Browsing by Issue Date, starting with "2012-09-14"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Cistos odontogénicos : estudo observacional na clínica universitária da Universidade Católica PortuguesaPublication . Fidalgo, Diogo Miguel Costa; Mendes, Rui Alberto Amaral; Lopes, Joaquim Tinoco TorresIntrodução: Uma parte substancial das lesões diagnosticadas na cavidade oral corresponde a cistos odontogénicos. Estes surgem do epitélio de um gérmen dentário durante ou após a odontogénese se completar, podendo ter origem inflamatória ou de desenvolvimento. Geralmente, estes são assintomáticos e o paciente só procura ajuda médica quando a lesão já está bastante desenvolvida. Cabe ao Médico Dentista efectuar uma análise sistemática e cuidadosa das lesões radiolucentes e realizar os exames necessários para chegar a um diagnóstico correcto. Objectivo: Determinar a frequência destas lesões na Clinica Universitária da Universidade Católica Portuguesa (UCP), e determinar a sua distribuição de acordo com a idade, sexo e local afectado. Os resultados foram comparados com outros estudos previamente publicados. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo observacional retrospectivo dos cistos odontogénicos diagnosticados e tratados na Clínica Universitária desde que esta entrou em funcionamento (Maio de 2002) até Abril de 2012. Resultados: O diagnóstico de cisto odontogénico foi estabelecido em 4 casos, os quais representam 8% do total de biópsias efectuadas. Três dos cistos eram inflamatórios – todos eram cistos radiculares – e um era de desenvolvimento - cisto periodontal lateral. Surgiram no mesmo número na maxila e na mandibula e a região anatómica mais afectada (50%) foi a região maxilar anterior. A maioria dos pacientes diagnosticados era do sexo feminino (75%). A maioria dos casos ocorreu na 3ª década de vida (50%) e a média de idades foi de 35 anos. Conclusão: O reduzido número de casos resultou em diferenças comparativamente aos estudos previamente publicados. A sensibilização da população e das outras classes médicas para as lesões císticas que podem estar presentes na cavidade oral poderia aumentar o número de casos. Palavras-chave: cistos odontogénicos, prevalência, características clínicas e radiográficas, plano de tratamento, revisão da literatura.
- O professor, a escola e a sala de aula : reflexões apoiadas num caso de estudoPublication . Queiroz, Lucinda Magalhães de; Machado, JoaquimPartindo de uma narrativa reflexiva sobre um percurso profissional como docente no ensino público, este relatório debruça-se sobre dois domínios da organização escolar: os aspetos tangíveis da cultura sob o ponto de vista da organização e a perceção dos alunos sobre o clima da sala de aula, no âmbito da relação pedagógica. Este trabalho realça a cultura e o clima como duas dimensões da escola, importantes na criação de contextos (des)favoráveis ao desenvolvimento profissional, e principalmente a aprendizagens efetivas e significantes dos alunos. Partindo do pressuposto que a cultura da escola constitui uma estrutura de referência comum, uma vez que fornece regras e normas orientadoras para se perceber, pensar e sentir o funcionamento da escola, analisa-se como determinadas práticas organizativas podem originar diferentes dimensões à cultura escolar e, apoiando-se num estudo de caso, analisa-se também o impacto da cultura escolar no seu quotidiano, incluindo a sala de aula e a relação pedagógica. Neste domínio, apoiando-nos no conceito construtivista de cultura, em que o clima é considerado um dos elementos desta, e tendo em vista que qualquer ação educativa tem como finalidade o sucesso dos alunos, analisa-se como o clima de sala de aula, decorrente das perceções dos alunos sobre a relação pedagógica e a motivação, influencia as suas aprendizagens.
- One stop shop for social enterprise resources : the case of seToolbeltPublication . Doetinchem, Donata von; Pinheiro, Susana FrazãoThe concept of social entrepreneurship has become well-established in business as a beneficial approach to achieve a desired social change. The purpose of this dissertation is to raise awareness of the field of social entrepreneurship, the needs of practitioners, and the opportunities of open source sharing as well as crowdsourcing in this area. At the beginning, an overview of the main literature and research on social entrepreneurship and the potential of Web 2.0 for firms is provided. The methodology adapted is a case study approach with the scope of presenting the story of seToolbelt, an online platform that aims to assist social entrepreneurs to grow successful social enterprises. The main challenges the company faces are addressed in the research questions and discussed in the teaching notes that enrich the case study. The first of seToolbelt’s concerns is the ability to motivate users to participate, the second one the impact measurement of its operations. The dissertation concludes by indicating possible approaches to tackle these problems and to identify avenues to take.
- O impacto dos serviços web only no crescimento da empresaPublication . Ferreira, Miguel Bradford; Morais, RicardoDesde meados do ano 2000, que o estudo da temática dos serviços online conheceu um grande avanço ao nível de contribuições por parte de diversas comunidades científica. Efectivamente, o boom das empresas tecnológicas, aliado ao progresso galopante da Internet levaram vários estudiosos, de distintas correntes de pensamento – com claro destaque para a economia, tecnologia, sistemas de informação e informática - a debruçarem-se sobre o fenómeno emergente dos serviços online. No entanto, este aumento de contribuições esbarou na natureza multidisciplinar da temática, levando a uma desarticulação ao nível das contribuições e conclusões dos vários estudos, tanto inter como intra comunidades. Da realização de uma extensa pesquisa de literatura relacionada com a temática, foram identificadas três limitações que justificaram a realização desta Dissertação de Mestrado, e sustentaram a qualidade e pertinência das contribuições apresentadas. Este estudo de natureza exploratória, assente na imaginação analítica do autor através de recurso à inferência analítica, tem como objectivos: 1. abordar a temática dos serviços web only, cuja nomenclatura, definição e âmbito foram propostos na tentativa de suprimir as limitações resultantes da natureza multidisciplinar do estudo dos serviços online; 2. Apresentar uma proposta de modelação/definição de modelos de negócio para a nova tipologia de serviço proposta, de acordo com as suas características intrínsecas e diferenciadoras. Estes objectivos, são alcançados através de uma extensa revisão de literatura sobre os serviços online e os modelos de negócio baseados na Internet - que se traduz, também, como um contributo relevante ao nível da sumarização das contribuições de diferentes correntes de pensamento - que visa permitir ao autor a resposta às perguntas de investigação identificadas assim como lançar as bases para futura pesquisas que versem sobre as temáticas dos serviços online e web only.
- Os media sociais no corporate social marketingPublication . Araújo, Filipa Alexandra da Costa; Silva, Susana Costa e; Andrade, António Manuel Valente deO presente estudo incide nas áreas do marketing e do E-marketing, em concreto no corporate social marketing e nos media sociais, respetivamente. O marketing tem sido reinventado e hoje em dia já não se fala em marketing por si só e expressões como marketing organizacional, marketing de pessoas, marketing territorial, marketing tribal, ouvem-se e lêem-se com frequência. É neste contexto que também surge o corporate social marketing, isto é, o marketing social corporativo, que pode ser entendido como um vínculo de longo prazo entre uma organização com uma ou várias causas e/ou com outras organizações, em que além do benefício social também se busca o fortalecimento da marca perante o público. Por outro lado, vivemos numa economia cada vez mais global em que as tecnologias de informação evoluíram muito, e sobretudo os media sociais têm vindo a revolucionar a forma como se comunica, em concreto, como as organizações comunicam com o público e vice-versa. Estas duas temáticas, corporate social marketing e media sociais, estão cada vez mais relacionadas, já que o marketing com enfoque social cada vez mais se apropria do valor acrescentado que os media sociais proporcionam. Neste contexto, o presente trabalho procurou enquadrar teoricamente os dois temas, e através da investigação perceber qual a sua relação e como podem ser maximizados os benefícios dali decorrentes. Foi realizado um estudo de caso único, e a unidade de análise, ou seja o caso, foi a Fundação EDP. Para recolha de dados foi realizado um inquérito por questionário online, cujos resultados permitiram perceber que as causas a que as pessoas estão mais sensíveis são as de cariz social, e que vêm positivamente o fato das organizações divulgarem nos media sociais as ações que levam a cabo, pois reconhecem tal situação como um ato de transparência e sentido de compromisso. Foi possível ainda concluir que as organizações têm vantagens a associarem-se a causas e/ou a outras organizações uma vez que globalmente, aumentam a sua credibilidade, a notoriedade da marca e a proximidade do público.
- A força hermenêutica do midráš : sua importância na interpretação das EscriturasPublication . Figueirinhas, Catarina Maria Guerreiro; Vaz, Armindo dos Santos
- A importância dos expatriados na gestão internacionalPublication . Pinho, Bárbara Patrícia da Silva e Sousa Marques de; Silva, Susana Costa e
- Os grandes investimentos públicos : análise crítica das metodologias de avaliação = The large public investments : critical analysis of the assessment methodologiesPublication . Passos, Margarida Alves de; Oliveira, Francisca Guedes deA conjuntura económica actual obriga os países e as suas economias a serem cada vez mais rigorosos na hora de escolher os investimentos onde devem ser aplicadas as verbas públicas. A necessidade de pautar os estudos de viabilidade económica, ambiental e social de um elevado rigor técnico, leva a que seja urgente perceber quais as metodologias de avaliação de investimentos públicos existentes e qual a sua área de aplicação. Nesse sentido, a dissertação que a seguir se apresenta procurará fazer uma revisão bibliográfica cuidada e crítica de quatro das metodologias disponíveis para avaliar projectos de investimento, nomeadamente: análise custo-benefício, método da avaliação contingente, estudos de benchmarking e teoria da base económica. No final, espera-se que seja possível aferir com clareza a área de aplicação de cada uma das metodologias analisadas, deixando abertura para que, no futuro, os estudos realizados sejam mais rigorosos, contribuindo assim para a execução de investimentos que tenham um contributo fulcral para a promoção do crescimento económico, a sustentabilidade ambiental e equidade social.
- Portugal and Greece : is there room for an improvement in economic relations?Publication . Papatzika, Stamatia; Silva, Susana Cristina Lima da Costa e
- Marcas de luxo versus contrafação : motivações de escolhaPublication . Araújo, Manuel Ribeiro; Machado, JoanaO mercado mundial do luxo atinge anualmente $178 mil milhões. Paralelamente, a contrafação de produtos de luxo acompanha este crescimento. O objetivo deste estudo é conhecer as motivações de escolha dos consumidores na compra de marcas de luxo e contrafação. A pesquisa centra a sua atenção em conhecer o que move o consumidor a comprar marcas de luxo, que características o produto de luxo deve conter, quais as razões subjacentes à procura dos produtos de contrafação. A metodologia utilizada combina os métodos qualitativo e quantitativo de investigação, realizados através de revisão bibliográfica e de um inquérito por questionário enviado online, destinado a consumidores de marcas de luxo e contrafação. Conclui-se que as marcas de luxo se diferenciam pela sua capacidade de apresentar produtos com uma elevada estética ou design. A qualidade técnica é seguramente o critério que o consumidor mais valoriza além do design. A durabilidade, a sofisticação e singularidade ou prestígio constituem para o consumidor aquilo que na sua essência mais diferencia as marcas de luxo das restantes. Por outro lado, as marcas de contrafação cada vez mais oferecem produtos idênticos aos originais com um design interessante pensando na relação custo/beneficio. Acresce o facto de os consumidores considerarem que a contrafação não se reveste de antiético, muito embora, reconheçam que a contrafação é um problema que deve ser combatido.