Browsing by Issue Date, starting with "2013-07-12"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da reabilitação protética numa amostra de idosos institucionalizadosPublication . Cunha, Joana Patrícia Martins; Leitão, Jorge Galvão Martins; Veiga, Nélio JorgeIntrodução: O edentulismo, definido como a perda de dentes, e as suas consequências continuam a ser uma realidade na população geriátrica institucionalizada. O aumento do número de dentes perdidos pode comprometer a saúde geral do indivíduo. Características peculiares da população geriátrica muitas vezes limitam as opções de tratamento de reabilitação oral às próteses removíveis. Não obstante, a maioria dos idosos não são devidamente informados quanto aos cuidados necessários na utilização de próteses. Metodologia: Realizámos um estudo epidemiológico observacional transversal em idosos institucionalizados, em que avaliámos uma amostra de 445 indivíduos com idade média de 82,27±8,46 anos. 70,1% dos indivíduos pertenciam ao género feminino e 29,9% ao género masculino. O principal objectivo foi avaliar as características e condições da reabilitação oral, através da observação intra-oral e do preenchimento de um questionário. Resultados: No nosso estudo, em média, encontrámos um Índice de CPOD de 26,31 ± 3,79, com predomínio do número de dentes perdidos. Observámos diferenças estatisticamente significativas entre o número de dentes perdidos e o género feminino (p=0,002), entre a frequência de higienização das próteses e a presença de restos alimentares existentes nas mesmas (p=0,022). O edentulismo tipo I de Kennedy foi o mais prevalente em ambos os maxilares. Encontrámos maior prevalência de edêntulos parciais sem próteses, 38,7% na maxila e 42% na mandíbula. Existe uma considerável percentagem de participantes que utilizam a mesma prótese há mais de 20 anos. De um modo geral, os idosos encontram-se muito satisfeitos com as suas próteses. As próteses maxilares apresentam boa estabilidade e retenção, e o inverso se verifica nas mandibulares. Conclusões: Ainda que sejam necessários mais estudos, com amostras mais representativas e probabilísticas, verificámos que os idosos institucionalizados apresentam grandes carências de informação sobre saúde oral e higiene protética.
- Comportamentos de saúde oral e prevalência de selante de fissuras numa amostra de crianças do Concelho de NelasPublication . Figueiredo, André Ardérius; Leitão, Jorge; Veiga, Nélio JorgeIntrodução: O impacto da saúde oral sobre a qualidade de vida tem recebido cada vez maior atenção por parte dos profissionais de saúde, isto porque a saúde oral é parte integrante da saúde geral e mantê-la é uma prioridade. O conhecimento da prevalência das patologias orais que atingem a população, e a falta de medidas de prevenção simples, acessíveis e eficazes levaram a Organização Mundial de Saúde (OMS) a traçar metas ambiciosas que pretendem, no espaço de uma década, melhorar significativamente a saúde oral a nível mundial. Estas metas exigem um reforço das ações de promoção da saúde oral e prevenção das doenças orais, nomeadamente a cárie dentária e a doença periodontal. A prevenção deverá começar, preferencialmente, no âmbito familiar e continuar no meio escolar, de forma a instruir crianças e jovens para comportamentos saudáveis nesta área. Existem vários métodos de prevenção primária efetivos, desde os menos invasivos, como a promoção de hábitos de higiene oral até aos mais invasivos como a colocação de selante de fissura. Objetivos: Conhecer o estado de saúde oral das crianças e os comportamentos de saúde oral destas e dos seus pais/encarregados de educação Métodos: Realizámos um estudo-piloto do tipo observacional transversal numa amostra de crianças do 1º Ciclo do concelho de Nelas. Foram recolhidos dados em duas fases: através da aplicação de questionários aos pais sobre hábitos de higiene oral das crianças e do agregado familiar e através da observação intra-oral que nos permitiu avaliar o CPOD, a integridade e prevalência de selante de fissuras. Resultados: Este estudo permitiu conhecer padrões de escovagem, dados relativos à saúde oral e às visitas ao médico dentista do agregado familiar. Conclusões: Foi estabelecida uma relação entre a saúde oral das crianças e a dos pais. A prevalência, a caracterização dos selantes de fissuras na amostra estudada, bem como a sua importância foram reconhecidos.
- Prematuridade e desenvolvimento : caraterização do perfil desenvolvimental de um grupo de crianças prematuras (RNMBP e RNEBP)Publication . Reis, Andrea Celeste Hernández; Veiga, ElisaAo falar de desenvolvimento infantil, é necessário ter em conta que este ocorre em várias áreas. Acontece a nível motor, cognitivo, psicolinguístico e socioemocional, onde diversas mudanças acontecem com o decorrer do tempo. Crianças nascidas prematuramente apresentam um pior desenvolvimento no que diz respeito à inteligência e outras medidas de funcionamento neurológico, exibindo um maior risco para desenvolver problemas a nivel comportamental, assim como, dificuldades a nível das interações sociais, o que poderá prejudicar de alguma maneira a relação com os seus cuidadores (Wallace, McCarton & Bennett, 1995). Existe risco no desenvolvimento das crianças expostas a fatores de risco biológicos (Ex.baixo peso e idade gestacional) e ambientais (Ex. baixos recursos socioeconómicos, fraca estimulação parental). Dentro dos fatores de risco biológicos, o autor refere o peso à nascença e a idade gestacional como os mais importantes preditores no prognóstico do desenvolvimento infantil (Benn, 1993, cit.in Mancini, Megale, Brandão, Melo & Sampaio, 2004). O objetivo deste estudo é a descrição de um perfil desenvolvimental de crianças, entre os 4 e 5 anos, nascidas prematuramente. Assim como, compreender o impacto dos fatores de risco biológicos e ambientais no seu desenvolvimento. O estudo foi constituído por 33 crianças nascidas prematuras (menos de 35 semanas e menos de 2,500gr). Para avaliar as várias áreas do desenvolvimento foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths dos 2 aos 8 anos. Após uma análise, verificou-se que os resultados obtidos indicaram que não existem diferenças significativas entre o peso à nascença, a idade gestacional e o tempo de internamento quando comparados com os resultados globais obtidos na Escala de Desenvolvimento. Os resultados obtidos mostraram ainda que existem diferenças estatisticamente significativas apenas na escala A (escala da locomoção), onde o sexo masculino obteve valores mais elevados do que o sexo feminino.
- Estudo da infiltração apical dos canais radiculares obturados por duas técnicas de obturação : técnica de condensação lateral e Thermafil®Publication . Godinho, Maria Teresa Pinto Biscaia; Paulo, Manuel Pedro da Fonseca; Martins, Miguel André DuarteIntrodução: O tratamento endodôntico, não cirúrgico, é constituído por três grandes fases: acesso endodôntico, preparo biomecânico e obturação canalar. Um dos requisitos primordiais para alcançar o sucesso do tratamento é a adequada obturação do sistema de canais radiculares. Ao longo dos anos têm sido introduzidas diferentes técnicas de obturação com a finalidade de melhorar os resultados do tratamento. Objetivo: O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar a capacidade de selamento apical de duas técnicas de obturação distintas: a Técnica de Condensação Lateral e a Técnica de Obturação Thermafil® para concluir qual proporcionará melhores resultados no isolamento dos canais radiculares. Materiais e Métodos. Selecionaram-se quarenta e quatro dentes monorradiculares, retos ou com ligeira curvatura apical. Após a preparação biomecânica, quarenta dentes foram divididos aleatoriamente em dois grupos experimentais e os restantes em dois grupos controlo. Cada dente foi isolado pela aplicação de verniz até 2 a 3 mm do ápice radicular, à exceção do controlo negativo que foi totalmente envernizado. A capacidade de selamento apical foi determinada após a imersão do terço apical em azul-de-metileno a 2%, a 37ºC durante 7 dias. Para a medição linear da quantidade de infiltração do corante foi realizado um corte longitudinal ao longo do eixo dentário e analisado através do microscópico. Resultados: A análise estatística dos resultados deste estudo verificou que não havia diferenças estatisticamente significativas entre a capacidade de selamento apical da Técnica de obturação Thermafil® e a Técnica de Condensação Lateral. Conclusão: Nas condições do estudo nenhuma técnica de obturação impediu a infiltração apical de azul de metileno. Acreditamos que o sucesso de qualquer técnica depende do conhecimento da metodologia, do respeito pelas instruções/recomendações dadas pelo fabricante e a destreza manual do operador.
- Perceção do impacto estético na avaliação de alterações na macro e microestética do sorriso por médicos dentistas, estudantes de medicina dentária e leigosPublication . Ramos, Kátia Alexandra Rodrigues; Alves, Armindo; Reis, AlexandraIntrodução: Um sorriso agradável é muito importante na interação psicossocial dos indivíduos, sendo a estética do sorriso, cada vez mais, o principal motivo da procura de tratamento ortodôntico. Objetivo: Comparar a perceção da estética do sorriso entre médicos dentistas, estudantes de Medicina Dentária e leigos. Metodologia: Vinte e duas fotografias modificadas digitalmente com alterações da macro e microestética do sorriso (arco do sorriso, corredor bucal, desvio da linha média dentária, diastema interincisivo, microdontia do incisivo lateral, alteração das margens gengivais, sorriso gengival) foram apresentadas a 30 médicos dentistas, 30 estudantes de Medicina Dentária e 30 leigos. Os avaliadores classificaram cada fotografia numa Escala Visual Analógica que variou de 0 (nada estético) a 100 (muito estético). Resultados: Na avaliação do corredor bucal de 10% e no desvio da linha média de 2mm, os médicos dentistas foram mais críticos que os estudantes e os leigos (p<0,05). Na presença de desvio da linha média de 6mm e na redução de 1mm da margem gengival dos incisivos laterais, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os estudantes e os leigos (p<0,05). No sorriso gengival de 2mm e no arco do sorriso côncavo, os médicos dentistas e os estudantes foram mais críticos que os leigos e no sorriso gengival de 4mm verificaram-se diferenças estatísticas entre os médicos dentistas e os leigos (p<0,05). A redução de 1mm da largura dos incisivos laterais e o aumento de 1mm da margem gengival foram as variáveis com médias mais elevadas. A influência do género foi estatisticamente significativa no diastema de 1mm e na redução de 1mm da largura dos incisivos laterais (p<0,05). Conclusões: À medida que os desvios aumentam, a estética do sorriso diminui. Os leigos foram os mais tolerantes, apresentando médias superiores e, de modo geral, os médicos dentistas foram mais críticos que os estudantes, principalmente nos desvios menores.
- Estudo piloto : comparação da avaliação estética facial entre leigos, estudantes e profissionais de medicina dentáriaPublication . Macedo, Sofia Félix; Alves, Armindo; Pinto,CláudiaIntrodução: A estética facial é um fator preponderante no diagnóstico ortodôntico. No entanto, é difícil definir o objetivo do tratamento com base apenas no perfil estético, visto que não existe apenas um perfil facial considerado por toda a população como esteticamente atrativo, pois cada indivíduo tem o seu próprio conceito de beleza, que se relaciona com diversos fatores. Este estudo tem como objetivo a obtenção de dados específicos e atualizados, referentes à atratividade facial de indivíduos caucasianos de nacionalidade portuguesa. Pretende-se avaliar o impacto da proeminência mandibular, da assimetria facial, do perfil labial e da altura facial inferior, determinar o limiar em que se tornam clinicamente significativos e esteticamente relevantes e o impacto destas características por género e histórico de tratamento ortodôntico. Metodologia: Procedeu-se à manipulação de fotografias de um indivíduo do género masculino e um do género feminino, considerados esteticamente normais segundo os padrões correntes, alterando as características em estudo, com o intuito de criar um álbum com as fotografias organizadas aleatoriamente, que foi distribuído a 30 médicos dentistas, 30 estudantes de Medicina Dentária da UCP e 30 leigos, que avaliaram cada fotografia numa VAS de 100 mm. Resultados: Verificámos que o perfil facial escolhido como o mais atrativo foi o perfil padrão para ambos os géneros, sendo que a protrusão mandibular severa, a retrusão labial severa, a altura facial inferior diminuída extrema e a assimetria facial severa foram considerados como menos atrativos para ambos os géneros. Verificou-se que os leigos são menos críticos que os estudantes e profissionais de medicina dentária. Também se verificou a inexistência de diferença significativa da influência do histórico de tratamento ortodôntico e do género. Conclusões: A estética facial é um fator que interfere com a autoestima do paciente, acarretando implicações a vários níveis, sendo de grande interesse para o médico dentista comparar os critérios de avaliação da atratividade facial, permitindo uma melhor satisfação por parte do paciente, no que toca aos ideais do tratamento ortodôntico
- Relatório de estágioPublication . Pinto, Ana Margarida Lopes; Gonçalves, Armanda Paula CunhaO presente relatório apresenta uma descrição, bem como uma reflexão crítica, das atividades de estágio desenvolvidas no âmbito do mestrado de psicologia da família, durante o ano letivo de 2011/2012. O estágio desenvolveu-se numa instituição particular de solidariedade social, de Viana do Castelo, designada Gabinete de Atendimento à Família. As atividades dividiram-se em dois tipos, de observação e de intervenção. Do primeiro grupo consta a observação a dois programas de intervenção familiar em grupo e a dois acompanhamentos familiares. Da observação aos programas resultou uma descrição de cada um deles, contemplando-se a apresentação dos seus objetivos, princípios teóricos e estrutura. Fez-se, ainda, uma reflexão crítica ao desenvolvimento das sessões, à nossa participação e um levantamento das aprendizagens realizadas. Da observação aos acompanhamentos familiares, resultou a apresentação dos casos, sua concetualização clínica e uma breve descrição do processo de intervenção. Do segundo grupo de atividades consta a elaboração e implementação de um programa de intervenção em grupo, destinado a casais com filhos, com o objetivo de refletir nos aspetos-chave do desenvolvimento familiar, e, ainda, um encontro de reflexão, destinado a pais com filhos entre os 17 e 25 anos, com a finalidade de refletir no objetivo e desafios da transição para a vida adulta. Para cada uma destas atividades de intervenção são descritos os objetivos, princípios teóricos, estrutura, desenvolvimento, avaliação e resultados.
- Diabetes Mellitus e cárie dentáriaPublication . Carvalho, Domenique Ferreira Nascimento de; Moreira, João LeiteA Diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento da glicose sanguínea (hiperglicemia). É atualmente um dos maiores problemas de Saúde Pública. A sua incidência e epidemiologia têm vindo a aumentar nas últimas décadas. Em Portugal, estima-se que cerca de um terço da população portuguesa tem diabetes ou encontra-se em situação de risco. Entre os diversos tipos de diabetes mellitus, os dois principais são o tipo1 e tipo2 e possuem etiopatogenias diferentes. Além das complicações crónicas, como nefropatia, neuropatia e retinopatia, a DM também está relacionada a complicações orais. A cárie dentária é uma doença com alta prevalência, que atinge a quase totalidade das pessoas, independentemente da raça, género, idade ou condição social, sendo, por isso, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma grave questão de Saúde Pública com alta morbilidade mas baixa mortalidade. É uma doença infecciosa bacteriana pós-eruptiva evidenciada por uma dissolução e destruição centrípeta e progressiva dos tecidos mineralizados dos dentes. No entanto, não há consenso sobre a relação entre a diabete mellitus e cárie dentária. Alguns estudos descrevem uma associação positiva entre ambas, enquanto outros não relatam essa associação.