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- Enfermagem comunitária : diferentes cenários e desafios para a prestação de cuidadosPublication . Monteiro, Vanessa dos Santos Cardoso; Magalhães, NormindaEste Relatório descreve os caminhos percorridos no Estágio, no sentido da aquisição de competências na área de especialização em Enfermagem Comunitária. O Estágio desenvolveu-se em dois Módulos (Módulo I - Diagnóstico de Saúde e Módulo II - Intervenção de acordo com as necessidades) que decorreram entre os dias 20 de Abril e 20 de Junho e os dias 6 de Outubro e 27 de Novembro de 2009, respectivamente, no Centro de Saúde Vila Real I. Desenvolveram-se actividades em diferentes domínios da Enfermagem Comunitária, reflectindo a diversidade e multiplicidade de áreas em que foi necessário aprofundar conhecimentos e competências. No âmbito do Módulo I foi produzido um diagnóstico de saúde circunscrito à Adesão/Gestão do Regime Terapêutico e Autovigilância na Diabetes. Foram definidas prioridades, emergindo como área de intervenção a promoção da actividade física nas pessoas com diabetes tipo 2. No segundo módulo, foi concebido um projecto de intervenção (“P’ró Activo: Projecto Educacional para Pessoas com Diabetes Tipo 2”), executado e avaliado, e realizada a I Feira da Diabetes. O projecto “P’ró Activo: Projecto Educacional para Pessoas com Diabetes Tipo 2” procurou promover a escolha informada e o desenvolvimento de habilidades e competências na gestão dos processos de saúde/doença, através de Sessões de Educação para a Saúde, com base na constituição de um grupo operativo. A I Feira da Diabetes visou a promoção de estilos de vida saudáveis, informação relevante para a adesão a comportamentos salutógenicos, rastreio de factores de risco para a diabetes e pé diabético, adesão ao regime terapêutico na diabetes e distribuição de materiais específicos para o auto-cuidado. Foram desenvolvidas outras actividades com vista ao desenvolvimento de diferentes competências na área de actuação da Especialização em Enfermagem Comunitária, nomeadamente no âmbito da Saúde Escolar, Equipa Coordenadora Local da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e Medidas de Prevenção da Gripe H1N1, consubstanciadas no Empoderamento Comunitário.
- Intervir para ajudar a crescerPublication . Teixeira, Ana Isabel Carvalho; Magalhães, ManuelaA prevenção em Saúde Mental engloba três importantes níveis de prevenção: primária, secundária e terciária. Assim, estes caracterizam três níveis de intervenção com características específicas. O estágio no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Saúde Mental e Psiquiatria engloba três módulos com diferentes níveis de intervenção: Promoção de estilos de vida saudável, diagnóstico; Desenvolvimento de competências em unidades de intervenção na crise do adulto e um último módulo opcional. Assim, o módulo I foi realizado no Projecto Integrado de Apoio à Comunidade pertencente ao IDT; o módulo II no serviço de Santo Tirso / Trofa do Hospital Magalhães Lemos e, por último, o módulo opcional foi realizado no Departamento de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Centro Hospitalar do Porto. Em cada módulo foram desenvolvidos objectivos específicos, com actividades e respectivas competências adquiridas. Sendo a adolescência um período de transição para a vida adulta, é também uma altura de experiências, riscos e vulnerabilidades. É importante o enfermeiro especialista saber promover estilos de vida saudável, realizar uma intervenção precoce em Saúde Mental, bem como promover a modificação de factores de risco e promoção dos factores protectores, não esquecendo a importância da família com factor protector fulcral. Numa intervenção ao nível do tratamento de situações agudas é importante o enfermeiro especialista estabelecer uma relação terapêutica e de ajuda com o cliente /família, realizar intervenções psicoterapêuticas em função das necessidades do cliente que podem ocorrer num contexto de grupo ou individualmente bem como intervir na família.
- A vida por segundosPublication . Silva, Pedro Miguel Paiva da; Rocha, Maria LúciaA Enfermagem regista evolução a vários níveis, o que torna imperioso reconhecer como de significativo valor o papel do enfermeiro. A Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica visa o desenvolvimento de competências para a assistência de Enfermagem avançada ao doente adulto e idoso em estado crítico, revelando uma maior apropriação, por parte dos enfermeiros especialistas de uma concepção de cuidados sustentada numa conceptualização científica dos cuidados, daí infere-se o contributo numa melhor prática de cuidados em saúde. O curso contempla uma parte teórica e um estágio, que incorpora 3 módulos. O estágio no Serviço de Cuidados Intensivos Médicos do Hospital Pedro Hispano, E.P.E. corresponde ao Módulo II – Unidade de Cuidados Intensivos, ocorreu de 20 de Abril a 20 de Junho de 2009. O estágio no INEM – Assistência Pré-Hospitalar corresponde ao Módulo III – Opcional, decorreu de 6 de Outubro a 29 de Novembro, incluiu experiências em várias vertentes do INEM. A minha experiência desenvolve-se desde o dia 1 de Agosto de 2004, na abordagem e tratamento do doente urgente/emergente, em contexto de Serviço de Urgência/OBS. Pela experiência adquirida nestes anos, pela formação frequentada e pela actividade que desenvolvo como formador, foi creditado o estágio ao Módulo I – Serviço de Urgência. Esta creditação decorre do reconhecimento do meu desenvolvimento de competências a nível do saber-saber, do saberfazer, do saber-ser e do saber-estar. Este relatório insere-se no percurso para obtenção do Grau de Mestre em Enfermagem, na Especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica. A metodologia utilizada foi a descritiva, com o intuito de evidenciar as competências na identificação de questões/problemas de saúde e desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes, demonstrando capacidade de reflexão na e sobre a prática realizada, fundamenta através da evidência cientifica os processos inerentes, procurando enquadrar o contexto dos cuidados de saúde, apresentando uma abordagem com ênfase na realidade vivenciada. O relatório foi estruturado em 3 partes. Na introdução apresento uma contextualização global dos aspectos mais relevantes. Um capítulo dedicado ao percurso durante o estágio, onde saliento a consolidação de conhecimentos e competências desenvolvidas. A conclusão reflecte as minhas considerações quer a nível pessoal, quer num olhar para a profissão. Neste caminho em evolução para uma prática cada vez mais baseada na teoria de Enfermagem, no sentido de uma “Enfermagem Avançada”, com mais competências para o desempenho centrado numa lógica conceptual, tendo por “core” o diagnóstico e a assistência em face das respostas humanas e mais competências de tomada de decisão. O curso e o estágio permitem-me concluir que o enfermeiro especialista pode desempenhar um papel importante na promoção da investigação, na evolução do conhecimento e na motivação para a melhoria da qualidade dos cuidados junto dos demais colegas, sejam enfermeiros, médicos ou outros profissionais.
- Relatório de estágioPublication . Costa, Susana Filipa Catarino Oliveira; Lourenço, MargaridaOs acidentes infantis e as suas consequências (lesões não intencionais) constituem, actualmente, um grave problema de saúde pública, pelas elevadas taxas de mortalidade e morbilidade de que são responsáveis. Numa era moderna assiste-se à construção, por parte da sociedade, de um meio cada vez mais desadequado às necessidades e à vulnerabilidade específica dos mais novos, tendo como resultado a morte e a perda da funcionalidade em eventos ditos de acidentais mas reconhecidos como previsíveis. O reconhecimento desta previsibilidade constitui a base da sua prevenção, considerada, nos dias de hoje, como a forma mais eficaz de resolução dos acidentes e suas consequências e, portanto, uma prioridade na área da saúde. A pouca consciencialização para a problemática por parte dos pais, crianças e sociedade em geral, incluindo dos próprios profissionais de saúde, aliada ao desconhecimento das medidas de segurança a adoptar na prevenção dos acidentes infantis, aparentam estar na origem da falta de efectividade nos resultados em Portugal. Perito na concepção e gestão de cuidados à criança e família, com um entendimento profundo sobre este binómio, o Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediatria apresenta um papel central na mudança de mentalidades, atitudes e, consequentemente, de comportamentos, não só da criança e família, mas de outros profissionais de saúde, ao nível dos diferentes contextos de actuação. Define-se, assim, como objectivo transversal deste percurso, contribuir para a promoção da Segurança Infantil ao nível dos diferentes contextos de actuação, no âmbito das funções atribuídas ao Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediatria. Utilizando uma metodologia descritiva e reflexiva, o presente relatório expõe os planos de acção desenvolvidos em cada contexto de actuação, comunidade, serviço de internamento e serviço de urgência, no sentido de consciencializar e de transmitir as referidas medidas preventivas de acidentes, atendendo às necessidades específicas de cada população e respeitando os três níveis de prevenção: primário, secundário e terciário. Com recurso a esta mesma análise crítica, são aprofundadas competências inerentes ao Enfermeiro Especialista na área da Saúde Infantil e aperfeiçoadas outras já existentes. Dos resultados obtidos deste percurso de aprendizagem salienta-se a modificação nos comportamentos de risco adoptados pelos familiares prestadores de cuidados e dos profissionais de enfermagem aquando dos cuidados à criança dependente deles, reflectindo uma mudança de consciência em relação ao problema dos acidentes infantis. Como consequência deste percurso vem, particularmente, a integração dos diferentes saberes no desenvolvimento de competências especializadas na complexa arte do cuidar
- Effects of extracts of selected medicinal plants upon hepatic oxidative stressPublication . Gião, M.S.; Pestana, D.; Faria, A.; Guimarães, J.T.; Pintado, M.E.; Calhau, C.; Azevedo, I.; Malcata, F.X.Aqueous extracts of a few medicinal plants traditionally used in Portugal have been assayed for their effects upon hepatic oxidative stress in mice. Previous in vitro studies had allowed characterization of agrimony, sage, savory, and raspberry in terms of overall antioxidant capacity and phenolic content. In the present study, the antioxidant effect and safety of these four plants were evaluated in vivo. For this purpose, mice ingested extracts in aqueous form (or water, used as the control) for 4 weeks; damage to lipids, proteins, and DNA was evaluated by oxidative cell biomarkers by the end of that period. Levels of hepatic glutathione and activities of enzymes involved in metabolism thereof were also determined. Finally, catalase and superoxide dismutase (SOD) activities were quantified, as these enzymes play a crucial role in antioxidant defense. When compared with the control, both raspberry and savory produced significant lipid protection; however, protein damage was significantly lower only in raspberry-treated animals. On the other hand, DNA damage was prevented only by savory. All plants led to a decrease in catalase activity, whereas all but sage also produced a decrease in SOD activity. With regard to glutathione levels and activities of enzymes involved in its metabolism, the aforementioned extracts exhibited different effects. In general, raspberry appeared to be the most promising extract, followed by savory, sage, and agrimony, sorted by decreasing performance in protection; the latter was even slightly toxic. Hence, the plants tested possess compounds with interesting biological activities that may support eventual inclusion in food or feed as functional additives.
- Relatório de estágioPublication . Bernardo, Fernanda Maria Dias Simões; Gama, Georgeana Marques daEste trabalho surge no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, dá resposta à unidade curricular Relatório e ilustra, de forma reflexiva, o percurso feito durante os estágios previamente efectuados. Numa primeira abordagem são apresentados os módulos de estágio realizados, os locais onde decorrem e os motivos da sua escolha. É feita, também, referência ao módulo creditado e à justificação da sua creditação. No seu decorrer são apresentados os objectivos previamente delineados para cada módulo do estágio, realizada uma análise reflexiva das actividades definidas para os operacionalizar e efectuado um enquadramento conceptual. São ainda definidas as competências adquiridas no decorrer dos ensinos clínicos e que foram determinantes para obtenção do título de enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. No presente relatório são abordadas áreas como a formação, a comunicação, a família, a humanização, a prevenção de úlceras de pressão, a dor e a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem – CIPE®.
- Cuidar o doente críticoPublication . Fernandes, Liliana Cláudia Braz; Ferreira, AméliaEste relatório é fruto das experiências vivenciadas durante os ensinos clínicos efectuados na Delegação Regional do Norte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e no Serviço de Cuidados Intensivos Cirúrgicos (SCIC) do Hospital Pedro Hispano. Privilegia uma reflexão crítica tendo por base os objectivos gerais e específicos estabelecidos, tendo em conta as implicações éticas, legais e sociais dos mesmos e atestando a aptidão para comunicar de uma forma adequada as conclusões auferidas. Relata a aquisição e aprofundamento de conhecimentos e competências para a assistência de Enfermagem ao doente adulto e idoso que vivencia processos de saúde/doença crítica e em falência orgânica passível de risco de vida, na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica. O ensino clínico é um período crucial na formação de enfermeiros. A competência só existe quando é aplicada, ou seja, a sua produção cabe à escola e ao local da sua aplicação, tendo este último uma intervenção crucial. A realização do ensino clínico na área da Assistência Pré-hospitalar permitiu desenvolver competências no domínio do atendimento, triagem, aconselhamento, selecção e activação dos meios de socorro adequados para situações de urgência/emergência ou catástrofe, bem como a estabilização e o acompanhamento durante o transporte até à unidade de saúde. Com a consciência de que as necessidades em cuidados de saúde são cada vez mais complexas, adoptei uma metodologia de trabalho baseada em protocolos e procedimentos definidos, respeitando as recomendações internacionais. Assim, os cuidados foram prestados de uma forma adequada, dirigida e especializada, garantindo a qualidade dos mesmos. O ensino clínico no SCIC permitiu a possibilidade de prestação de cuidados especializados e integrais ao doente com disfunção orgânica, suportando, prevenindo e revertendo falências com implicações vitais, permitindo a prestação de cuidados globais ao doente. Esta unidade facilitou a aquisição de competências e aperfeiçoamento na prestação de cuidados ao doente grave em estado crítico, tido como recuperável, com necessidade de uma vigilância e assistência constante por parte das equipas médica e de enfermagem. A combinação de conhecimentos, de saber-fazer e de experiências e comportamentos exercidos, tanto no contexto do pré-hospitalar como do intensivismo, possibilitaram a aquisição de competências na área da especialização através de uma intervenção concertada na área de enfermagem, favorecendo a continuidade dos cuidados e a aquisição de autonomia no desempenho profissional.
- Prevention and treatment of diabetic retinopathy by natural antioxidant containing in chitosan-based nanomedicinesPublication . Silva, S. B. da; Carvalho, D.; Pintado, M.; Sarmento, B.Oxidative processes are critical factors in ocular conditions that may lead to pathologies such as Diabetic Retinopahty due to structural and functional modification of the tissues, apoptosis of capillary cells and retinal microvascular changes, making the loss of vision inevitable. Application of antioxidants may reduce apoptosis and restores partially functional tissues. Considering the multiple benefits of antioxidants in DR and that conjunctival drug permeability improvement is one of the major challenges in ocular drug delivery, the major topic of this work is to study the absorption capacity and consequent bioavailability of natural antioxidants incorporated in chitosan-based nanoparticles to prevent and treat DR. In this regards, it is proposed to characterize, quantify and compare the antioxidant potential of Salvia sp. and Satureja montana extracts and their main pure antioxidants: rutin, caffeic and clorogenic acid. Then, antioxidant compounds are encapsulated into different chitosan-based nanoparticles, nanoparticles and release profile characterized and ocular permeation evaluated using in vitro cell models. Finally, the effect of antioxidant nanomedicines across human ocular is evaluated in diabetic animal after topical administration in vivo.
- Relatório de estágioPublication . Cerqueira, Paulo Alexandre Narciso; Sousa, Regina Teixeira deO presente relatório foi desenvolvido com a intenção de satisfazer um dos últimos requisitos do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Mental e Psiquiatria (MESMP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), permitindo a obtenção da pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria (ESMP) e após discussão pública, do Mestrado em Enfermagem. Este estágio encontra-se dividido em três módulos, nos quais se procurou atingir os objectivos estabelecidos pela instituição de ensino e os objectivos individuais planificados no projecto de estágio, que se desenrolou nas seguintes instituições: Centro Hospitalar do Porto (CHP) Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental na Infância e Adolescência (DPSMIA), no Hospital de Braga (HB) Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental – Unidade de Homens, e na Casa de Saúde do Bom Jesus (CSBJ) – Unidade de Reabilitação. Nestes locais pretende-se desenvolver um estágio, no qual a prestação de cuidados foi sistematizada por um fio condutor assente na assistência na saúde mental ao longo do ciclo vital como forma de promover o equilíbrio social. Em conclusão, neste trabalho apresenta-se a descrição e reflexão das actividades desenvolvidas e das competências adquiridas; descrevem-se as aprendizagens científicas, técnicas e relacionais, adquiridas ou desenvolvidas durante a prática clínica, através da apreciação das actividades que responderam aos objectivos, traduzindo-se na aquisição de competências da área da ESMP
- Relatório do estágio de intervenção comunitária na obra diocesana de promoção social : cuidar da pessoa dependente no domicílio : o apoio ao prestador de cuidados : auxiliar de acção directaPublication . Silva, Marta Luís Pimentel e; Magalhães, NormindaThis report is part of the Communitary Nursing Specialization Post-Degree Course and aims to describe and analyze the activities developed in the training over 18 weeks through the Nursing Center of Católica, in the institution Obra Diocesana de Promoção Social. More specifically, it is my aim to consider the different competencies acquired and/or reforced during this period. This document is divided in two chapters. The first chapter contextualizes and describes briefly the training, particularly the places where I have passed and in which dates. The second chapter is a reflection over the acquired competencies in professional context and the acquired and/or reforced ones during the training. Taking as reference the set of competencies defined by Universidade Católica Portuguesa in order to obtain the Specialization in Communitary Nursing, as the Master’s Degree in Nursing, the first part of the second chapter focuses the presentation of competencies acquired with our professional experience. On the other hand, the second part of the same chapter pretends to describe and analyze the competencies acquired in training, at the level of all the framed domains of all the activities accomplished, particularly the Planning in Health and the training.