Browsing by Author "Pinto, Diana Catarina Figueiras"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção psicológica no âmbito do desenvolvimento psicossexual : adaptação de um programa para alunos do 5º ano de escolaridadePublication . Pinto, Diana Catarina Figueiras; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáSegundo a Organização Mundial de Saúde, adolescência define-se como um período de idade entre os 10 e os 19 anos, sendo o período entre os 10 e os 14 anos denominado de pré-adolescência. A sexualidade pode ser definida como um conjunto de fenómenos que permeia todos os aspetos de nossa existência, é vista inicialmente como um fenómeno biológico, contudo, pode afirmar-se ainda que é também social e psicológico e só pode ser compreendido quando situado no âmbito e nas regras da cultura em que se vive (Taquette, 2008). O objetivo geral deste estudo é a adaptação de um programa de intervenção na área do desenvolvimento psicossexual, em alunos do 5º ano de escolaridade, analisando o seu efeito ao nível da autoestima, regulação emocional, autoconceito e aptidões sociais dos alunos. A amostra foi constituída por 69 participantes: 20 alunos constituíram o grupo controlo e 49 alunos constituíram o grupo experimental. Para avaliar a autoestima foi usada a escala de Autoestima de Rosenberg (RSES; Rosenberg, 1965; versão portuguesa, Romano, Negreiros, & Martins, 2007), para a regulação emocional o questionário Emotion Regulation Index for Children and Adolescents (ERICA; MacDermott, Gullone, Allen, King, & Tonge, 2010; adaptado para a população portuguesa por Reverendo & Machado, 2010), para o autoconceito foi usado a Escala de autoconceito (Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale 2; PHCSCS; Piers, 1964, 1984; adaptado para a população portuguesa por Veiga & Domingues, 2012) e por último para as aptidões sociais foi utilizado o Questionário de capacidade e de dificuldades (SDQ- Por; Goodman, 1997; Goodman, Meltzer, & Bailey, 1998). Foi também utilizado um questionário sociodemográfico para a recolha de dados demográficos dos participantes. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos experimental e controlo em relação à autoestima e regulação emocional. Por outro lado, foram encontradas diferenças ao nível de algumas dimensões do autoconceito e aptidões sociais