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- Proposta de melhoramento do processo de expedição de pasta de papelPublication . Coutinho, Nuno Miguel de Oliveira; Sousa, Hermano; Julião, JorgeO objetivo deste trabalho é a melhoria do processo de expedição de pasta de papel entre o local de produção e o cais comercial. A necessidade de melhorar o processo de expedição advém de um aumento de produção, tornando o sistema de expedição atual inadequado para a nova realidade. É inicialmente realizado um estudo de forma a analisar a capacidade ao longo do processo de expedição atual. Iremos comparar o transporte ferroviário com o rodoviário, analisando quais dos dois é o mais viável. Após este estudo, identificamos que o transporte ferroviário não é economicamente viável, passando então a analisar quais as melhorias necessárias no transporte rodoviário para que este suporte o aumento de produção. Concluímos que com o desenvolvimento de um semirreboque com maior capacidade de transporte de pasta de papel, integrado com um sistema de cobertura semiautomático para cobrir a pasta nos dias de chuva, um sistema pneumático para trancar a pasta de papel, impedindo que este se mova durante o transporte, são as melhorias necessárias para que o processo de transporte entre o local de produção e o cais esteja ao nível da nova capacidade de produção de pasta de papel.
- The impact of message framing, visual appeal and donation proximity on the effectiveness of charity-marketing campaignsPublication . Bönisch, Kira; Machado, FernandoCorporate social responsibility (CSR) has become part of many companies’ DNA. Some enterprises link this corporate philanthropy to their business interests by selling productcharity bundles. Much is known about the circumstances in which cause-related marketing (CRM) works well, though little research has been done about the design of CRM campaigns. This paper seeks to understand which product-charity bundle components should be used in order to have an impact on consumers. With data obtained through a questionnaire with an experimental design component, the research examines whether the way a donation message is framed, the type of visual appeal and the country of donation reception, affect the effectiveness (measured through purchase probability) of CRM campaigns. The results suggest that consumers are more likely to purchase product-charity bundles when the donation message is framed directly, a negative visual appeal gets presented and when the donation receiving institution is from a foreign country that consumers have a mental proximity to. In addition, it is found that sadness related negative emotions mediate the effect of message framing and visual appeal on the likelihood of purchase. Finally, the role of consumer values on the design of CRM campaigns is analysed. It is found that consumer values moderate the success of some experimental conditions. For consumers cherishing tradition and security, physical donation proximity seems more important than mental donation proximity to a foreign country. The opposite is true for consumers valuing universalism, as they favour mental proximity to a country other than their home country. The value materialistic hedonism is further negatively related to the effectiveness of CRM.
- Apoio percebido de amigos e familiares: estudo da satisfação com o suporte social das famílias de crianças com doença oncológicaPublication . Marques, Goreti Filipa Santos; Araújo, Beatriz Rodrigues; Sá, Luís OctávioPretendeu-se neste estudo conhecer a satisfação das famílias com o suporte social e identificar os apoios percebidos pela família e amigos. Neste trabalho apresentamos os resultados iniciais de um estudo alargado com famílias de crianças com doença oncológica. Trata-se um estudo exploratório, descritivo com uma abordagem quantitativa. Os resultados revelam que estas famílias não estão satisfeitas com o seu Suporte Social, manifestado por poucas actividades sociais e isolamento social
