Browsing by Author "Ponte, Filomena Ermida da"
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- Aging: loss of hearing sensitivity of the elderly (presbycusis)Publication . Costa, Eleonora; Ponte, Filomena Ermida daAging, consensually assumed as a process that affects and alters significantly the cognitive and behavioral functions of the human being encompassing multiple effects on a number of clinically significant variables , the most important being those that directly relate to the movement, ability to balance the effectiveness of mental functioning and sensory functions such as taste, smell, sight and hearing. Hearing loss in the elderly, scientifically called presbiacusis arises quietly and is increased progressively with advancing age. This study had as its aim to contribute to the best quality of life for elderly individuals with hearing loss (presbycusis). Thus, the objectives targeted were: trying to understand the motivations of the elderly to the use of hearing aids; determine the degree of satisfaction of users of these prostheses; evaluate how Preabycusis affects the quality of life of the elderly. The method used was qualitative oriented once interviewed the elderly users of the home. The sample was composed of 30 participants, with presbycusis, 25 female and 5 male (institutionalized seniors) from the city of Braga/Portugal. The instrument used was the semi-structured interview and through informal procedures and in a climate of dialogue facilitator and promoter of a simple and open speech.
- Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portuguesesPublication . Guisande, M. Adelina; Almeida, Leandro S.; Ponte, Filomena Ermida da; Tinajero, Carolina; Páramo, M. FernandaEste artigo relaciona o estilo cognitivo "dependência-independência de campo" com o desempenho em tarefas envolvendo vários processos e recursos de atenção. Com uma amostra de 98 crianças e 95 adolescentes portugueses, foram aplicadas quatro tarefas de atenção: capacidade de armazenamento (Dígitos em ordem direta); memória de trabalho verbal (Dígitos em ordem inversa); capacidade para dirigir, mudar e manter a atenção (Código); e capacidade de atenção sustentada (Teste de Atenção e Rastreio Visual, VSAT). Recorreu-se, ainda, à aplicação de uma prova de fator g, tendo em vista o controle da inteligência. Os resultados revelam diferenças entre dependentes e independentes de campo, especialmente relevantes no grupo de crianças na prova de VSAT. Esses resultados abrem novas linhas de investigação para explicar a pior execução acadêmica dos indivíduos dependentes de campo.
- A síndrome alcoólica fetal em contexto escolarPublication . Ribeiro, Elisabete; Ponte, Filomena Ermida da; Araújo, BeatrizA presente investigação, pretende ultrapassar a mera descrição de algumas dimensões e assumir uma postura crítica face à inclusão escolar das crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), nomeadamente, com Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), no contexto do actual Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro. O consumo de álcool durante a gravidez é, por vezes mais frequente do que o desejável, dados os efeitos teratogénicos desta substância ao nível da organogénese, nomeadamente, no que concerne ao desenvolvimento cerebral. Afectado este órgão na sua formação intra-uterina, algumas consequências são as dificuldades cognitivo-intelectuais, os problemas de aprendizagem e, acima de tudo a dificuldade em manter a concentração e em ajustar o comportamento, aproximando esta síndrome do Transtorno de Défice de Atenção e Hiperactividade (TDAH). A nossa investigação consiste num estudo de caso de um rapaz com 12 anos que apresenta SAF. O aluno encontra-se numa turma do ensino regular. Os participantes foram a irmã mais velha (parentificação), e uma equipe multidisciplinar. Os resultados apontam para o défice de atenção, as dificuldades cognitivas e a dificuldade de auto-controlo e regulação comportamental.