Browsing by Author "Pinto, Ana Catarina Lopes"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O arco : a padronização gestual dos golpes de arco para o ensino-aprendizagem do violinoPublication . Pinto, Ana Catarina Lopes; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Ferreira-Lopes, PauloO principal objetivo desta pesquisa centra-se na compreensão dos movimentos somáticos necessários para a reprodução dos diferentes golpes de arco, com o objetivo final de se alcançarem padronizações gestuais de cada golpe de arco. Investigações anteriores (Pinto, 2016) demonstram que a técnica do arco representa um dos maiores desafios para os violinistas. Através de uma investigação de âmbito metodológico experimental em laboratório que envolveu 30 violinistas, foi possível a gravação - em formato de som, vídeo e Motion Capture, de um total de 1260 interpretações, resultado de uma criteriosa seleção de 42 excertos musicais representativos de cada um dos golpes de arco em estudo. Todas as gravações de som foram sujeitas à apreciação de um júri, que selecionou a melhor interpretação de cada excerto do grupo 1 (participantes com fato), a melhor interpretação do grupo 2 (participantes sem fato), e a pior interpretação de ambos os grupos. Desta seleção foram criadas, através da utilização do vídeo e dos dados recolhidos no Motion Capture, as pretendidas padronizações gestuais – que se traduziram em vídeos didáticos e que permitem a observação dos vários componentes em análise de cada golpe de arco em estudo. Efetuada a análise dos questionários implementados, foi também possível concluir-se que os participantes, de forma geral, desconheciam a Tecnologia de Captura de Movimento (90%), e que todos os participantes (100%) entendem que esta estratégia pode ser muito útil, apontando como principais motivos: a simplificação da aprendizagem dos golpes de arco; a possibilidade de visualização, compreensão, correção e consciencialização do próprio gesto por cada violinista; e a possibilidade de corrigir a postura e de, consequentemente, prevenir lesões. Partindo das conclusões deste trabalho foi ainda possível: 1) perceber quais as diferenças/semelhanças na interpretação dos diferentes golpes de arco em obras de diferentes períodos da história da música: barroco, classicismo, romantismo e música moderna (1900-); 2) compreender quais as diferenças/semelhanças na execução dos golpes de arco de pessoa para pessoa; 3) perceber se alguns dos componentes analisados são decisivos para o sucesso/insucesso da execução de cada golpe de arco; 4) entender se a tecnologia de captura de movimento pode ser ou não utilizada como recurso e estratégia no ensino do violino; 5) perceber quais as dificuldades/facilidades sentidas pelos participantes na execução dos diferentes golpes de arco; 6) compreender a importância da padronização na aprendizagem musical; 7) e auferir o conhecimento da nomenclatura de cada um dos golpes de arco realizados por parte dos participantes. Em suma, este estudo pretende não só servir de reflexão, análise e aprendizagem dos diferentes movimentos necessários para a execução dos diferentes golpes de arco no repertório mainstream de violino, mas também de coadjuvação para violinistas e professores de violino.
- O ARCO : contributos didáticos ao ensino do violinoPublication . Pinto, Ana Catarina Lopes; Dawa, Sofia Serra“A técnica não é um fim, mas sim, um meio. E, como um meio, é indispensável e primordial ao nosso núcleo: práticas interpretativas” (Salles, 1998, p.18) Depois de uma análise da literatura existente sobre a técnica da mão direita, torna-se claro que esta representa um dos principais desafios para os violinistas e professores de violino. De forma a tentar perceber as exigências sobre esta matéria na minha realidade educativa específica (Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e Academia de Música de Viana do Castelo), foi realizada uma pesquisa empírica que se traduziu numa investigação qualitativa. A investigação consistiu num estudo de caso, que envolveu 41 alunos e 9 professores. O estudo clarificou que há ainda muita falta de informação sobre este assunto específico, demonstrada por professores e alunos. Percebeu-se também que professores e alunos sentem mais dificuldades no ensino/ aprendizagem da mão direita do que da mão esquerda, contudo, professores e alunos, na sua maioria, desconhecem métodos específicos para resolução de problemas sobre esta matéria. Por fim, 100% dos estudantes e 78% dos professores inquiridos mostraram a vontade e a necessidade de terem ao seu dispor um método sobre este assunto, em português e que respondesse às necessidades dos alunos. “O arco – Contributos didáticos ao ensino do violino” é o nome atribuído ao método aqui criado, cujo principal objetivo é o de auxiliar no estudo da mão direita e o de contribuir para o melhoramento do ensino do violino na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Academia de Música de Viana do Castelo. Este método resulta de uma antologia e reflexão sobre os principais autores e assuntos sobre esta matéria, e incide sobre temáticas como: a importância de se fazerem exercícios de aquecimento e alongamentos na execução prática do violino; a importância da técnica de arco na formação do violinista; as diferentes partes do arco; a escolha do tamanho do arco; os principais cuidados a ter com o arco; o posicionamento da mão direita no arco e a função dos dedos; a produção de som; a importância da mão direita na obtenção de diferentes sonoridades; a responsabilidade da técnica de arco na execução das diferentes dinâmicas; a diferença entre arcadas e golpes de arco; e os diferentes golpes de arco tendo por base o pedagogo e violinista Carl Flesch. Fica a expectativa de que o método “O arco – Contributos didáticos ao ensino do violino” represente uma primeira resposta às necessidades dos alunos no meu contexto específico, e que possa servir também de inspiração para se realizarem outros estudos a um nível regional ou nacional. Aspira-se também que o presente método crie, noutros professores, também a vontade de criação de novos métodos de caráter pedagógico, que incidam sobre a técnica do violino e sobre as verdadeiras necessidades dos alunos.