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- A dimensão cultural da lusofonia com factor de relevância económicaPublication . Pereira, Sandra Maria de Jesus; Lopes, Ernâni Rodrigues; Rodrigues, Eduardo LopesNo âmbito do curso de Doutoramento em Estudos Europeus – Dominante Económica, a questão central desta tese versa A dimensão cultural da Lusofonia como factor de relevância económica. A abordagem introdutória do tema passa pela análise da natureza conceptual da Lusofonia assente nos seus fundamentos teóricos, de acordo com os seus significados possíveis, a sua dimensão universalista, a sua cobertura geográfica e a importância do mar enquanto elemento densificador do Espaço Lusófono. Posteriormente, o processo de investigação debruça-se sobre a sua questão central – compreender como a dimensão cultural da Lusofonia pode ou não constituir um factor de relevância económica, dependendo da sua capacidade de proactividade e da valência dos seus activos, nas suas diversas vertentes associadas, tais como a língua e as múltiplas manifestações/tradições/actividades culturais, no sentido de se verificar se a Lusofonia representa uma base para a intensificação das relações económicas no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Seguidamente, o potencial da presença lusófona é também explorado, partindo da abordagem de alguns aspectos: o binário CPLP / Lusofonia; os espaços de integração regional que envolvem países lusófonos, com destaque para o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e para alguns blocos regionais em África; os desafios que se colocam à União Europeia (UE) na dinamização desses espaços; a análise de dois casos particularmente relevantes neste contexto – Angola e Brasil; e a Lusofonia como vector portador de futuro, dispondo de alguns instrumentos fundamentais para assegurar a sua vitalidade. Ulteriormente, é abordada a relação entre a UE e a Lusofonia ao abrigo da parceria estratégica estabelecida com África e com o Brasil, através da realização de algumas cimeiras e do estabelecimento de alguns Memorandos de Entendimento / Programas Estratégicos de Apoio. No final, é ainda investigado o potencial das Indústrias Culturais e Criativas (ICC) no espaço comunitário, através da sua definição, da análise do panorama do sector cultural e criativo em Portugal, da indicação de alguns dos efeitos positivos das ICC e dos apoios cedidos pela UE a este sector no caso dos países de África, Caraíbas e Pacífico. Conclui-se que, de facto, a dimensão cultural da Lusofonia é um factor determinante de relevância económica – uma questão estratégica fundamental e uma janela de oportunidade para os Estados da CPLP, para além da síntese entre as vertentes europeia e atlântica de Portugal e da densificação do conceito de Espaço Lusófono.
- Habitar e envelhecer no séc. XXI : flexibilidade e adaptabilidade na habitação multigeracionalPublication . Gomes, Bárbara Oliveira; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de SousaA presente dissertação tem como tema geral “Habitar e Envelhecer no séc. XXI”, onde se procurou um entendimento em termos genéricos sobre a arquitectura da habitação urbana, que abrangesse as várias faixas etárias. Neste sentido procurou-se explorar as potencialidades de um pensamento arquitectónico de forma a trazer mais vida á zona de intervenção estudada. Ao tema geral é introduzido o subtema “ Flexibilidade e Adaptabilidade na habitação Multigeracional” com o objectivo de dar resposta às distintas necessidades das pessoas, uma vez que nos encontramos cada vez mais inseridos numa população envelhecida. Desta forma, pretende-se contextualizar o tema, no ponto de vista urbano e arquitectónico, social e conceptual, apoiado em estudos de caso e analise do terreno estudado. Assim sendo, pretende-se com este trabalho, demonstrar algumas formas de ultrapassar a problemática do habitar nas várias etapas de vida, sem o recurso a instalações especializadas.
- Case study : Quinta dos Açores : estratégia integrada de comunicação para o lançamento da marca Quinta dos AçoresPublication . Barcelos, Diana da Rocha; Valadas, Inês“As crises são muitas vezes fontes de oportunidade ou inspiração”, é uma frase que se repete com alguma frequência em tempos de crise. De facto, no actual contexto económico português, onde o risco do mercado é constante e diversas empresas declaram falência todos os dias, existem alguns casos de sucesso e que despertam interesse no seu estudo. Dos Açores, surge o caso do Grupo Barcelos, que pretende lançar no mercado nacional (Açores e Portugal Continental), no 1.º trimestre de 2012, uma nova marca de produtos lácteos, a Quinta dos Açores. A Quinta dos Açores é uma marca de portfolio que conta com 12 produtos em diversos SKUs (stock-keeping unit): leite fresco (magro, meio gordo e inteiro), leite com chocolate, iogurte líquido (magro e normal), leite fermentado, iogurte batido pelo método grego, queijo fresco tradicional, queijo fresco ultrafiltrado, requeijão, queijo pasta mole, queijo curado, queijo ilha e gelados. O Grupo Barcelos tem sede nos Açores e conta actualmente com 5 empresas a actuar sobretudo na área de produção animal e transformação. Tal como se poderá ver adiante no presente caso, o Grupo iniciou a sua actividade em 1977, na altura ainda como uma empresa em nome individual, fundada por Francisco Helvídio da Rocha Barcelos. Actualmente, o Grupo, de carácter familiar, tem um volume total de facturação que ascende a 13M€ e conta com cerca de 35 colaboradores, estando previsto um aumento para 50 quando todas as valências do Grupo estiverem a funcionar em plena actividade. Tendo em conta o percurso do Grupo e a iniciativa de lançamento de uma nova marca num mercado caracterizado pela sua competitividade, o presente case study visa analisar a estratégia de comunicação desenvolvida pelo Grupo para o lançamento dos seus produtos. Neste sentido, este caso trata alto nível o marketing mix do produto, focando a variável comunicação, onde para além da definição da estratégia de comunicação, com a definição da visão e proposta da valor, segmentação e targeting, posicionamento, definição da marca e do packaging, é também retratado o programa de comunicação da marca que sustentará o seu lançamento no mercado. O foco na variável comunicação no presente case study, está relacionado com o objectivo do Grupo de fazer um lançamento de sucesso de uma nova marca no mercado e integrada num 3 ambiente competitivo de fast moving consumer goods e com a necessidade de criar no Grupo, práticas de marketing profissional. A comunicação, no âmbito do lançamento dos novos produtos, assume-se como uma variável fulcral para o seu sucesso na medida em que diferencia o produto no mercado e incentiva a sua experimentação e compra, devendo por isso, estar alinhada com as características do produto para que as expectativas do consumidor não sejam defraudadas.
- Habitar e envelhecer no século XXI : dinâmicas de espaços sociais : relações de vizinhançaPublication . Almeida, Helder Edgar Gomes Ferreira de; Carvalho, António da Silva Ferreira deNeste trabalho é explorado um tema bastante pertinente na actualidade. Trata-se de habitação destinada a idosos, abordando a temática não só em termos habitacionais mas também de vivência urbana em comunidade. Mantendo esta abordagem como base de todo o trabalho, explora-se também a realidade actual relativamente aos tipos e usos de espaços públicos, mais propriamente os espaços de sociabilidade, associados ao tema das relações de vizinhança. A estrutura é composta por uma fundamentação teórica sobre a tendência actual do envelhecimento em Portugal e principais preocupações a considerar sobre o tipo de cidade adequada aos mais idosos. Depois aborda-se a temática dos espaços públicos, espaços sociais de convívio e a questão das relações de vizinhança na cidade. Quanto ao projecto desenvolvido, proposto na cidade de Viseu, realiza-se a exposição da situação actual do local, levantamento e análise, abordagem inicial da proposta e o seu desenvolvimento desde a escala urbana ao interior da habitação. É também feito um estudo sobre o bairro de Alvalade, como projecto urbano de referência. O projecto proposto assenta sobre o tema apresentado, fundamentando-se com base na pesquisa teórica que foi realizada.
- Habitar e envelhecer no séc. XXI : flexibilidade na habitação multigeracionalPublication . Santos, Mónica Monteiro dos; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de SousaNeste trabalho desenvolve-se o estudo, em termos genéricos, da flexibilidade na Habitação Multigeracional, uma vez que a arquitectura depara-se com novos problemas para pôr em prática novas ideias de mutação, consequência de diversos factores sociais e neste caso específico do envelhecimento da população, económico e tecnológicos. Neste sentido, a investigação sobre o Conceito de Flexibilidade, associado a uma maior polivalência e versatilidade do espaço da habitação, de modo a que se possa adequar os modos de vidas dos diferentes habitantes, dando uma resposta às suas mais diversas necessidades, e dando-lhes a oportunidade de se apropriarem do espaço e personaliza-se à sua medida. Pretende-se contextualizar o Tema Principal Habitar e envelhecer no século XXI, o qual está directamente ligado com o aumento da esperança de vida e contextualiza-lo. Face ao tema da Flexibilidade pretende-se contextualizar o tema, do ponto de vista arquitectónico, cultural, historio e conceptual, através da apresentação de exemplos dinâmicos associados à habitação, não apenas pelo seu potencial de resposta, mas também pela vontade de mostrar novas formas de estruturação. Partindo da análise e de exemplos práticos pretende-se explicar o conceito aplicado à pratica, no desenvolvimento do projecto para a disciplina de Projecto Integrado Urbano e Projecto Integrado de Renovação.