Browsing by Author "Sousa, Diana Rafaela Malheiro de"
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- A cor como estratégia de leitura musical nos alunos do 1º ano de iniciação de fagotePublication . Sousa, Diana Rafaela Malheiro de; Alves, Rui Pedro OliveiraO presente relatório é escrito no âmbito das unidades curriculares, Prática Profissional I, Prática Profissional II e Projeto de Intervenção Pedagógica, inseridas no Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O relatório está dividido em duas partes: Relatório da Prática Profissional realizada nas disciplinas de Instrumento – Fagote (M08) e Classe de Conjunto (M32) e Projeto de Intervenção Pedagógica. Na primeira parte, Relatório da Prática Profissional, é feita uma descrição e reflexão sobre as práticas/estratégias desenvolvidas durante a prática de ensino supervisionada realizado durante o ano letivo 2020- 2021 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, e é descrito o projeto de investigação desenvolvido nos alunos de iniciação de Fagote da mesma instituição no que respeita à utilização das cores como estratégia de leitura musical sob orientação científica do Professor Doutor Rui Pedro De Oliveira Alves e orientação pedagógica cooperante da Professora Sandra Ochoa. Na segunda parte, está presente o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) subordinado ao tema “A cor como estratégia de leitura musical nos alunos do 1º ano de iniciação de fagote”. Baseando-me no Cromáfono de Sérgio Aschero e na notação colorida desenvolvida pela ColourStrings, adaptei 5 peças tradicionais infantis procurando perceber a potencialidade desta estratégia nos alunos com dificuldades de leitura na iniciação de fagote fazendo gravações semanais. A metodologia empregada foi o estudo quasi-experimental, dividindo os 3 participantes em dois grupos (grupo de controlo e grupo experimental) e realizando um pré-teste e um pós-teste. Os resultados finais sugerem que houve melhorias a nível de leitura e associação da nota à dedilhação do instrumento nos alunos do grupo experimental comparando o pré-teste com o pós-teste.