Browsing by Issue Date, starting with "2013-02-28"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Ecclesia in strata : a peregrinação de Egéria como itinerário espiritualPublication . Mieiro, David Manuel Martins; Lamelas, Isidro Pereira
- Depressão, défice cognitivo e suporte social no idosoPublication . Loureiro, Carina da Conceição Marques Rodrigues; Costa, Eleonora Cunha VeigaEste estudo tem como finalidade estudar a relação entre a depressão, o défice cognitivo e o suporte social no idoso. Trata-se de um estudo correlacional e transversal. Todos os idosos da amostra usufruíam de apoio domiciliar técnico-profissional. Os instrumentos utilizados foram:“Mini-Mental State Examination” (Folstei, Folstein & McHugh, 1975); “Escala de Depressão Geriátrica” (Yesavage et col. (1983) e “Escala de Satisfação com o Suporte Social” (Ribeiro, 1999). Os resultados revelaram que existe uma relação positiva entre a depressão e o défice cognitivo, ou seja, quanto maior é o défice cognitivo, maior é a sintomatologia depressiva. Verificou-se que quanto maior for a satisfação total com os amigos, a intimidade e a satisfação com a família, menores serão os sintomas depressivos. Verificamos ainda, que são as mulheres que apresentam níveis mais elevados de sintomas depressivos e que são os homens que registam uma maior satisfação com os amigos. Outro resultado mostra que são os analfabetos que apresentam níveis mais elevados de sintomas depressivos e que são os não analfabetos que registam um melhor estado mental. Os resultados do presente estudo relevaram a importância da necessidade de intervenção ao nível das variáveis psicológicas no idoso.
- Strategic impact of social media in tourismPublication . Seabra, Vera da Costa de; Amaral, Paulo Cardoso doThe main objectives of this dissertation are to find out if Social Media has any impact in Tourism, to determine what tourists’ perceived benefits of using social media when taking trips are, and to ascertain if there is any strategic opportunity for value creation for the tourist. A Social Media value-creation model is created in order to find out if any of the functionalities applied to tourism and any of the perceived benefits of using Social Media in tourism contribute in any way to the tourist’s value-creation or if it has an influence on tourists when planning and taking trips. Through a survey answered by 236 respondents, the most influential attributes of the usage of Social Media in tourism are ascertained, the travellers’ perception of social media is analyzed, the important functionalities and benefits are determined and an analysis of the strategic impact of Social Media in tourism is conducted. After analyzing the strategic impact of Social Media in tourism and applying the RBV model, it is concluded that Social Media does indeed have an impact in tourism. It can even be used as a source of sustainable competitive advantage if tourism firms develop a positive reputation and focus on the personalization of their services as the key element for their value-creating strategy.
- Gestão : a arte de gerir conflitos nas organizaçõesPublication . Rodrigues, Marta Fonseca; Campos, SofiaEste estudo tem como finalidade compreender e avaliar a natureza do comportamento e dos processos organizacionais portugueses, partindo do convicto pressuposto que o conflito é um fenómeno inerente a todas as interacções humanas e, desta forma, indissociável do contexto organizacional. Para a compreensão desta temática foi delineada a questão de partida: Qual a estratégia de gestão de conflito mais adoptada numa organização perante uma situação de conflito? Inicialmente é apresentado o enquadramento teórico, abordando alguns conceitos e aplicações de gestão. Em seguida, são apresentadas algumas abordagens sobre o conflito e a gestão de conflito, caracterizando os principais enfoques sobre o tema. A revisão bibliográfica culmina com o estado da arte onde são apresentados alguns estudos recentes sobre a temática objecto de estudo de diversos autores. No aspecto metodológico recorreu-se à análise descritiva a fim de identificar e caracterizar os resultados obtidos de uma amostra constituída por 44 colaboradores de uma organização. Foi também efectuada uma análise inferencial para testar as hipóteses formuladas. Como resultado, constatou-se que a estratégia mais adoptada em situação de conflito é o compromisso. Esta constatação evidencia que numa situação de conflito os colaboradores adoptam predominantemente esta estratégia na tentativa de satisfazer, moderada mas incompletamente, os interesses de ambas as partes em troca de algumas concessões ou uma tomada de posição mediadora no conflito.
- Estágio e supervisão : que relações?Publication . Faria, Margarida Isabel Colaço de; Xavier, Maria Raul Andrade Martins Lobo; Trigo, Maria Luísa da Mota Teixeira RibeiroEste trabalho reflete parte da minha jornada de profissional nestes vinte e um anos de serviço enquanto professora. Centrei este trabalho no estágio pedagógico, essa etapa da formação de professores tão importante para o seu desenvolvimento profissional. Comecei por fazer uma resenha histórica da formação de professores em Portugal e da formação de professores, concretamente, na instituição Universidade do Minho. Explorei algumas temáticas relacionadas com “este tempo” incluído na formação inicial de professores, destacando momentos como os seguintes: a supervisão como ponte na passagem de professor estagiário a professor; as relações que se estabelecem entre os pares envolvidos neste binómio/trinómio. E a forma como os pares se veem e se encontram; a importância da reflexão e a sua tradução na ação e para a ação. A elaboração deste relatório reflexivo permitiu-me encontrar respostas para diversas questões que desde há anos me assaltavam, mas levantou igualmente novas dúvidas para as quais espero vir, um dia, a encontrar esclarecimento. Reforçada saiu a ideia, que me parece nuclear, da natureza essencial das relações desenvolvidas no período de estágio, entre a figura do supervisor e do aprendiz de professor. Relações cuja fecundidade resulta não apenas do estabelecimento de vínculos profissionais mas, em igual medida, da capacidade para gerar profícuas relações intersubjectivas.
- O projeto educativo e o plano anual de atividades : documentos em articulação na gestão estratégica das escolasPublication . Trinca, Carla Maria Simplício Brinca; Almeida, José Maria deO Projeto Educativo e o Plano Anual de Atividades são dois documentos interdependentes, da responsabilidade da escola, que lhe permitem o exercício da sua autonomia. Estes documentos, com uma longa tradição nas escolas, constam dos textos legais há já mais de 20 anos, embora sempre tivesse sido muito débil a explicitação do modo como deveriam ser elaborados, acabando as escolas por cumprir a imposição legal da forma que melhor entendiam. São documentos que, na sua essência, revelam características facilitadoras de uma gestão de natureza estratégia e, um elevado grau de articulação entre ambos, potencia a sua eficácia neste modo de gestão. A problemática deste estudo está centrada no modo como a escola articula o Projeto Educativo e o Plano Anual de Atividades e os utiliza como instrumentos de uma gestão orientada por princípios estratégicos. Em termos metodológicos este trabalho assenta numa abordagem qualitativa em que se recorreu à metodologia do estudo de caso. Duas escolas, com diferentes tipologias, constituíram o campo de investigação sendo uma delas uma escola agrupada e outra uma escola secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico. Como instrumentos de recolha de dados no estudo empírico foram utilizados a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e a análise documental. Apesar de se tratarem de escolas com diferentes tipologias, os dados obtidos não traduzem diferenças significativas entre ambas. Constatámos que a utilização que as duas escolas fazem dos documentos em análise não valoriza o seu potencial estratégico, o que poderá comprometer uma gestão assente em princípios desta natureza. O Plano Anual de Atividades não operacionaliza efetivamente o Projeto Educativo e a articulação entre os dois documentos não parece ser conseguida. Sobressai neste estudo, um elevado grau de dissenso entre o que está escrito na legislação, nos documentos analisados e no discurso dos docentes.