Browsing by Issue Date, starting with "2012-10-03"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágioPublication . Azevedo, Carlos Filipe Coimbra de; Melo, JorgeO Enfermeiro especialista apresenta um conhecimento aprofundado num determinado domínio específico de Enfermagem, tendo em conta as respostas humanas aos processos de vida e aos problemas de saúde, demonstrando desta forma um conjunto de competências relativas a um campo de intervenção especializado. (Ordem dos Enfermeiros, 2007). No sentido de concretizar o Mestrado e Especialização em Enfermagem Médico- Cirúrgica realizamos 3 módulos de estágio, Serviço de Urgências (HSTV), Cirurgia Cardio- Toracica e Instituto Nacional de Emergência Médica. A Urgência do HSTV E.P.E segundo a DGS é uma urgência polivalente (SUP), sendo este o nível mais diferenciado de resposta à situação de urgência/emergência . Neste estágio realizou-se actividades em todas as áreas de cuidados, contudo, deu-se maior primazia á triagem, sala de emergência/reanimação, sala de pequena cirurgia e UDC, nas quais se concretizaram algumas técnicas, nomeadamente, estabilização da vítima, monitorização dos parâmetros vitais e colheita de espécimes para análise. O INEM é o órgão coordenador de uma valência de saúde que é uma nova concepção de cuidados de saúde, caracterizado por um conjunto de acções extra-hospitalares, hospitalares e inter-hospitalares. Para uma melhor compreensão deste instituto houve necessidade de conhecer os diferentes meios á disposição desde a ambulância á VMER. Nestes meios tivemos diversas experiências positivas desde o encaminhamento de doentes urgentes até á prestação de cuidados emergentes nomeadamente em paragem cardio-respiratória. O INCCI é um instituto que apresenta como objectivo primordial, o tratamento cirúrgico das doenças do coração e dos grandes vasos intra-cardíacos. Neste contexto as cirurgias mais comuns são as valvuloplastias e a cirurgia de bypass cardíaco. O doente internado numa unidade desta natureza, é um doente cuja patologia poderá levar a complicações diversas, envolvendo a falência de um ou de vários órgãos. Tivemos a possibilidade de cuidar de doentes que tinham sido submetidos a triplo bypass cardiaco, a aneurisma da aorta, bem como, a colocação de próteses valvulares. Foi-nos dada a oportunidade de assistir a algumas cirurgias onde pudemos contactar e aprender “in loco”, bem como de observar determinadas técnicas como a circulação extra corporal. A redacção deste relatório permitiu-nos a reflexão sobre o trabalho e actividades desenvolvidas no decorrer dos estágios, bem como a revisão global dos objectivos gerais programáticos, permitiu-nos ainda, desenvolver determinadas competências: técnico científicas na área do doente crítico, de auto – conhecimento, relacionais, bem como investigativas.
- A ansiedade na performance musical : estudo de caso em jovens violetistasPublication . Correia, Teresa Filipa Barbosa; Coimbra, DanielaNa sociedade agitada em que vivemos atualmente, o dia-a-dia dos estudantes exige crescentes preocupações da sua parte e dos seus educadores. Torna-se assim cada vez mais importante compreender o fenómeno da ansiedade e entender, por outro lado, até que ponto pode ser benéfica ou prejudicial, não só ao bem-estar, mas também ao rendimento dos estudantes. Foi a partir desta preocupação que se desenvolveu este trabalho cujo objetivo consistiu em averiguar os níveis de ansiedade intrínseca (ansiedade-traço) em jovens violetistas, alunos do ensino especializado da música e se estes se modificam no momento da performance (ansiedade-estado), bem como aferir as suas consequências na qualidade dessa mesma performance pública. Para tal, foi utilizado o teste estandardizado State-Trait Anxiety Inventory – STAI (Spielberger, 1983), aferido para a população portuguesa por Danilo R. Silva (2005) tendo sido aplicado a um grupo de 26 estudantes violetistas da Escola Profissional e Artística do Vale do Ave e da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. Para além do teste foi realizada uma audição que foi avaliada por um júri selecionado para o efeito, através de uma grelha de avaliação, a fim de se obter uma medida de desempenho da performance de cada estudante. Os resultados indicaram diferenças significativas entre os fatores ansiedade-traço e ansiedade-estado na totalidade dos participantes e nas estudantes do género feminino, individualmente considerado. Foi ainda verificada uma relação inversa entre os níveis de ansiedade e o desempenho dos estudantes, ou seja, quanto maiores foram os níveis do fator ansiedade-estado, menor foi a classificação obtida na audição. Conclui-se assim que jovens músicos podem experienciar ansiedade na performance podendo os seus níveis alterar-se de forma drástica em situações de ameaça ou stress influenciando negativamente a qualidade da performance.
- Relatório de estágioPublication . Costa, Bruno José Teixeira da; Ribeiro, OlivérioEste relatório reflecte as actividades da componente prática inserida no Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica do Instituto Ciências da Saúde ministrado pela Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras. O estágio desenvolvido dividiu-se em três módulos com uma carga horária de 180 horas cada um, desencadeando-se num 1º Período de 27/04/09 a 27/06/09 correspondente ao Módulo III, realizado na Unidade de Queimados/Unidade de Cuidados Especiais do Hospital da Prelada. Num 2º Período entre 06/10/09 e 29/11/09 correlativo ao Módulo II, sendo desenvolvido na Unidade Monitorização do Doente Cirúrgico do Hospital São Teotónio (Viseu). Por fim o 3º Período entre os dias 2/12/09 e 31/01/2010, relativo ao Módulo I foi realizado no Serviço de Urgência do HPP – Boavista. O grande objectivo geral definido para este estágio era o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e relacionais na abordagem ao doente crítico, dando ênfase ao doente queimado. As experiências proporcionadas por este estágio permitiram limar a minha prestação nas vertentes técnica, científica e relacional, ao nível do contacto com o doente crítico, respectivamente na sua abordagem em contexto de Serviço de Urgência e na manutenção do seu equilíbrio quando admitido numa Unidade de Cuidados Intermédios/Intensivos e Unidade de Queimados. Este Estágio possibilitou o desenvolvimento de competências de destreza, planificação e tomada de decisão, perante situações complexas, permitindo a definição de prioridades na abordagem ao doente crítico, bem como a sensibilização de equipas para a optimização do seu desempenho.