also fuelling mispricing. This thesis was designed to analyse future predictions of lending interest rates and housing prices and most importantly; measure extend of money- and interest rate illusion in the booming Norwegian housing market. In April and May 2013 home-owners in Oslo was surveyed with a survey designed to measure home-owners expectations to mortgage costs and home valuations, as well as to measure the extend of interest rate- and money illusions among the sample. At the time being, the Norwegian housing market had reached unprecedented heights causing daily debates about mispricing and a possible housing bubble. The survey revealed that respondents who had bought their home some years ago clearly over-estimated the current market value of their home, and the majority had unreasonable high expectations to future price development. Further, the majority of respondents had unreasonable low expectations to future mortgage costs. Ultimately, the survey proved that a large portion of respondents was subject to money illusion, and that the vast majority were subject to two types of interest rate illusion.
- Do conhecimento ao saberPublication . Almeida, Maria Cristina Pereira dos Santos; Coelho, PatríciaO relatório surge como documento final do percurso iniciado aquando do ingresso no 4º Curso de Pós – Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Católica do Porto, no ano letivo 2010/2011. No decurso deste trabalho pretendemos fazer uma súmula das experiências que este período de formação nos proporcionou, dando visibilidade à unidade curricular estágio, pela sua importância na aquisição de competências na área da Enfermagem Médico-Cirúrgica, na abordagem ao doente adulto ou idoso em estado crítico. Neste sentido os locais de estágios que nos permitiram desenvolver essas competências em contexto de trabalho foram: Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP - Hospital de Braga) e Unidade de Cuidados Intermédios de Cardiologia (UCIC - Hospital de Braga). Para além de cumprir um requisito avaliativo, a elaboração deste documento tem como objetivo geral, dar evidência à análise crítico-reflexiva das atividades desenvolvidas, ilustrando as competências adqui ridas, numa perspetiva do Enfermeiro Especialista. A metodologia seguida na composição deste documento é uma metodologia descritiva e anal ítica, para que melhor se possa perceber o percurso decorrido contextualizando a sua análise. Estruturalmente o t rabalho encontra-se dividido em t rês partes. Numa primeira fase fazemos uma int rodução onde fica expresso o enquadramento do relatório no curso, uma breve descrição dos locais de estágio e a justificação da seleção dos campos, bem como a fundamentação da creditação na área da urgência. No desenvolvimento do documento descrevemos as situações de aprendizagem com que nos deparamos, dando evidência às atividades desenvolvidas, no sentido de adquiri r as competências inerentes ao enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. De modo a facultar uma leitura mais interessante, subdividimos o corpo do trabalho nos quatro domínios de competências comuns do enfermei ro especialista: Responsabilidade Profissional, Ética e Legal; Melhoria Contínua da Qualidade; Gestão dos Cuidados e Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais. Enumeramos as competências adquiridas, descrevendo as atividades que levaram à sua consumação, reportando-nos a cada um dos domínios. Por último deixamos uma nota conclusiva onde fazemos uma análise retrospetiva das principais aprendizagens, das contingências que cunharam o percurso, e das marcas que todo este período formativo deixou no nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Abordamos ainda os contributos que deixamos nos serviços por onde passamos e inferimos sobre as implicações do aumento da formação na melhoria dos cuidados prestados à população, e no seu cont ributo para o desenvolvimento da enfermagem em geral.
- A time to change or a false opportunity? accession to the european convention on human rights and the locus standi problem in the european unionPublication . Pires, Martinho de Almeida Garrett Lucas; Besson, Samantha
- A nova figura jurídica do apadrinhamento civil e a controversa questão da homossexualidade dos candidatos a padrinhos/madrinhas civisPublication . Helena, Ana Catarina Gonçalves; Sottomayor, Maria Clara
- Município da Póvoa de Lanhoso : contributos para a construção da história dos Agrupamentos de Escolas : o Agrupamento de Escolas Gonçalo SampaioPublication . Dias, Luísa Maria Monteiro Rodrigues Sousa; Fernandes, António SousaO presente Relatório Reflexivo tem como principal objetivo a apresentação de um esboço crítico que, embora demasiado genérico e limitado, possa contribuir para um trabalho mais abrangente e mais sistemático sobre a problemática dos agrupamentos de escolas, acreditando que a situação em que nos encontramos, atualmente, possa ser potenciadora de uma tomada de consciência da importância do estudo da escola, enquanto unidade organizacional, como forma de pressionar a mudança do rumo que a educação tem levado nos últimos tempos. Partindo da súmula do meu percurso profissional e tendo presente o papel que desempenhei no desenvolvimento do processo de agrupamento das escolas do Concelho da Póvoa de Lanhoso e o impacto, no meu percurso, da experiência de dirigente de uma das unidades organizacionais criadas por determinação do governo, analiso a implementação do processo na globalidade passando, em seguida, a um estudo mais pormenorizado, embora incompleto, da criação e funcionamento do Agrupamento Vertical de Escolas Gonçalo Sampaio. A reflexão está orientada no sentido de possibilitar uma revisão da literatura e dos suportes legislativos produzidos sobre a redefinição da rede escolar e as primeiras abordagens ao agrupamento das escolas, para uma melhor contextualização da implementação do processo no Concelho da Póvoa de Lanhoso e, mais especificamente, na Escola EB2,3 Professor Gonçalo Sampaio. Revisita-se a evolução da rede escolar até à concretização dos agrupamentos de escolas, fazendo referência aos diversos modelos organizacionais que os antecederam, e a evolução da educação no concelho até à entrada em funcionamento dos agrupamentos de escolas. A problemática em análise será acompanhada do levantamento das principais potencialidades e constrangimentos sentidos com a entrada em funcionamento da unidade organizacional em estudo. O Relatório Reflexivo termina com a apresentação de uma das experiências mais marcantes no desenvolvimento do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, com a intencionalidade de realçar a mais valia que o agrupamento de escolas pode constituir, se construído com uma dimensão adequada ao desenvolvimento de um Projeto Educativo que responda, efetivamente, às reais necessidades da Comunidade Escolar.