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- Aprender com os erros : os modelos urbanísticos dos bairros de habitação social em Portugal pós 25 de Abril de 1974Publication . Lopes, Ricardo Nogueira de Sousa; George, Pedro Conceição SilvaPretende-se que o presente trabalho constitua um auxílio na elaboração de novos projectos de arquitectura e urbanismo, especialmente na área da habitação social, introduzindo no processo uma ponderação conscienciosa e objectiva das questões sociais. Poderá igualmente lançar pistas relativamente à melhor forma de requalificar os bairros de realojamento, sobretudo os mais problemáticos. A presente tese surge na sequência do desenvolvimento do trabalho de investigação “A concepção do espaço público em bairros de realojamento como pressuposto estruturador dos processos de inserção social”1. Sustenta-se na informação recolhida no âmbito da pesquisa precedente, nomeadamente em relação aos 11 bairros de realojamento analisados em profundidade. Na Área Metropolitana de Lisboa foram estudados: Bairro do Padre Cruz, Bairro da Quinta do Charquinho, Bairro do Casal dos Machados, Bairro do Condado, Bairro da Quinta da Fonte, Bairro Amarelo, Bairro da Bela Vista e Bairro das Manteigadas. Na Área Metropolitana do Porto foram estudados: Bairro do Aleixo, Bairro do Lagarteiro e Bairro Dr. Durão Barroso. A presente investigação justapõe os modelos urbanísticos dos bairros à forma como a população os apropria, daí procurando extrair dados concretos relativamente ao real desempenho das soluções em causa. A leitura da forma de apropriação do bairro pelos seus utilizadores faz-se segundo duas dimensões, nomeadamente a partir de observações no local e através de uma análise sócio-urbanística, sustentada por entrevistas aos moradores. A análise desenvolvida teve como conclusão o estabelecimento de um leque de recomendações relativamente às características dos modelos urbanísticos.
- Estudos culturais de música popular: uma breve genealogiaPublication . Pereira, SóniaEste ensaio traça uma breve genealogia dos estudos culturais de música popular enquanto campo académico, dispondo sob análise os desafios com que esta área interdisciplinar se tem deparado na afirmação da legitimidade do seu objecto de estudo e igualmente na sua complexidade, reconhecendo as recentes transformações ocorridas nas dimensões social, política, económica e tecnológica e as implicações que estas têm manifestado nos processos de produção, circulação e consumo de música. O impacto da pós-modernidade nesta área é debatido à luz da crescente fragmentação de géneros e públicos, das consequências da globalização e da crescente complexidade da relação entre o local e o global, e das transformações nos processos e instituições da criação musical através do desenvolvimento das tecnologias digitais. Pretende-se, assim, contextualizar os actuais debates na área dos estudos culturais de música popular, tomando esta como parte fundamental da cultura popular contemporânea.