Browsing by Issue Date, starting with "2013-02"
Now showing 1 - 10 of 61
Results Per Page
Sort Options
- Effect of pH upon viability of probiotic strains when in contact with fruit pulpsPublication . Rodrigues, C.; Sousa, S.; Pinto, A.; Brandão, T.; Silva, J.; Pintado, M.; Silva, C.; Morais, A.; Teixeira, P.; Gomes, A.; Almeida, D.In recent years many probiotic-containing products have been developed, being dairy and dried products the main vehicles for probiotic intake. Fruit juices have also been studied, with less good results, probably due to their low pH values, as well as to the presence of other components, adverse to the survival of the probiotic strains. In order to pinpoint possible reasons therefore, in this study we tried to evaluate the effect of the fruit pulp pH upon the survival of Lactobacillus acidophilus LA-5 and Bifidobacterium animalis BB-12. Two fruit pulps, with different pH values, were used, namely lemon (pH=2.5) and avocado (pH=6.5), and their pH was adjusted (to 2.5, 4.5 and 6.5), in order to access the effect upon probiotic survival over one week storage. Viability was evaluated at 0, 3 and 7 days. Results showed that, although the pH value is indeed important, it is not the only reason for low viability of probiotics when incorporated in fruit pulps. Viability was, as expected, the highest when the pulps had a pH value of 6.5. At 4.5, avocado still had considerable viable cell numbers after one week contact with the pulp, while for lemon, at the same pH, no probiotics were detected after 3 days. At 2.5, for both pulps, no viable cells were detected after only 3 days. These results indicate that, although pH is important, other constituents of the fruits are also responsible for the degree of survival of probiotics in fruit matrices.
- Saber ler para saber pensar : uma visão reflexiva da abordagem da leitura no ensino da língua maternaPublication . Santos, Maria Isabel de Moura Leitão; Xavier, Maria Raul Andrade Martins LoboDescreve-se nesta reflexão uma proposta de trabalho que procura respostas para a inquietação relacionada com a aprendizagem da leitura ao longo de 25 anos de docência. De facto, os indicadores nacionais e internacionais revelam níveis de literacia inferiores ao desejado e descredibilizam as estratégias usadas nas salas de aula. Nesse sentido, é feita uma reflexão teoricamente fundamentada sobre as práticas levadas a cabo pela docente ao longo da sua experiência profissional, pois o professor quando termina a sua formação académica está longe de ser encarado como um profissional amadurecido, na medida em que os conhecimentos que adquiriu são insuficientes para o exercício das suas funções ao longo da carreira, reconhecendo, assim, numa atitude autorreflexiva, a necessidade de crescimento. O ensino explícito da compreensão de textos e a definição de estratégias de aprendizagem de forma autorregulada tornam-se cruciais para a formação das jovens gerações, que necessitam desenvolver estratégias cognitivas e metacognitivas para obtenção de informação emanada dos textos escritos. Se ensinar a ler é um desafio estimulante, ousar ensinar a pensar é um desafio mais estimulante ainda.
- Visões do homem em C. S. Lewis e G. K. ChestertonPublication . Duarte, Alexandre Freire
- Fisioterapia em cuidados paliativos : acção e comunicação no acompanhamento dos doentesPublication . Vieira, Maria Cristina Faria de Mello; Almeida, José Manuel Pereira deA participação do fisioterapeuta nos cuidados paliativos contribui para melhorar a qualidade de vida, aliviando a dor e promovendo o bem-estar. Boa parte da acção do fisioterapeuta desenvolve-se pela comunicação com o doente, com os seus familiares e com a equipa. A comunicação é um processo que permite às pessoas trocar informações sobre si mesmas e o que as rodeia. Os seus objectivos são reduzir incertezas, preocupações e expectativas, melhorar os relacionamentos e indicar uma direcção ao doente e à sua família. A honestidade na comunicação é um imperativo ético para uma verdadeira prática clínica. Aprender e treinar técnicas de comunicação é cada vez mais uma necessidade, uma competência a adquirir para uma boa prática nos cuidados de saúde. A investigação da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas permite iluminar este novo modelo de acção e comunicação. Esta teoria envolve diferentes formas de acção (atitude performativa, agir para o entendimento mútuo, relação interpessoal e intersubjectividade) e de comunicação (onde aborda a ética do discurso e as suas regras; as pretensões de validade, a verdade, a correcção e a veracidade; indica as referências ao mundo objectivo, subjectivo e social). A sua aceitação é um garante da competência comunicativa, tão relevante para uma boa relação comunicacional. A reflexão sobre a teoria de Habermas corresponde a uma perspectiva ética, com uma uniformização de critérios, sendo uma ferramenta teórica susceptível de passar à prática. Penso conseguir contribuir não só para uma nova abertura de horizontes de um novo agir no acompanhamento dos doentes e suas famílias, como também para uma mudança de atitude dos profissionais de saúde, com vista a uma melhoria significativa no relacionamento humano, no respeito, na comunicação e na dignidade da pessoa humana. Esta mudança de atitude pode de igual modo ser alargada a outras áreas da saúde.
- Responsabilidade social das empresas : implicações económicas e jurídicasPublication . Festas, Ana Sardinha Tavares; Câmara, Paulo
- Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceitoPublication . Mota, Susana Gonçalves; Dias, Paulo César AzevedoO aluno com limitação visual é confrontado com diversas dificuldades no seu quotidiano e desafios ao seu desenvolvimento e a aprendizagem em contexto escolar. No presente trabalho, centramo-nos no contexto escolar, no sentido de perceber o efeito de variáveis psicológicas, nomeadamente auto-conceito, auto-estima e imagem corporal, junto deste grupo. Os estudos sugerem que os alunos com limitação visual obtêm sucesso académico e aquisição de conhecimentos, quando incluídos na escola inclusiva e usufruindo dos recursos disponíveis. O mesmo se verifica relativamente à auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Os alunos com limitações visuais apresentam, geralmente, bons níveis de auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Assim, este estudo pretende analisar, no nosso contexto, se a imagem corporal, a auto-estima e auto-conceito se relacionam com o desempenho escolar do aluno com limitação visual. A amostra é constituída por 21 alunos, entre os 12 e 18 anos, sendo 12 do género masculino e 9 do género feminino. Os resultados permitem concluir que existe uma relação positiva entre o auto-conceito e o desempenho escolar dos alunos com limitações visuais, ou seja, quanto maior a auto-estima e auto-conceito, maior a possibilidade de sucesso escolar.
- Custeio de serviços de saúde numa IPSSPublication . Ferreira, Miguel Alfredo dos Reis; Anacoreta, Maria LuísaNo atual contexto da saúde o desenvolvimento das técnicas de custeio para o controlo e análise dos custos nas organizações hospitalares, tem sido um fator determinante para o desempenho das mesmas e apresenta-se como uma importante ferramenta no processo de gestão. Este projeto tem como objetivo a aplicação do custeio baseado em atividade e tempo, sigla do inglês Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC), no Hospital da Trindade. A sua implementação na instituição constitui uma mais-valia para a obtenção de informações precisas e confiáveis. Nesta medida, surge uma questão basilar: será que o reembolso feito pelas mais diversas entidades remunera os custos dos atos cirúrgicos? No decorrer do estudo foram utilizadas varias técnicas de colheita de dados e análise documental, de forma a proporcionar elementos capazes na identificação e aprofundamento do setor, bem como os serviços realizados e os recursos consumidos. A amostra selecionada para o estudo refere-se aos atos cirúrgicos mais praticados na organização no corrente ano. A partir do propósito apresentado, determinou-se os custos associados a cada ato cirúrgico bem como os valores de reembolso feitos pelas respetivas entidades convencionadas com a instituição. Constatou-se que os valores reembolsados pelas entidades convencionadas ficaram substancialmente abaixo dos custos, variando de -5% na apendicectomia a -63% no tratamento de hérnia inguinal bilateral. A magnitude das variações entre o máximo e mínimo dos valores reembolsados sugere que as entidades convencionadas trabalham com metodologias não convergentes na formação das suas tabelas de preços. A partir dos resultados apresentados, pretende-se viabilizar a implementação do TDABC nas organizações hospitalares em geral.
- Marketing strategy for luxury retail : how to attract international consumers of luxury in Portugal : Fashion Clinic case studyPublication . Candeias, Marta Pimentel; Abecassis-Moedas, CélineNowadays the luxury market is characterized by the high competitiveness and current globalization, with retailers and brands themselves making a great effort to achieve success. In Portugal, despite the unfavorable economic situation that the country undergoes, the luxury retail market has accompanied this increase global trend. Such a growth is meaningfully due to the increasing demand of international luxury brands by foreigners from emerging countries like Angola or Brazil. These consumers, with a high purchasing power, are attracted either for lack of offer in their own countries or for more reasonable prices in Portugal. Therefore luxury players must concentrate their efforts to effectively attract and keep them. To do so, it is crucial to have a deeper knowledge about them, namely their habits and preferences. In this dissertation, it was intended to understand if there are differences at the level of behavior, attitudes and preferences in view of the luxury between the Portuguese and the international consumer who buys in Portugal aiming at proposing a marketing strategy for target those international consumers who make luxury purchases in Portugal. This thesis used a Portuguese luxury retailer – Fashion Clinic – as a case study. To address such a research, after a review of the existing literature concerning the luxury industry, an analysis carried out of the data which resulted from online survey made by Fashion Clinic to its customers. Findings on the Portuguese and international consumers’ profile and preferences in view of luxury were then taken into account. Based on that, three major strategies to target international consumers in Portugal were recommended: 1) Provide the male customer with an excellent service, high quality and tailor made luxury products, 2) Educate customers on brands and 3) Create an online shopping platform.
- Own-brand mobile phones : the case of Vodafone PortugalPublication . Pereira, Marta Maria Sena Martins; Celeste, PedroHandsets portfolio plays a crucial role in operators’ differentiation strategy. Nonetheless it is increasingly harder for operators to differentiate their portfolios since manufactures are less available to negotiate exclusivity agreements. Moreover, the market is dominated by few giants, like Samsung, Apple and Nokia, which reduces operators’ negotiation power with manufacturers. Literature suggests that Private Label market power is lower in categories with more innovation and higher technology costs associated. Still, own-brand handsets are a common practice by major operators in European countries. Particularly, Vodafone has an own-brand handsets program, in force since 2006, making them available in its subsidiaries, namely in Portugal and other partner markets. The main purpose of this research is to understand the strategy regarding own-brand mobile phones of the operator with the most valuable telecoms brand in the world – Vodafone. Moreover, it aims to comprehend the impact of own-brand handsets on consumer buying behavior. It was concluded that own-brands can effectively contribute to differentiate operators’ portfolio and to boost bargaining power with manufacturers. Moreover, concerning the consumers’ perspective, the market study performed revealed that the willingness to buy own-brand handsets is higher in low-end mobile phones. The study also suggested that there is a gap between consumers’ predisposition to buy own-brand handsets and its actual purchase.
