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- Alimentação infantil : intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediatriaPublication . Correia, Maria Manuela Severino; Lourenço, MargaridaO presente relatório, é a apresentação escrita do caminho percorrido nos estágios inseridos no curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediatria. Os estágios tiveram lugar em diferentes contextos da prática clínica: cuidados de saúde primários, internamento de pediatria, cuidados intensivos pediátricos e neonatais e urgência pediátrica. Durante todo o estágio e em todos os contextos, procurámos conduzir as nossas actividades e estratégias, no sentido da promoção da saúde e prevenção da doença, na tentativa de seguir as recomendações internacionais para a saúde das populações, decorrentes das conferências internacionais de promoção da saúde. Um dos importantes papéis de um Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria é contribuir para uma melhoria da saúde e da qualidade de vida das crianças/jovens e famílias. Umas das áreas de intervenção recomendadas pelos parceiros internacionais e por nós escolhidas para desenvolver o nosso trabalho como formandas, foi a alimentação infantil. A alimentação tem várias funções, como o providenciar crescimento e força, ser terapêutica, contribuir para a estética…Promover uma alimentação equilibrada, contribui para prevenir um leque importante de doenças crónicas que no futuro, podem causar elevados níveis de morbilidade e mortalidade. Embora não nos tenha sido possível trabalhar a temática da alimentação, em todos os campos de estágio, todas as actividades desenvolvidas foram no âmbito da promoção do bem-estar. Como o leitor poderá constatar, foram trabalhadas e desenvolvidas várias competências ao longo do estágio, de forma a adquirir os níveis de conhecimentos e habilidades requeridas, para nos tornarmos Enfermeiras Especialistas em Saúde Infantil e Pediatria. Aprofundámos conhecimentos no que se refere ao desenvolvimento infantil, doenças infantis e cuidados de enfermagem, com o objectivo de prestar cuidados de enfermagem de excelência. Promovemos a formação dos colegas e elaborámos procedimentos, tentando contribuir para a melhoria dos cuidados de enfermagem prestados. Participámos na gestão de recursos e de cuidados e, realizámos reflexão e análise crítica de todo o percurso. Por tudo isto, consideramos atingidos os nossos objectivos de formação e desenvolvimento profissional, e que temos um longo caminho à nossa frente, no mundo dos cuidados a crianças
- Contagem de neutrófilos em doentes leucopénicos : comparação do autoanalisador hematológico XE-2100 com o sistema de análise de imagem cellavision DM96Publication . Silva, Cristina Maria Fernandes da; Henrique, Rui Manuel Ferreira; Mendes, Carlos Alberto da CostaA neutropenia febril (NF) está associada à deterioração da qualidade de vida, consumo de recursos associados ao tratamento e redução/adiamento da terapêutica. Pode inclusivamente comprometer a taxa de cura ou sobrevivência livre de doença, sendo que a taxa de mortalidade é de aproximadamente 5% numa população não seleccionada (variando entre 1% para tumores sólidos e 11 % para neoplasias hematológicas). Embora a incidência de NF seja, geralmente, baixa, pode atingir 33% ou mais em neoplasias do foro hematológico. Assim, no contexto de um Centro Oncológico, a NF constitui um problema de grande importância clínica, sendo requerida uma resposta rápida e precisa do laboratório de Hematologia quanto à avaliação do hemograma para a tomada de decisões críticas. Na actualidade, os laboratórios de Hematologia realizam, de forma sistemática, a avaliação do hemograma com recurso a sistemas de contagem total e diferencial automatizados. Contudo, nas situações de leucopenia, subsistem dúvidas quanto à fiabilidade desta contagem sendo que o padrão de avaliação – contagem manual – é um método moroso e que requer grande experiência. Assim, foram objectivos deste trabalho: (1) avaliar a contagem de neutrófilos em doentes leucopénicos (contagem total de leucócitos entre 0,1x109/L e 1,5x109/L), (2) comparar a contagem absoluta de neutrófilos (ANC) realizada no autoanalisador hematológico XE-2100 Sysmex com a do sistema de análise de imagem CellaVision DM96, e (3) estabelecer o limite mínimo da confiança para reportar o valor de neutrófilos obtido no contador automático XE-2100 Sysmex na rotina do laboratório de Hematologia. Foram utilizadas amostras de doentes leucopénicos analisadas na rotina do laboratório de Hematologia cuja contagem total de leucócitos obtida no XE-2100 estava compreendida entre 0,1x109/L e 1,5x109/L. Os esfregaços correspondentes foram simultaneamente analisados no CellaVision com o Blood Differential Software. De um total de 267 amostras analisadas, excluímos 19 (7,1%) por erro de contagem no XE-2100 e 20 (7,5%) por apresentarem uma contagem de células inferior a 20 no CellaVision. Dos 19 resultados com erro de leitura no XE-2100, foi possível obter o ANC no CellaVision em 16 (84%). Quando comparamos o ANC determinado pelo analisador automático XE-2100 com o do sistema de análise de imagem CellaVision,verificamos que a diferença das médias não foi estatisticamente significativa (teste t de Student para amostras emparelhadas, p > 0,05). O índice de correlação global entre os resultados dos 2 sistemas foi elevado e estatisticamente significativo (teste de Pearson, r=0,959, p < 0,001). A mesma análise foi realizada em função da contagem absoluta de leucócitos (WBC), segundo intervalos dos percentis da distribuição. O índice de correlação incrementou à medida que o número de leucócitos aumentou, apresentando sempre valores superiores a 92% e estatisticamente significativos (p < 0,001). Concluímos que o contador automático XE-2100 fornece valores que permitem relatar com confiança o ANC relativo a doentes leucopénicos. Esta situação pode, por um lado, diminuir o tempo de resposta do laboratório, e por outro, aumentar a informação disponibilizada. Não obstante, o CellaVision parece ser uma ferramenta útil dado permitir rever o esfregaço, monitorizar a evolução hematológica, arquivar imagens e contribuir para a formação e ensino da morfologia.
- Relatório de estágioPublication . Correia, Helena Teresa Pacheco; Veludo, FilipaPretende-se com este relatório, descrever todo o percurso efectuado e evidenciar as competências desenvolvidas durante os estágios por mim realizados na Unidade Curricular Estágio de Enfermagem, incluídos no plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem de Natureza Profissional na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, pela Universidade Católica Portuguesa/Instituto de Ciências da Saúde (UCP/ICS), tendo sido a assistência ao doente crítico e o apoio à família/pessoa significativa, a linha orientadora do meu percurso. Relativamente à vertente de Urgência, incidi a minha prestação de cuidados nos sectores do Serviço de Urgência considerados áreas críticas, em que o índice de gravidade dos doentes e consequente necessidade de acompanhamento da família são mais elevados, tendo prestado cuidados a doentes críticos das mais diversas especialidades médico-cirúrgicas. Desenvolvi competências no apoio ao doente de várias faixas etárias e respectiva família, com o incentivo de práticas de humanização. Durante a prestação de cuidados e devido à minha experiência profissional, desenvolvi competências na formação de pares através da prática de actividades específicas não habituais no Serviço de Urgência. Em projectos desenvolvidos, saliento a elaboração de uma folha de registos de enfermagem a utilizar em transportes inter-hospitalares e a criação de sacos de transporte para doente crítico. Refiro ainda a importância da identificação de situações problema, que motivaram o realizar de determinadas actividades proporcionando a mudança de práticas dos profissionais, tendo contribuído para o controle da infecção hospitalar, gestão do risco e gestão de recursos materiais. No Bloco Operatório de Urgência, prestei cuidados nas três principais vertentes do período perioperatório. Dei novamente ênfase à família/pessoa significativa, proporcionando-lhes algum conforto com momentos em que privilegiei a comunicação e com a elaboração de um poster informativo. Facilitei a integração dos meus pares com a elaboração de normas de actuação e realização de posters sobre diluições de fármacos. Contribuí para a prevenção do controle da infecção hospitalar, instituindo novos materiais para a realização de pensos operatórios e cateteres vasculares, alertando para a importância da sua utilização através de momentos de formação integrada na prática de cuidados, e com a criação de posters e tapetes de rato. Saliento ainda a criação de uma mala que contem material de via aérea e todos os fármacos habitualmente utilizados no período perioperatório, de forma a facilitar o início de uma cirurgia de emergência
- Relatório de estágioPublication . Lourenço, Mara Alexandra Mateus; Nunes, ElisabeteO presente relatório surge na sequência de um projecto de estágio que decorreu em três módulos distintos, subordinado ao tema “aleitamento materno” e pretendeu-se durante o estágio “desenvolver competências de enfermagem avançada na assistência à criança/família na amamentação, através da promoção, suporte e apoio ao aleitamento materno, nos diferentes contextos da prática profissional, no âmbito das funções atribuídas ao EESIP”. A escolha da temática deriva de uma inquietação pessoal pela constatação da inexistência de medidas concretas e efectivais direccionadas para esta prática, comprovada pela evidência científica que demonstra taxas actuais de aleitamento materno muito baixas, estando estas assim, longe das metas definidas pelas estruturas de saúde nacionais e internacionais em termos de orientações para a alimentação infantil. O estágio teve como orientação teórica o Modelo de Promoção da Saúde de PENDER, estando sempre inerente o modelo conceptual dos cuidados pediátricos que encara a criança/família como o centro das intervenções, na medida em que são os pais os melhores prestadores de cuidados e a parceria e negociação, como as principais estratégias para alcançar um nível máximo do estado de saúde pessoal. Na Unidade de Saúde da Castanheira, destaco o estudo sobre a prevalência do AM que permitiu conhecer a população infantil em termos de taxas de amamentação e redefinir estratégias de actuação em torno desta temática e os instrumentos desenvolvidos para a Consulta de Saúde Infantil e Cantinho da Amamentação e que muito contribuíram para uma metodologia de trabalho eficaz baseada numa abordagem sistematizada da criança/família em contexto de aleitamento, facilitando o levantamento de necessidades e o planeamento dos cuidados; na Urgência Pediátrica, a elaboração de um Manual de Procedimentos para a criança/família amamentada e uma norma sobre manipulação de leite humano de forma a uniformizar procedimentos e a garantir segurança e qualidade no seu manuseamento e administração; na Neonatologia, a sensibilização da equipa para a administração de leite humano pasteurizado em RN prematuros e doentes, uma prática alternativa ao leite de fórmula e com inúmeros benefícios e ainda, um contributo de investigação para o conhecimento da prevalência do AM na unidade e por fim, em contexto profissional, a criação do “Cantinho da Amamentação” e a elaboração de um Guia Orientador de Boas Práticas para a criança/família amamentada em contexto de hospitalização, inseridos na implementação de uma politica efectiva de promoção e apoio ao AM no Serviço de Pediatria, no sentido de intervir sobre os condicionalismos da hospitalização nesta prática. A metodologia de trabalho utilizada incorporou uma constante análise reflexiva das situações vivenciadas, da experiência profissional e da evidência científica existente, sendo possível ao longo do percurso realizado, demonstrar a capacidade para identificar problemas e tomar decisões assim como a importância das intervenções implementadas e da sua aplicabilidade em contextos tão específicos. Desta forma, concluo que os objectivos definidos foram pertinentes e alcançados, produzindo ganhos em saúde e simultaneamente promotores do desenvolvimento de competências especializadas
- Era uma vez um filho : a transição para uma nova realidadePublication . Marques, Joana Mendes; Lourenço, MargaridaO Relatório pretende traduzir o caminho percorrido durante a Unidade Curricular Estágio, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, com o objectivo de realizar uma análise crítica reflexiva sobre o percurso desenvolvido. A metodologia utilizada como ferramenta deste percurso, centrou-se na evidência científica, na experiência, na reflexão crítica e construtiva sobre a prática e na opinião de peritos, com o intuito de uma tomada de decisão e de um saber que responde às necessidades identificadas. A temática aprofundada ao longo do percurso centra-se na transição para a parentalidade / papel parental. Foram estabelecidos objectivos e desenvolvidas actividades, de forma a promover a assistência de enfermagem avançada à criança e família, em situações de transição, na promoção do papel parental. O Módulo I foi desenvolvido no Hospital de Dia do HFF e Centro de Saúde de São João do Estoril, onde se destaca particularmente a elaboração do Manual de apoio aos pais pela primeira vez. No Módulo II, realizado no Serviço de Internamento de Pediatria do HSFX, destaca-se todo o trabalho elaborado na promoção da uniformização dos registos de enfermagem. No Módulo III, no Serviço de Urgência Pediátrica do HSFX, foram elaborados Diários de Aprendizagem que promoveram a análise crítica ao longo das quatro semanas e finalmente, na Neonatologia do HFF, destaca-se o investimento na promoção do bem estar do RN, através da abordagem do tema do ruído. No final do Relatório é apresentada uma conclusão que sistematiza as intervenções implementadas com ganhos em saúde, que vão ao encontro dos objectivos propostos. Foram desenvolvidas competências diferenciadas/específicas e acrescidas, assentes num conhecimento profundo sobre as respostas humanas da criança e da família, capazes de ajudar e capacitar os pais na vivência das transições, no sentido de desenvolverem competências para o exercício do seu papel.
- Relatório de estágioPublication . Batista, Pedro Miguel Henriques; Gama, Georgeana Marques daEste relatório pretende apresentar e descrever parte de um percurso académico, na forma de um mestrado em enfermagem, inserido num percurso profissional enquanto enfermeiro. Com o intuito de desenvolver, adquirir e reconhecer competências, compatíveis com as de um enfermeiro com uma especialidade na área médico-cirúrgica, foi aplicado um projecto em dois campos de estágios subordinados às valências da urgência e cuidados paliativos, respectivamente no Serviço de Urgência do Hospital de S. Francisco Xavier, e na Unidade de Cuidados Paliativos da Casa de Saúde da Idanha. Por haver um sistema de retroacção entre as experiências práticas, também se faz referência aos contributos que a experiência profissional em Unidades de Cuidados Intensivos, onde trabalhei, teve para atingir os objectivos das práticas clínicas, assim como os contributos destas para o meu local de trabalho. Para organizar e fundamentar o trabalho a desenvolver, foram adoptados quatro temas considerados pertinentes, a saber: dor; a enfermagem e a sua participação nos serviços de saúde; comunicação e tomada de decisão. Sendo assuntos transversais e actuais para a enfermagem, e consequentemente para a forma de cuidar as pessoas doentes, foram tratados com ainda mais motivação. Para confirmar e consolidar a sua importância, estes temas foram apresentados num projecto, validados com os coordenadores dos serviços referidos, e posteriormente concretizados em actividades desenvolvidas ao longo das semanas de prática clínica. Utilizando uma atitude proactiva, reconhecendo situações problema, e investindo na resolução dos mesmos, obtiveram-se resultados que advieram: da participação nos cuidados, na interacção com os colegas do serviço, restantes profissionais e elementos com os quais me cruzei, e acima de tudo, com o contacto com as pessoas doentes e suas famílias. Estas interacções permitiram-me desenvolver um trabalho sólido, coerente e de acordo com o que tinha sido inicialmente planeado e estabelecido no conjunto de objectivos elaborados por mim, os da Universidade e os dos serviços. Passando pela elaboração de documentos de orientação técnica e profissional, normas e procedimentos em formato informático, trabalho de pesquisa teórico vocacionado para a prática e divulgação de cuidados, elaboração de ferramentas facilitadoras de identificação de dor adaptados à população que atende ao serviço. Todas estas experiências valorizaram-me profissionalmente, permitindo alcançar mais uma etapa nos caminhos trilhados enquanto enfermeiro
- Promoção da parentalidade positivaPublication . Patrício, Sónia Alexandra Ferreira; Nunes, ElisabeteO caminho percorrido rumo à aquisição de competências especializadas em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, reconhecidas como um aprofundamento e mobilização da experiência profissional e de saberes teóricos, em diferentes contextos da prática, encontra-se reflectido no presente relatório. A temática da Promoção da Parentalidade Positiva, como domínio recente e devidamente enquadrado nas funções do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria, aliada ao modelo de Parceria de Cuidados de Anne Casey (1988), nortearam a tomada de decisão pelos objectivos específicos estabelecidos e actividades desenvolvidas na Associação Acreditar, como recurso comunitário de suporte à criança com doença oncológica e família; na Unidade de Saúde Familiar Gama, na qual foi possível implementar um Curso para Pais, como estratégia de capacitação parental, no cuidado à criança; na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital Dona Estefânia, que, como contexto complexo e tecnicista, abraçou um Projecto de estimulação dos Cinco Sentidos do Recém-Nascido por meio da interacção precoce pais/filho e, por último, na Unidade de Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar de Torres Vedras, no qual, inserida na minha realidade profissional, procurei estabelecer uma eficiente articulação funcional e multidisciplinar, na concepção e operacionalização do Projecto “Intervir para Prevenir”- Abordagem das Situações de Risco na Criança/Jovem e Promoção da Parentalidade Positiva, como estratégia de Prevenção dos Maus Tratos Infantis. De forma transversal a todos estes locais, foi pré-definido o objectivo de Desenvolver competências técnicas, científicas e relacionais na área de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, no âmbito da Promoção da Parentalidade Positiva, Das mudanças introduzidas na prática pela sustentabilidade dos projectos apresentados, nasceu a consciência crítica de que o papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria centra-se no apoio, suporte e reforço positivo às acções parentais, no Superior Interesse da Criança. Desta forma, cabe ao mesmo acreditar nas potencialidades dos pais, estimular a sua participação nos cuidados ao filho, capacitar com criatividade, negociar com respeito pelas suas vontades e reforçar positivamente todos os esforços e ganhos obtidos, no desenvolvimento harmonioso da criança e no desempenho saudável do papel parental. Das mudanças pessoais e profissionais conseguidas pela prática, questionada por esta consciência crítica, posso afirmar que o alicerce teórico necessário a uma prática de Enfermagem Especializada, credível e visível, constituiu o principal contributo. A riqueza das experiências e vivências proporcionadas ao longo deste percurso, suscitaram o entusiasmo pelo constante e desafiante aprofundamento de saberes e atitudes, que dão lugar a uma prática de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria de Excelência
- Percurso para um cuidar especializadoPublication . Gonçalves, Cátia Andreia Zigue; Sousa, Patrícia Pontífice deO Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado de Natureza Profissional em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Como objectivo pretende-se que este reflicta o percurso efectuado ao longo da Unidade Curricular de Estágio, de acordo com os objectivos e actividades planeadas, promovendo-se também reflexão acerca das práticas e competências desenvolvidas. O conteúdo do presente Relatório tem por base o percurso desenvolvido ao longo do Estágio, cumprido em três módulos. A IACS foi escolhida como temática transversal, não só por interesse pessoal como também pela pertinência de uma intervenção concertada neste âmbito, em qualquer contexto de saúde actual. O Módulo I foi efectuado em contexto de Serviço de Urgência Hospitalar, no qual foram desenvolvidas competências nos domínios da responsabilidade profissional, ética e legal, da melhoria da qualidade, da gestão dos cuidados, do desenvolvimento das aprendizagens profissionais e da prestação de cuidados especializados para com o doente crítico. O Módulo II, em contexto de trabalho, foi realizado em Unidade de Cuidados Intensivos, tendo sido desenvolvidas as competências nos domínios anteriormente referidos, sendo que a prestação de cuidados especializados incidiu na Pessoa submetida a cirurgia cardíaca. O Módulo III, de vertente opcional, foi concretizado em Comissão de Controlo de Infecção Hospitalar, tendo sido trabalhadas, mais uma vez, as competências dos domínios supra-citados, com excepção da prestação de cuidados especializados, e com intervenção particular no âmbito da descontaminação de equipamento e material de endoscopia. Para a sua concretização é feita uma exposição e reflexão globais desta trajectória, salientando-se as actividades realizadas. No final, ficam também algumas sugestões futuras e, em Anexos, expõem-se os diferentes trabalhos produzidos, como contributos deixados nos serviços onde foi desenvolvida a prática clínica
- Relatório de estágioPublication . Nunes, Maria de Lurdes Filipe; Santos, Alexandra SarreiraCom este relatório pretendo evidenciar a integração de saberes e competências desenvolvidas nos diversos contextos onde realizei estágio. O estágio apresentou-se, neste curso, como uma essencial oportunidade de crescimento pessoal e profissional, tendo como pressuposto o cuidar do utente na sua globalidade, inserido na família, grupo e comunidade. O trabalho desenvolvido, pela sua diversidade, implicou a mobilização de competências múltiplas e conferiu-me um grande potencial formativo na área de saúde mental e psiquiatria. A nível pessoal, penso que foi fundamental ter um contacto contíguo com a prática para melhor poder reflectir acerca da minha preferência pela especialidade. O estágio no Centro Psiquiátrico Hospitalar de Lisboa, Clínica Psiquiátrica VI (CHPL, CP-VI) pela multiplicidade de situações encontradas mobilizou conhecimentos e saberes mais amplos e diversificados. Foram muitas as experiências vivenciais de intervenção na crise que implicaram mobilização de conhecimentos, despertando reflexões e debate. A equipa comunitária de Sintra, CINTRA (Centro Integrado de Tratamento e Reabilitação em Ambulatório) é uma unidade com grande especificidade de constante acompanhamento de utentes na comunidade. O trabalho de enfermagem desenvolvido integra uma presença atenta, sem descurar a relação terapêutica, como a principal missão de enfermagem. O estágio no Hospital de Dia no Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hospital de Santa Maria (CHLN, HSM), onde foi realizado o estágio do módulo opcional, permitiu uma prestação de cuidados mais organizados, planeada, possibilitando uma intervenção especializada. O presente relatório descreve as intervenções especializadas e competências desenvolvidas, e apresenta a argumentação teórica para as opções tomadas, não negligenciando as emoções experimentadas durante o referido período
- Morphine patient controlled analgesia for postoperative analgesia in patients who have transplanted cadaver donor kidneysPublication . Madeira, I.; Frada, R.; Marvão, J.; Cruz, F.; Casal, M.; Costa, E.Introduction. Patients who have chronic renal disease present challenges to anesthesiologists because of the sequelae of the underlying disease. Postoperative pain is usually mild to moderate after renal transplantation and is a concern because of underlying co-morbidities and variable responses of the graft. Effective postoperative pain management contributes to a a successful outcome after renal transplantation. Methods. A retrospective study, based on the collected data from clinical process and registration of the acute pain unit. Results. During 2007 and 2008, 124 patients were transplanted with cadaver donor kidneys. The final sample included 55 patients, namely 67% males and 33% females, whose ages range between 15 and 75 years (average, 47.23 years). Their American Society of Anesthesiologists physical status classification was 4 in 71% and 3 in 29%. Analgesia during surgery used a fentanyl, paracetamol and morphine protocol (n 47) or fentanyl, paracetamol, morphine, and local anesthetic infiltration (n 8). The postoperative pain was quantified using a numerical rating scale (0–4) with mean value of 1.07 on day 1, a mean value of 1 on day 2, and a mean value of 0.67 on day 3. Postoperative analgesia with morphine patient-controlled analgesia was used for every patient, combined with paracetamol in 89% of cases. The average number of bolus demands was 60 with 26.4 effective boluses, the mean total administered dose was 26.6 mg. The major side effects were constipation (18%), pruritus (14%), nausea (13%), and vomiting (1.8%). The following relations were significance: age and score of pain, pruritus and total dose of morphine, preoperative analgesia, and pain score on day 2. Conclusions. Our results suggest that analgesia with morphine patient-controlled analgesia was an effective method to achieve control of postoperative pain in this population with few side effects.