FT - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
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- Teologia Moral em renovaçãoPublication . Silva, António Pereira daNeste trabalho, assinalámos como tarefas actuais e urgentes da Teologia Moral a fidelidade ao espírito e às orientações conciliares, o serviço da pessoa em toda a sua dignidade humana e cristã, o apreço das situações concretas como outras tantas horas de graça e de salvação na vida do homem, a solicitude ecuménica no estudo dos problemas morais que surgem como obstáculos no caminho para a unidade dos cristãos, o sentido verdadeiramente comunitário nas múltiplas expressões da socialização hodierna, e a criteriosa análise do fenómeno da secularização, a fim de que os processos de afirmação do homem se mantenham na linha da fidelidade a Deus.
- Ocultamento do Ser do Eu em David HumePublication . Enes, JoséThis short essay deals with the concealment of the being of Self in David Hume's philosophy. The process of this concealment began in late Scholasticism and attained thematic expression with John Locke's thought; for him ideas were the only object of the understanding and the concept of substance was destitute of ontological content. Thenceforth British philosophical thought was faced with two main problems: the origin of ideas, and their logical meaning. Berkley pronounced ideas to be perfectly inert and therefore quite different from Self as an active thing which thinks, wills and perceives. David Hume, again following Locke's line of thought, considered perceptions to be the only real entities, and divided them into impressions and ideas. Supposing impressions to be the primary data for human understanding, from which in turn ideas are derived, he was led to expect that amongst these impressions should be found one giving rise to the idea of Self. But, if Self is supposed to be invariably the same throughout the course of human life, and yet no single impression exists in that manner, the idea of Self must be considered an illusion. David Hume's main task was then to explain how, from unstable and ever changing impressions, such an illusive idea as Self arises, characterized by continuous perfect identity. He resolved the problem, in this case as with all ideas of substances, by demonstrating the natural human propensity to consider things, related by resemblance and causality, as if they were one and the same. Thus he came to the conclusion that «all the nice and subtle questions concerning personal identity ... are to be regarded rather as gramatical than as philosophical difficulties». In the end, however, when reviewing his assertions concerning personal identity, he was distressed to find himself in such a labyrinth that he confessed he neither knew how to correct his former opinions, nor how to render them consistent. This ontological blindness has remained a characteristic bias of British thought, still perceptible in the writings of Bertrand Russell.
- Vestígios de milenarismo em Alcobaça?Publication . Bragança, Joaquim de OliveiraO Códice Alcobacense 164 da Biblioteca Nacional de Lisboa consta na realidade de dois documentos, escritos por mão diferente, com numeração independente. O primeiro, de 25 fólios, é um Antifonário da Missa, contendo as principais festas do ano, dos fins do séc. XIII. O segundo, com 7 fólios apenas, contém um Hinário e Antifonário do Ofício para a Hora de Tércia, uma ladainha (fól. 5 v.), algumas orações de preparação para a comunhão, formulários de aspersão da água lustral aos domingos, uma colecta sálmica (fól. 7 v.: Hec oratio debet dici post septem psalmos) e uma fórmula de absolvição sacramental (Talis absolutio debet fieri a confessore, super sibi confitentem), com que termina. Este manuscrito é já do séc. XIV.
- Schopenhauer e o estatuto do conhecerPublication . Moura, José BarataLa présente note a pour but de montrer, à propos de l'analyse du thème de la connaissance chez Schopenhauer, le besoin où l'on est de transcender ce niveau même du connaître représentatif pour pouvoir vraiment fonder une ontologie. En effet, ne nous donnant que des «objets», la connaissance transcendentale ne nous met en rapport qu'avec une région limitée du réel, laissant de côté, comme in-connus, soit le propre fondement matériel du connaître, soit la réalité qui se donne sous le mode de la «subjectivité».
- O missal votivo de Santa Cruz de CoimbraPublication . Bragança, Joaquim de OliveiraNão pretendemos fazer aqui a análise interna do conteúdo litúrgico do missal votivo de Santa Cruz de Coimbra, mas tão sòmente dá-lo a conhecer, e deste modo fornecer um instrumento de trabalho aos especialistas da matéria.
- The most ancient penitential text of the armenian liturgyPublication . Lages, Mário FerreiraThe antiquity of the first known text of the Armenian penance is certainly enhanced by the hypothesis of its having been originally written as an order for the acceptance of heretics into penance.
- Sur les sens de «eisdem muneribus declaratur» dans la prière sur les offrandes de la messe de l'ÉpiphaniePublication . Lages, Mário FerreiraLa question que nous nous proposons d'examiner est aussi ancienne que les manuscrits qui nous transmettent l'oraison sur les offrandes de la messe de l'Épiphanie: quelques unes de leurs variantes semblent indiquer en effet que ce texte n'a pas été toujours parfaitement compris par les copistes. Aussi le textus receptus hérite-t-il les ambiguïtés de la tradition manuscrite. Et un auteur moderne de dire: cette prière est «d'une construction logique et grammaticale si subtile»
- The hierosolymitain origin of the catechetical rites in the armenian liturgyPublication . Lages, Mário FerreiraO presente trabalho pretende demonstrar que a rubrica introdutória do ritual arménio do baptismo tem uma origem hierosolimitana. Para tanto comparo o texto original com os temas das leituras catequéticas que se encontram no Leccionário Arménio e com os assuntos tratados por São Cirilo de Jerusalém na suas Catequeses. Tal comparação permite descobrir que a rubrica baptismal é mais antiga do que os outros dois documentos. Esta conclusão está baseada, por um lado no esquema de catequeses que a rubrica propõe, o qual só pode ser anterior ao das leituras catequéticas e das correspondentes instruções cirilianas: a rubrica ordena-se segundo um equema de história de salvação enquanto que os outros documentos seguem a ordem do símbolo da fé; além de que outros pormenores supõem, na rubrica, uma menor evolução teológica. Por outro lado a organização litúrgica que tal rubrica supõe só pode ter existido nos fins do século III — princípios do IV. E tal organização era particular à igreja de Jerusalém. Daí a minha conclusão de que esta rubrica viu a luz do dia em Jerusalém donde teria transitado para a Arménia por ocasião das grandes traduções do século de ouro, o século V.
- VI Congresso Internacional de Estudios PatristicosPublication . Aldama, José A. de1. Los Congresos Internacionales de Estudios Patrísticos. 2. Organización dei Congreso. 3. Los congresistas. 4. La Asociación Internacional de Estudios Patrísticos.
- Qumran: exegese histórica e teologia de salvaçãoPublication . Neves, Joaquim Carreira dasDans ce travail sur Qumran: exégèse historique et théologie du salut l'auteur étudie les méthodes exégétiques de Qumran. À son avis, Qumran adapte et modifie l'Ancien Testament dans une perspective d'actualisation historique et théologique suivant les règles du Targum, du Midrash et du Pesher et le principe du «panchronisme» pour chaque mot de l'Écriture. Les textes de Qumran ne peuvent servir à la critique textuelle à moins que cela se prouve positivement (dans des cas précis). Qumran n'est pas une source pour la critique textuelle mais bien pour l'exégèse historique et la théologie du salut. Les essais de plusieurs auteurs (F. M. Cross, M. Manson, S. Talmon, etc.) pour l'établissement des traditions textuelles, plus ou moins délimitées et schématisées, n'ont qu'une valeur relative. La traduction de la Septante, du moins chez Isaïe, présente également de nombreux exemples semblables en matière d'usage des méthodes exégétiques. Au contraire de J. Carmignac, l'auteur estime qu'on ne saurait expliquer les divergences textuelles entre Qumran et la Septante, d'une part, et le texte masorétique, d'autre part, uniquement en faisant appel à des arguments philologiques.