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- Construção de um corpo de conhecimentosPublication . Almeida, Ana Paula Topete Lopes de; Campos, Sofia Margarida GuedesO presente trabalho tem por base o nosso percurso profissional e a reflexão das práticas educativas, da organização escolar de ser professor. Na docência a formação inicial consiste, apenas, na primeira etapa da formação profissional que, cada vez mais, é atualizada e reciclada ao longo da vida, através de formações contínuas. A prática profissional encontra-se em constante mudança, sendo, por isso indispensável requerer novas competências e novos conhecimentos. Outra questão a desenvolver e aprofundar é a relação com os alunos, particularmente os alunos com necessidades educativas especiais. A inclusão destas crianças tem sido uma problemática abordada ao longo dos tempos, com maior ou menor sucesso. Compreender e descrever os aspetos facilitadores e os obstáculos da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas do ensino regular, tornou-se um assunto deveras importante. Atualmente, continua a ser uma questão discutida no sentido de conseguir proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, mesmo os que apresentam características distintas, alcançando assim uma Escola Inclusiva, uma Escola para Todos. De uma forma geral, serão estas as linhas orientadoras do presente trabalho, que pretende ser objetivo, clarificador e, acima de tudo, permita uma reflexão sobre o nosso percurso profissional, no sentido de melhorar a consciencialização do que foi e do que pretende vir a ser.
- A construção de uma identidade profissional : a reflexão do pedagogo social no campo da educação/formação de adultosPublication . Rocha, Fernanda Maria Azevedo; Palmeirão, CristinaO presente Relatório Reflexivo tem como tema “A construção de uma identidade profissional: a reflexão do pedagogo social no campo da educação/formação de adultos”. Neste âmbito, pretendemos evocar o nosso crescimento profissional que assenta na constante busca de formação para solidificar a nossa identidade enquanto profissional e a reflexão sobre o movimento de questionamento que estrutura e alicerça a nossa ação e reforça o compromisso por nós assumido enquanto profissional que labora em prol de uma cidadania ativa e solidária. O fim da reflexão é melhorar a nossa ação e o nosso desenvolvimento profissional. Ao fazê-lo, estabelecemos uma relação dialética entre a prática e a teoria, tornamo-nos mais sensíveis e mais profundos. Encontrámos na Pedagogia Social o elo de ligação entre a prática da Educação Social e a prática do formador. Deste modo, conseguimos legitimar a nossa intervenção sem nunca perder o rumo e os objetivos da Educação e Formação de Adultos e, simultaneamente, sem perder as raízes da Educação Social, a nossa formação de base. Assim sendo, a Pedagogia Social permitiu-nos desenvolver aquela que é hoje a nossa identidade profissional enquanto formadora e pedagoga no domínio da educação e formação de adultos. Desta forma, gerar competências cada vez mais eficazes é o nosso propósito e o que desencadeia em nós o desejo de uma formação contínua. Para sustentar a nossa linha de pensamento, baseamo-nos no paradigma da educação ao longo da vida, visto que a educação e a aprendizagem não são feitas apenas numa fase da vida, prolongam-se ao longo da vida e ela (a educação) tem de estar ao serviço da verdade e, portanto, de uma cidadania solidária crescente. É comungando os ideais do paradigma da aprendizagem ao longo da vida que se conjuga a nossa formação e a nossa ação.