Browsing by Issue Date, starting with "2013-04-26"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Uma jornada imperecível : da auto-exploração ao conhecimento disciplinarPublication . Nunes, Sofia Raquel Teixeira; Oliveira, Irene“Uma jornada imperecível: da auto-exploração ao conhecimento disciplinar” é o título de um árduo trabalho para aquisição de competências da autora como Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Tal como o título indica, esta foi uma jornada ou um percurso que dificilmente terminará aqui, pois com as novas competências conquistadas os desafios vindouros serão renovados. Esta jornada foi desenvolvida através de dois módulos de estágio: o primeiro estágio foi em Controlo de Infeção Hospitalar e decorreu entre 27/04/2011 e 09/06/2011 no Centro Hospitalar do Porto; o segundo estágio decorreu entre 03/10/2011 e 25/11/2011 no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de S. João – Pólo de Valongo. Este relatório e todo o percurso de estágio foram orientados por um projeto onde se delinearam as competências a adquirir. Em ambos os campos de estágio, todos os objetivos foram afinados e as atividades foram surgindo do âmbito das necessidades detetadas, tendo percorrido a área da formação, da investigação e de outras áreas do saber em Enfermagem. Alargaram-se as capacidades de compreensão de problemas relacionados com a área de especialização, e expandiram-se as aptidões para integrar conhecimentos das áreas já referidas anteriormente. A capacidade relacional foi amplamente trabalhada, sendo que para se ter sucesso nas atividades é necessário o total relacionamento com as diversas equipas. O estágio em Controlo de Infeção Hospitalar foi uma opção e uma das apostas da autora por toda a exigência de articulação de conhecimentos e pelas capacidades relacionais desenvolvidas. As atividades foram desenvolvidas tendo em conta a especificidade do estágio e a exigência do mesmo, assim como das diversas equipas que se encontraram nas diferentes instituições. Foi dada especial relevância à área da formação pelas necessidades reveladas. Foi realizada investigação tendo em consideração os dados existentes e que ainda não tinham sido trabalhados o que resultou em vários trabalhos. O estágio em Serviço de Urgência foi uma experiência única onde se aumentaram as competências em diversas áreas do saber. Houve uma flexibilidade constante no sentido de se perceberem as necessidades dos vários elementos das diferentes equipas. Neste sentido, deu-se prioridade à formação direcionada à equipa multiprofissional tendo em consideração as lacunas existentes. Investiu-se muito tempo e muita concentração no projeto de intervenção no serviço – Gestão do Risco não clínico. Para além disso, a área da prestação de cuidados nunca foi descurada e houve uma preocupação constante na dinamização da mesma, sendo que para isso foram efetuados estudos de casos clínicos onde se aperfeiçoou mais a linguagem Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, Nursing Intervention Classification e Nursing Outcomes Classification. Desta forma, as competências adquiridas foram um somatório de atividades e de experiências que muito enriqueceram a autora. As dificuldades encontradas foram superadas e foram-se conquistando aptidões em áreas diversas como a prestação de cuidados, a investigação, a gestão, etc. O percurso de cada Enfermeiro não é um percurso solitário, mas um trajeto povoado de dúvidas e da necessidade de concretização das mesmas, pelo que este relatório fará referência ao longo e árduo percurso da autora.
- A avaliação de desempenho docente na perspetiva dos diretores : um estudo empíricoPublication . Gonçalves, Maria Helena Bernardo; Melão, Nuno Filipe RosaA entrada em vigor, em 2008, de um modelo de avaliação de desempenho docente significativamente diferente do anterior gerou um debate acesso em torno das finalidades e funções da avaliação e dos procedimentos avaliativos propostos. O novo modelo inseriu-se numa política educativa adepta da monitorização e dos mecanismos avaliativos com vista à diferenciação de desempenhos, à rentabilização dos recursos, à prestação de contas, à melhoria, à eficácia e à qualidade. Em termos de desempenho docente, pretende-se que este objetivo se cumpra pelo desenvolvimento profissional dos professores, resultante dos processos reflexivos desencadeados e pela cada vez mais explícita obrigatoriedade de melhoria dos resultados escolares. A abordagem ao tema exigiu, numa primeira fase, a compreensão dos pressupostos teóricos, subjacentes à política educativa que legitima o estado-avaliador bem como dos pressupostos teóricos que conferem cientificidade aos modelos de avaliação de desempenho profissional. Numa segunda fase, o recurso à metodologia qualitativa permitiu satisfazer o propósito desta investigação, ou seja, perceber como se posicionam os diretores de escolas face ao fenómeno da avaliação de desempenho docente e ao modelo de avaliação instituído pelo Decreto Regulamentar nº2/2010, de 23 de junho. Como principais conclusões, destaca-se que os diretores consideram que a avaliação de desempenho é muito importante para o desenvolvimento profissional dos professores. No entanto, tal objetivo está dependente do modelo de avaliação implementado, que deverá ser muito diferente do modelo do D.R. nº2/2012, de 23 de junho, já que este não promoveu a melhoria das práticas nem a melhoria dos resultados escolares dos alunos.
- Imunofenotipagem por citometria de fluxoPublication . Baptista, Estela Marisa Esteves; Marques, Maria Cristina Fragoso; Guimarães, João TiagoComo trabalho final do Mestrado em Análises Clínicas e Saúde Pública – Especialidade de Hematologia e Imunohemoterapia realizou um estágio curricular. Este esteve compreendido entre o período de Fevereiro a Maio de 2011 e decorreu no laboratório de Imunologia do Serviço Patologia Clínica do Centro Hospitalar de São João, EPE. Durante esse período, acompanhou a rotina do sector de Citometria de Fluxo desde a recepção de produtos até à elaboração do relatório final. Este, dedica-se essencialmente ao estudo de patologias hemato-oncológicas, efectuando imunofenotipagem de amostras, tendo em conta a informação clínica ou diagnóstico fornecidos. As amostras estudadas incluem sangue periférico, aspirados de medula óssea, e outros líquidos biológicos como: líquido pleural, peritoneal, pericárdico e líquido céfalo-raquidiano e biópsias aspirativas de gânglios e massas. Procede-se ainda à quantificação de células CD34+, no sangue periférico e produtos de aferese em doentes em mobilização para realização de auto-transplante. Para além do estudo de patologias hemato-oncológicas, também se procede à quantificação de populações linfocitárias em doentes com VIH/SIDA. Na selecção do perfil fenotípico, utilizam-se paíneis de anticorpos monoclonais, conforme os definidos pelo Projecto Europeu: “Euroflow”52. Estes são utilizados de acordo com a informação clínica fornecida. Presentemente, sabe-se que a aplicação da Citometria de Fluxo se tem mostrado um excelente meio complementar de diagnóstico.
- Os conhecimentos, perceções e estratégias dos docentes do 1º e 3º ciclos do ensino básico face à PHDAPublication . Simão, Sofia Alexandra Simões; Campos, SofiaA PHDA é uma perturbação neuro comportamental mais frequente em crianças em idade escolar e a que mais preocupa os professores no contexto sala de aula, em virtude de esta ter um impacto negativo na vida escolar de inúmeras crianças. Normalmente estas crianças apresentam uma agitação motora excessiva, são muito impulsivas, revelam falta de atenção e concentração. O presente estudo pretende analisar e compara as perceções, atitudes, conhecimento e estratégias dos professores do 1º e 3º Ciclos em relação às crianças com PHDA. Optamos pelo questionário, como instrumento de recolha de dados, em virtude de nos parecer o mais adequado ao nosso propósito, uma vez que a sua utilização é feita de uma forma impessoal. A nossa amostra é constituída por 150 professores que foram selecionados por conveniência. O estudo enquadra-se no paradigma de investigação quantitativa, uma vez que necessitamos de proceder a uma apresentação e sistematização de dados que consideramos fiáveis. Os resultados obtidos mostram que os professores têm um conhecimento insuficiente acerca da PHDA. De uma forma geral, verificou-se que os inquiridos consideram que as causas da PHDA estão ligadas a fatores genéticos. Segundo os professores a PHDA gera impacto a nível do contexto escolar. São as dificuldades de aprendizagem, as dificuldades na relação com os seus pares, as dificuldades em manter a atenção nas tarefas e atividades e a sua distração que provocam uma maior desadaptação destas crianças no contexto sala de aula. Na relação pedagógica junto destas crianças, os professores privilegiam a utilização de estratégias educativas específicas, tais como, a utilização de tarefas curtas e bem definidas, supervisão frequente do trabalho e organização da sala de aula. Os resultados apurados relativamente à comparação entre ciclos verificamos que existem diferenças no que diz respeito ao profissional que deve realizar o diagnóstico, pois os docentes do 1º ciclo consideram o Psicólogo o principal profissional enquanto os docentes do 3º ciclo acha ser o médico. Tudo o resto não existe grande discrepância entre os ciclos.
- Padrões de sono e sintomatologia depressiva em crianças com obesidadePublication . Rio Novo, Raquel Manuela Ausina; Costa, Eleonora Cunha VeigaEste estudo descritivo transversal teve como objetivo estudar a relação entre os padrões de sono e a sintomatologia depressiva numa amostra de crianças com obesidade, utentes do Hospital Santa Maria Maior, EPE Barcelos. A amostra foi constituída por 15 crianças com obesidade com idades compreendidas entre os oito e os dez anos de idade. Os instrumentos de avaliação utilizados foram o Questionário sobre o Padrão Sono-Vigília de Crianças (PSCV) e o Inventário de Depressão para crianças (CDI). Os resultados não evidenciaram uma prevalência de sintomatologia depressiva na amostra total, como seria esperado. Na amostra clinica, constituída por 15 participantes sendo que quatro eram do sexo masculino, não se verificou uma maior prevalência de sintomatologia depressiva no género masculino em relação ao género feminino como seria de esperar e se apurou junto da revisão bibliográfica. Não se apurou associação entre a gravidade dos sintomas depressivos nas crianças que apresentavam problemas de sono. Não se conseguiu apurar relativamente à obesidade, se as crianças que apresentavam piores padrões de sono, apresentavam também maior predominância de sintomas depressivos.