Percorrer por data de Publicação, começado por "2012-03-20"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Avaliação das acessibilidades dos sítios Web de Bibliotecas Públicas Portuguesas : os entraves colocados aos Cidadãos com Necessidades EspeciaisPublication . Aldeia, Paula Maria Ribeiro Gomes; Andrade, António Manuel Valente de
- Os sítios escolares do 1º ciclo da Região Autónoma da Madeira : o seu papel no contexto educativoPublication . Pinto, Rodolfo Duarte; Lagarto, José ReisA evolução da Internet e das ferramentas que a constituem são de tal forma extensíveis que estão presentes nos diversos contextos profissionais e sociais. As instituições e as pessoas utilizam cada vez mais estes serviços, entre as quais também se incluem as escolas. Com isto, tem-se verificado nos últimos tempos um melhor apetrechamento tecnológico nas escolas, quer com ferramentas, mas também com melhores ligações no acesso à Internet. Nesta perspectiva, é objectivo desta investigação compreender os sítios escolares, isto é, quais as funções e as estratégias que são desenvolvidas com os alunos, docentes e comunidade educativa em geral, mas também compreender a perspectiva que os responsáveis têm na gestão e dinamização dos respectivos sítios. O trabalho focou os sítios escolares do 1º ciclo. Para sua análise, foi elaborada uma grelha com o suporte na revisão de literatura e posteriormente avaliada por especialistas. Da mesma forma, foram estruturadas perguntas para a entrevista a responsáveis dos sítios escolares.
- Qualidade de vida em doentes com Polineuropatia Amiloidótica Familiar tipo 1 após três anos do transplante hepático e sua relação com a psicopatologiaPublication . Eiras, Cátia Virgínia da Cruz; Ramos, Rui Alexandre DevesaEste estudo teve como objectivo principal, avaliar a Qualidade de vida em Pacientes com Polineuropatia Amiloidótica Familiar Tipo 1 (PAF) que tenham realizado o transplante hepático há pelo menos três anos. Depois pretendíamos analisar os efeitos da Psicopatologia e de algumas Variáveis Sócio – Demográficas e Clínicas (Sexo, Idade e Profissão Após – Transplante) na qualidade de vida destes mesmos doentes. Neste projecto, foram aplicados um Questionário Sócio – Demográfico e dois instrumentos: o Inventário de Sintomas Psicopatológicos -BSI validado por Canavarro (1999) e o Questionário de Qualidade de Vida – SF36 v2, adaptado por Ferreira (2000). A amostra utilizada para este estudo foi constituída por 50 doentes com Polineuropatia Amiloidótica Familiar Tipo 1, submetidos há pelo menos três anos ao transplante hepático dos Núcleos de Paramiloidose de Esposende, de Barcelos, de Vila do Conde e de Braga. Os resultados demonstraram que estes indivíduos apresentam uma Qualidade de Vida Geral e Mental satisfatória, encontrando-se os valores mais baixos na Componente Física, nomeadamente, nas dimensões da Função Física e na Saúde Geral. Volta-se a destacar o facto do transplante hepático, provocar uma melhoria da Qualidade de Vida destes doentes principalmente após os primeiros anos do transplante mantendo-se esta melhoria a longo prazo, como foi verificado no nosso estudo. Relativamente aos Factores Psicopatológicos, o factor que mais deteriora a Qualidade de Vida Geral é a Ansiedade Fóbica. No que diz respeito às Variáveis Sócio – Demográficas e Clínicas do Sexo, Idade e Profissão Após Transplante, a que mais influencia a Qualidade de Vida destes doentes é a Profissão Após Transplante.
