Browsing by Author "Teiga, Maria Aida Saraiva Pissarra"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Um olhar (des)construtivo sobre o percurso profissional : narrativa sobre ‘Aprender a Ensinar'Publication . Teiga, Maria Aida Saraiva Pissarra; Roldão, Maria do Céu NevesEste relatório constitui uma reflexão sobre o meu percurso profissional, centrada no desempenho docente e orientada num trajeto que pretende trazer luz à questão base “aprender a ensinar”. A relevância que este tema assume na reflexão justifica-se pelo meu interesse no processo de aquisição de conhecimento – de como cheguei até ele, ou dele me apropriei – em articulação com o desempenho prático. Na verdade, o modo e circunstâncias em que este processo se foi desenvolvendo terá, em parte, definido a minha ação no universo em que me insiro, a minha relação com o ensino, a comunidade educativa, o sistema organizacional, bem como terá condicionado o meu desenvolvimento profissional. Ao recuar no tempo vou desconstruindo o meu percurso profissional nos aspetos que considero mais significativos e estruturantes. Deste modo, tento clarificar e compreender o meu processo de formação para o desempenho da prática docente, em ausência de formação inicial, de supervisão e de avaliação. Desenvolvo um trabalho de análise de circunstâncias e ações em espaços temporais relevantes para este contexto, à luz de teorias e perspetivas de diferentes autores nos temas abordados. Procuro entender e justificar de que forma a procura de saber e aperfeiçoamento, o trabalho colaborativo e uma atitude reflexiva potenciaram a melhoria das práticas, o meu desenvolvimento profissional e a construção da minha profissionalidade. Neste contexto, apresento um projeto executado no âmbito das práticas colaborativas e incluo dois testemunhos que corroboram esta dinâmica. O enquadramento teórico, realizado no ponto 3, teve presente a necessidade de esclarecer os conceitos de (i) Professor Reflexivo e Trabalho Colaborativo; (ii) Supervisão e Avaliação da prática docente, por considerar que são centrais na abordagem da problemática “aprender a ensinar”. Sem dúvida conceitos que me permitem não só entender o tempo passado mas renovar o olhar sobre o meu desempenho docente e abrir horizontes sobre o ensino e a escola, em geral. Avanço para a reflexão sobre a ação, apresentada no ponto 4 – Aprendizagens profissionais mais relevantes. Aqui destaco (i) A relação docente com a escola, onde reflito sobre o significado de Ser professor, (ii) Prática letiva, através da abordagem da Sala de aula como lugar de convergências, e (iii) Desenvolvimento Profissional, numa perspetiva que pretende libertar-se do passado, traçar novos horizontes e avançar numa projeção futura a continuidade do meu desenvolvimento profissional e a construção da minha identidade profissional. Nas linhas que concluem recolho os esclarecimentos avançados pelas leituras teóricas feitas, cruzar de olhares de autores e entre autores que tornam esta reflexão mais sustentada, e articulo com os registos que vão surgindo em esboço de resposta às questões colocadas. Numa visão que se pretende holística, reintegradora da fragmentação exposta pela reflexão, reconheço o papel fundamental que o sujeito da ação desempenha para a melhoria da sua ação e traçar o seu percurso numa lógica emancipadora. Ação que terei de sustentar quer na formação contínua e no saber, quer na vontade de melhorar e conseguir dar resposta a novos cenários educativos.