Browsing by Issue Date, starting with "2011-11-07"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Sinalização de alunos com altas habilidades : relação das perceções dos professores com o rendimento escolar dos alunosPublication . Araújo, Maria Emília Brito Gonçalves de; Miranda, LúciaO tema da sobredotação tem-se tornado progressivamente mais comum na comunidade portuguesa e junto dos profissionais da educação, contudo, esse esforço ainda não é considerado suficiente para uma maior consciencialização e competência dos diversos intervenientes na identificação de alunos sobredotados ou com mais talentos. O reduzido investimento por parte dos investigadores na construção e validação de instrumentos que tornem essa identificação mais precisa e válida e a não integração do tema nos planos curriculares de formação de professores e outros profissionais de educação, constituem-se como um entrave ao trabalho de identificação destes alunos. Com o presente estudo pretendemos, modestamente, contribuir para a discussão do papel do professor na sinalização de alunos sobredotados, procurando apreciar eventuais diferenças na identificação de alunos sobredotados com base nas perceções dos professores, em função do género e do nível de escolaridade dos pais. Para o efeito cruzamos as sinalizações dos professores através das duas escalas da Bateria de Instrumentos para a Sinalização de Alunos Sobredotados e Talentosos (BISAST) Habilidade Cognitiva (HC) e Habilidade Social (HS) de Almeida, Oliveira, & Melo, (2002) com o desempenho escolar dos alunos obtido em termos académicos. A amostra contou com 6 docentes que desempenhavam a sua atividade letiva no primeiro ciclo do ensino básico de um Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez. Estes docentes emitiram opinião em relação a 130 alunos do 4º ano de escolaridade, distribuídos por 6 turmas. Os alunos apresentavam idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, 66 eram do sexo feminino e 64 de sexo masculino. Os resultados vão de encontro aos obtidos em diversas investigações, ou seja, a identificação da sobredotação por parte dos docentes associa -se preferencialmente às capacidades cognitivas e a aspetos relacionados com a aprendizagem escolar (Almeida, & Nogueira, 1998; Miranda, 2003; Pereira, 1998; Santos, 2001). Os docentes parecem constituir-se melhores sinalizadores quanto às aptidões cognitivas e menos em relação às relacionadas com a criatividade o que vai de encontro ao estudo de Miranda (2008). Relativamente ao nível escolar do progenitor, os resultados permitem inferir que os alunos cujo progenitor apresenta maior habilitação literária também obtêm maior rendimento escolar médio, com uma exceção que se verifica na área curricular expressão plástica. O nosso estudo também sugere que os docentes sinalizaram mais raparigas que rapazes o que, por exemplo não vai de encontro aos estudos de Falcão (1992) ou Terman (1925).