Browsing by Issue Date, starting with "2012-06-14"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Currículos de ensino de informática na União Europeia: um olhar sobre Portugal, França e InglaterraPublication . Sá, José RuiEste estudo pretende abordar, numa perspetiva da vertente inerente à educação comparada, os currículos de ensino da informática em Portugal, França e Inglaterra. Visando uma fundamentação teórica, procedemos a uma vasta pesquisa e análise, em diversos organismos oficiais de cada um dos países, de dados relevantes que nos permitiram responder a diversas hipóteses levantadas no decurso do trabalho. Considerando que os três países estudados encontram-se em fase de restruturação dos currículos nacionais ao nível desta disciplina, apresentamos o currículo atual e o novo ou a sua proposta. Por fim, estabelecemos comparações e apresentamos uma sugestão para um “eventual” currículo ideal para adotar em Portugal, bem como as suas fundamentações.
- Avaliação da qualidade de vida e estilos de coping na esquizofreniaPublication . Meireles, Adélia Germana Sousa Vieira Lopes; Costa, Eleonora Cunha VeigaNo presente estudo exploratório, pretende-se verificar a relação entre a qualidade de vida e estilos de coping em pessoas com diagnóstico de esquizofrenia institucionalizadas. Para tal, 37 pessoas com diagnóstico de esquizofrenia, foram avaliadas tendo em relevância os domínios considerados fulcrais para a consecução deste estudo recorrendo aos seguintes teste: Mini Mental State Examination (MMSE), Questionário reduzido de Saúde (SF-36) e Brief- Cope. Os resultados deste estudo indicam que as pessoas com diagnóstico de esquizofrenia apresentam uma qualidade de vida moderada alta e que apesar de estarem internados à longos anos apresentam níveis de boa qualidade de vida. Relativamente às estratégias de coping o estudo demonstra que este doentes apresentam níveis baixo de estratégias e com os anos de internamento piora.
