Percorrer por data de Publicação, começado por "2015-12-03"
A mostrar 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de ordenação
- O ARCO : contributos didáticos ao ensino do violinoPublication . Pinto, Ana Catarina Lopes; Dawa, Sofia Serra“A técnica não é um fim, mas sim, um meio. E, como um meio, é indispensável e primordial ao nosso núcleo: práticas interpretativas” (Salles, 1998, p.18) Depois de uma análise da literatura existente sobre a técnica da mão direita, torna-se claro que esta representa um dos principais desafios para os violinistas e professores de violino. De forma a tentar perceber as exigências sobre esta matéria na minha realidade educativa específica (Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e Academia de Música de Viana do Castelo), foi realizada uma pesquisa empírica que se traduziu numa investigação qualitativa. A investigação consistiu num estudo de caso, que envolveu 41 alunos e 9 professores. O estudo clarificou que há ainda muita falta de informação sobre este assunto específico, demonstrada por professores e alunos. Percebeu-se também que professores e alunos sentem mais dificuldades no ensino/ aprendizagem da mão direita do que da mão esquerda, contudo, professores e alunos, na sua maioria, desconhecem métodos específicos para resolução de problemas sobre esta matéria. Por fim, 100% dos estudantes e 78% dos professores inquiridos mostraram a vontade e a necessidade de terem ao seu dispor um método sobre este assunto, em português e que respondesse às necessidades dos alunos. “O arco – Contributos didáticos ao ensino do violino” é o nome atribuído ao método aqui criado, cujo principal objetivo é o de auxiliar no estudo da mão direita e o de contribuir para o melhoramento do ensino do violino na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Academia de Música de Viana do Castelo. Este método resulta de uma antologia e reflexão sobre os principais autores e assuntos sobre esta matéria, e incide sobre temáticas como: a importância de se fazerem exercícios de aquecimento e alongamentos na execução prática do violino; a importância da técnica de arco na formação do violinista; as diferentes partes do arco; a escolha do tamanho do arco; os principais cuidados a ter com o arco; o posicionamento da mão direita no arco e a função dos dedos; a produção de som; a importância da mão direita na obtenção de diferentes sonoridades; a responsabilidade da técnica de arco na execução das diferentes dinâmicas; a diferença entre arcadas e golpes de arco; e os diferentes golpes de arco tendo por base o pedagogo e violinista Carl Flesch. Fica a expectativa de que o método “O arco – Contributos didáticos ao ensino do violino” represente uma primeira resposta às necessidades dos alunos no meu contexto específico, e que possa servir também de inspiração para se realizarem outros estudos a um nível regional ou nacional. Aspira-se também que o presente método crie, noutros professores, também a vontade de criação de novos métodos de caráter pedagógico, que incidam sobre a técnica do violino e sobre as verdadeiras necessidades dos alunos.
- A felicidade como projeto : uma abordagem pedagógica centrada na unidade letiva 4 do 9.º ano,... : "Projeto de Vida"Publication . Santos, Fátima Gonçalves dos; Martins, António; Carvalho, Cristina Sá
- As relações transatlânticas no século XXI : subsídios para a análise da cooperação estratégica entre a NATO e a União Europeia, no âmbito da segurança e defesaPublication . Brito, Luís Manuel Prostes Villa de; Garcia, Francisco ProençaA Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e a União Europeia (UE) nasceram com o objectivo comum de assegurar a paz na Europa. A necessidade de dar resposta a ameaças cada vez mais globais e difusas, garantindo simultaneamente a prosperidade das nações, originou uma evolução que permitiu consolidar a Aliança como organização de defesa colectiva, preocupada também com a gestão de crises e a segurança cooperativa, sempre ancorada no elo transatlântico, enquanto a UE foi tentando encontrar o seu espaço, reforçando a sua matriz de integração económica à escala europeia, mas dedicando cada vez mais atenção à política externa e aos aspectos relacionados com a segurança e defesa dos seus Estados Membros (EM). A presente investigação pretende definir e enquadrar a cooperação estratégica entre a NATO e a UE ocorrida no século XXI esclarecendo a sua importância no contexto da segurança e defesa da região euro-atlântica. Defende o argumento de que apesar das dificuldades político-institucionais, aquela parceria bilateral é viável e pode ser incrementada, sendo um factor crucial para garantir a paz, segurança e estabilidade dos povos ocidentais. Começaremos assim, pela caracterização e conceptualização estratégica, definindo os principais traços de cada uma das organizações e comparando os seus documentos base e conceitos estratégicos. Numa segunda parte, faremos a análise da parceria e dos desafios, estudando a evolução da parceria estratégica NATO-UE, as convergências e divergências transatlânticas e os desafios que a Turquia e a Rússia colocam ao relacionamento. A terceira parte constará de estudos de caso, sendo debatidos os processos de desenvolvimento de capacidades e as operações e missões em que ambas as organizações participaram. Terminaremos com uma súmula dos principais problemas que, na nossa opinião, será necessário resolver para que seja possível uma cooperação bilateral eficaz.
- Cidades transientes, cidades resilientes : a trajectória conjunta da street art e do Muro de BerlimPublication . Pinto, Sofia Rodrigues; Lopes, Maria Alexandra AmbrósioNo âmbito dos Estudos de Cultura, a dissertação “Cidades Transientes, Cidades Resilientes: a trajectória conjunta da street art e do Muro de Berlim” tem como principal objectivo reflectir na forma como as práticas artísticas podem intervir, transgredir e construir o espaço urbano. Analisando o impacto da função e simbolismo do Muro de Berlim na street art nele inscrita e em diferentes fases – desde a edificação, implementação e queda, até ao processo de memorialização do Muro – é possível verificar a relação inversa entre esta prática artística e os muros, sendo que estes delimitam e condicionam o espaço, e aquela potencialmente abre e propõe alternativas. Inspirando-nos no conceito de “slices through space” de Doreen Massey, a discussão é concretizada em quatro partes: Bernauer Straße 1961-1975, Potsdamer Platz 1975-1989, Brandenburger Tor 1989-1991 e Niederkirchnerstraße 1991-2015.
- Sono e repouso do cliente na unidade de cuidados intensivosPublication . Centeio, David Alexandre Marques; Sousa, Patrícia Pontífice deO presente relatório insere-se no plano de estudos do curso de Mestrado em Enfermagem, Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde de Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa. O mesmo evidencia os principais contributos dos estágios realizados para a aquisição e desenvolvimento de competências de Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na assistência de enfermagem avançada ao cliente adulto e idoso, e particularmente ao cliente em estado crítico. O primeiro estágio realizado, referente ao Módulo II, decorreu numa Unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos Especiais (UCICRE) de um hospital na periferia de Lisboa. O estágio referente ao Módulo I foi realizado no Serviço de Urgência Geral de um hospital de Lisboa. Por último, o estágio do Módulo III (opcional) foi realizado numa Comissão de Controlo de Infecção Hospitalar. Com o objectivo de fornecer os dados científicos mais actuais sobre os factores influenciadores do sono do cliente internado na Unidade de Cuidados Intensivos, bem como as medidas promotoras do mesmo, foi feita uma revisão integrativa da literatura. Os seus resultados foram divulgados numa formação de serviço dirigida à equipa multidisciplinar da UCICRE e constituíram um pilar fundamental na prestação de cuidados especializados ao cliente vítima de traumatismo crâneo-encefálico, internado na sala de observações do serviço de urgência. Numa fase posterior, estiveram na base de um projecto que se encontra a ser desenvolvido na UCICRE, denominado “Sono e Repouso na UCICRE” e foram apresentados e divulgados no âmbito das Boas Práticas da Direcção de Enfermagem desse mesmo Hospital. Este relatório tem como principais objetivos documentar as aprendizagens e as actividades desenvolvidas em cada estágio de forma a concretizar os objetivos previamente definidos e refletir sobre situações problema em contexto da prática clínica e respetiva intervenção.
- Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do instrumento e teoria musical no ensino especializado da música em PortugalPublication . Rodrigues, Filipe Azevedo; Monteiro, Pedro Miguel PereiraEsta dissertação tem como tema o “Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do Instrumento e Teoria Musical no Ensino Especializado da Música em Portugal”. O objetivo geral é consolidar a disciplina de formação musical, no que respeita à teoria musical, assim como a sua articulação com a disciplina de Instrumento. Mais especificamente, o objectivo está centralizado na necessidade das competências que os alunos devem adquirir e aplicar no final do 2º grau de Formação Musical e se estas estão ajustadas às necessidades dos alunos exigidas nas aulas de Instrumento. A nível metodológico, esta pesquisa seguiu uma investigação de natureza quantitativa, centrada num estudo de caso. As técnicas utilizadas para a recolha de dados foram a pesquisa documental realizada ao reportório de Instrumento – Violino e programas de formação musical e Instrumento e os inquéritos por questionário realizados aos professores do Centro de Cultura Musical das disciplinas referidas. As conclusões deste estudo empírico pretendem oferecer um contributo para a articulação das duas disciplinas, assim como demonstrar a sua importância para despertar um interesse maior por parte dos alunos face à teoria musical. No final desta investigação foi confirmada a importância da articulação destas disciplinas para os bons resultados na aprendizagem e o excelente desenvolvimento na formação global dos alunos.
- Influence of pretreatments, drying and storage conditions on drying characteristics, nutritional and sensory properties of galega Kale (Brassica Oleracea L. var. Acephala)Publication . Araújo, Ana Catarina Campos; Silva, Cristina Luísa Miranda; Oliveira, Sara; Ramos, Inês; Brandão, TeresaThe industrial trial drying of vegetables can be a convenient transformation for the consumers and allows the increase of its added value. The objectives of this work were to evaluate the effects of six pretreatments, three different drying temperatures and vacuum packaging on quality and nutritional contents of Galega kale submitted to convective dehydration. The modelling of drying curves and the determination of desorption isotherm was carried out. Finally, the consumers acceptance was evaluated. Among all pretreatments, steam blanching was the most favourable, allowing improvements of the retentions of vitamin C, total antioxidant activity, and chlorophylls, in comparison with the absence of pretreatment. Total phenolic compounds losses were reduced by steam blanching application after immersion in a metabisulfite solution. Moreover, steam blanching improved the colour parameters and overall appearance, providing a final dried product more similar to the fresh sample. In relation to the nutritional content evaluation of dried Galega kale during 5 months of storage, losses were observed for all tested nutrients, being vitamin C the most affected. Packaging without vacuum resulted in higher vitamin C, total antioxidant activity and chlorophylls retentions in comparison with the vacuum package. Nevertheless, the latter resulted in better retention levels of total phenolic compounds. Concerning the study of the drying temperature, 40°C yielded improved nutritional features, but implied higher energetic cost inherent to longer drying periods required. So, drying at 55°C was selected for sensorial analysis, as a compromise between the overall quality and the cost of the final dehydrated product. Regarding the drying process modelling, it was found that the model that best describes the process is the modified Page model with R2 values between 0.9988 - 0.9996 and s values between 0.0288 - 0.0400. A one-step non-linear regression to all data was also performed to minimize the co-linearity between parameters and to accelerate the convergence. Values obtained for activation energy and drying rate were very similar with those found in the literature. The desorption isotherm was well described by the G.A.B. model. A Focus group was used to evaluate the consumers acceptance of the product after rehydration in a soup. The participants of the Focus group classified the product as a practical and convenient alternative to cook healthier dishes. The appearance of dried Galega kale was described as fragile, with a nice smell, a natural colour and flavour similar to the fresh product. The hardness of the dried sample after cooking was softer than the fresh kale. In conclusion, the herein presented product was addressed as an innovation in national and international market, with possible applications in several recipes.
