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- O ARCO : contributos didáticos ao ensino do violinoPublication . Pinto, Ana Catarina Lopes; Dawa, Sofia Serra“A técnica não é um fim, mas sim, um meio. E, como um meio, é indispensável e primordial ao nosso núcleo: práticas interpretativas” (Salles, 1998, p.18) Depois de uma análise da literatura existente sobre a técnica da mão direita, torna-se claro que esta representa um dos principais desafios para os violinistas e professores de violino. De forma a tentar perceber as exigências sobre esta matéria na minha realidade educativa específica (Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e Academia de Música de Viana do Castelo), foi realizada uma pesquisa empírica que se traduziu numa investigação qualitativa. A investigação consistiu num estudo de caso, que envolveu 41 alunos e 9 professores. O estudo clarificou que há ainda muita falta de informação sobre este assunto específico, demonstrada por professores e alunos. Percebeu-se também que professores e alunos sentem mais dificuldades no ensino/ aprendizagem da mão direita do que da mão esquerda, contudo, professores e alunos, na sua maioria, desconhecem métodos específicos para resolução de problemas sobre esta matéria. Por fim, 100% dos estudantes e 78% dos professores inquiridos mostraram a vontade e a necessidade de terem ao seu dispor um método sobre este assunto, em português e que respondesse às necessidades dos alunos. “O arco – Contributos didáticos ao ensino do violino” é o nome atribuído ao método aqui criado, cujo principal objetivo é o de auxiliar no estudo da mão direita e o de contribuir para o melhoramento do ensino do violino na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Academia de Música de Viana do Castelo. Este método resulta de uma antologia e reflexão sobre os principais autores e assuntos sobre esta matéria, e incide sobre temáticas como: a importância de se fazerem exercícios de aquecimento e alongamentos na execução prática do violino; a importância da técnica de arco na formação do violinista; as diferentes partes do arco; a escolha do tamanho do arco; os principais cuidados a ter com o arco; o posicionamento da mão direita no arco e a função dos dedos; a produção de som; a importância da mão direita na obtenção de diferentes sonoridades; a responsabilidade da técnica de arco na execução das diferentes dinâmicas; a diferença entre arcadas e golpes de arco; e os diferentes golpes de arco tendo por base o pedagogo e violinista Carl Flesch. Fica a expectativa de que o método “O arco – Contributos didáticos ao ensino do violino” represente uma primeira resposta às necessidades dos alunos no meu contexto específico, e que possa servir também de inspiração para se realizarem outros estudos a um nível regional ou nacional. Aspira-se também que o presente método crie, noutros professores, também a vontade de criação de novos métodos de caráter pedagógico, que incidam sobre a técnica do violino e sobre as verdadeiras necessidades dos alunos.
- A felicidade como projeto : uma abordagem pedagógica centrada na unidade letiva 4 do 9.º ano,... : "Projeto de Vida"Publication . Santos, Fátima Gonçalves dos; Martins, António; Carvalho, Cristina Sá
- As relações transatlânticas no século XXI : subsídios para a análise da cooperação estratégica entre a NATO e a União Europeia, no âmbito da segurança e defesaPublication . Brito, Luís Manuel Prostes Villa de; Garcia, Francisco ProençaA Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e a União Europeia (UE) nasceram com o objectivo comum de assegurar a paz na Europa. A necessidade de dar resposta a ameaças cada vez mais globais e difusas, garantindo simultaneamente a prosperidade das nações, originou uma evolução que permitiu consolidar a Aliança como organização de defesa colectiva, preocupada também com a gestão de crises e a segurança cooperativa, sempre ancorada no elo transatlântico, enquanto a UE foi tentando encontrar o seu espaço, reforçando a sua matriz de integração económica à escala europeia, mas dedicando cada vez mais atenção à política externa e aos aspectos relacionados com a segurança e defesa dos seus Estados Membros (EM). A presente investigação pretende definir e enquadrar a cooperação estratégica entre a NATO e a UE ocorrida no século XXI esclarecendo a sua importância no contexto da segurança e defesa da região euro-atlântica. Defende o argumento de que apesar das dificuldades político-institucionais, aquela parceria bilateral é viável e pode ser incrementada, sendo um factor crucial para garantir a paz, segurança e estabilidade dos povos ocidentais. Começaremos assim, pela caracterização e conceptualização estratégica, definindo os principais traços de cada uma das organizações e comparando os seus documentos base e conceitos estratégicos. Numa segunda parte, faremos a análise da parceria e dos desafios, estudando a evolução da parceria estratégica NATO-UE, as convergências e divergências transatlânticas e os desafios que a Turquia e a Rússia colocam ao relacionamento. A terceira parte constará de estudos de caso, sendo debatidos os processos de desenvolvimento de capacidades e as operações e missões em que ambas as organizações participaram. Terminaremos com uma súmula dos principais problemas que, na nossa opinião, será necessário resolver para que seja possível uma cooperação bilateral eficaz.
- Influence of pretreatments, drying and storage conditions on drying characteristics, nutritional and sensory properties of galega Kale (Brassica Oleracea L. var. Acephala)Publication . Araújo, Ana Catarina Campos; Silva, Cristina Luísa Miranda; Oliveira, Sara; Ramos, Inês; Brandão, TeresaA secagem industrial de vegetais pode representar uma forma de transformação conveniente para o consumidor e valorização comercial do produto. Este trabalho teve como objetivos a avaliação dos efeitos de seis pré-tratamentos, três temperaturas de ar de secagem e da embalagem a vácuo na qualidade e concentração de nutrientes da couve Galega submetida a desidratação por convecção. Foi realizada a modelização das curvas de secagem e a determinação da isotérmica de dessorção. Finalmente, foi realizado um estudo de aceitação por parte dos consumidores. Entre todos os pré-tratamentos, o branqueamento com vapor demonstrou ser o mais favorável, permitindo melhorias ao nível da retenção de vitamina C, atividade antioxidante total e clorofilas, relativamente às amostras sem aplicação de qualquer pré-tratamento. As perdas de compostos fenólicos totais foram reduzidas com a utilização do branqueamento com vapor, após imersão prévia da amostra numa solução de metabissulfito. Adicionalmente, o branqueamento a vapor melhorou os parâmetros de cor e a aparência global, tornando o produto desidratado final mais semelhante à amostra fresca. Relativamente aos estudos de armazenamento durante 5 meses, observaram-se perdas de todos os nutrientes estudados, tendo a vitamina C apresentado o decréscimo mais acentuado. A embalagem fechada sem vácuo foi a mais favorável relativamente à retenção de vitamina C, atividade antioxidante total e clorofilas. No entanto, a embalagem fechada a vácuo originou níveis de retenção de compostos fenólicos superiores. Das três temperaturas de secagem avaliadas, a mais baixa (40 °C) demonstrou ser a mais favorável no que diz respeito às propriedades nutricionais, apesar de acarretar maior custo energético subjacente a um maior tempo de secagem necessário. Deste modo, a temperatura de secagem de 55°C foi selecionada para os estudos de análise sensorial, como um compromisso entre qualidade global e o custo final do produto desidratado. Relativamente à modelização do processo de secagem, verificou-se que o modelo que melhor descreve o processo é o modelo de Page modificado, que apresenta valores de R2 entre 0,9988 - 0,9996 e valores de s entre 0,0288 - 0,0400. Também foi efetuada uma regressão não-linear global, utilizando todos os resultados às várias temperaturas, de modo a minimizar a colinearidade entre parâmetros e acelerar a convergência. Obtiveram-se valores de energia de ativação e velocidade de secagem muito parecidos com os encontrados na literatura. A isotérmica de dessorção foi bem descrita pelo modelo de G.A.B. Para conduzir o estudo de aceitação pelo consumidor, o produto desidratado foi incorporado em caldo verde, o qual foi sujeito a avaliação por um Focus group. Os participantes deste grupo classificaram o produto como sendo uma alternativa prática e conveniente para cozinhar pratos mais saudáveis. O produto foi descrito como tendo aparência frágil, odor agradável, cor natural e sabor similar ao produto fresco. A rigidez da amostra cozinhada foi considerada mais macia do que a da amostra fresca. Concluindo, o produto apresentado foi apontado como uma inovação no mercado nacional e internacional, com múltiplas aplicações possíveis em várias receitas.
- Cidades transientes, cidades resilientes : a trajectória conjunta da street art e do Muro de BerlimPublication . Pinto, Sofia Rodrigues; Lopes, Maria Alexandra AmbrósioNo âmbito dos Estudos de Cultura, a dissertação “Cidades Transientes, Cidades Resilientes: a trajectória conjunta da street art e do Muro de Berlim” tem como principal objectivo reflectir na forma como as práticas artísticas podem intervir, transgredir e construir o espaço urbano. Analisando o impacto da função e simbolismo do Muro de Berlim na street art nele inscrita e em diferentes fases – desde a edificação, implementação e queda, até ao processo de memorialização do Muro – é possível verificar a relação inversa entre esta prática artística e os muros, sendo que estes delimitam e condicionam o espaço, e aquela potencialmente abre e propõe alternativas. Inspirando-nos no conceito de “slices through space” de Doreen Massey, a discussão é concretizada em quatro partes: Bernauer Straße 1961-1975, Potsdamer Platz 1975-1989, Brandenburger Tor 1989-1991 e Niederkirchnerstraße 1991-2015.
- Sono e repouso do cliente na unidade de cuidados intensivosPublication . Centeio, David Alexandre Marques; Sousa, Patrícia Pontífice deO presente relatório insere-se no plano de estudos do curso de Mestrado em Enfermagem, Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde de Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa. O mesmo evidencia os principais contributos dos estágios realizados para a aquisição e desenvolvimento de competências de Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na assistência de enfermagem avançada ao cliente adulto e idoso, e particularmente ao cliente em estado crítico. O primeiro estágio realizado, referente ao Módulo II, decorreu numa Unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos Especiais (UCICRE) de um hospital na periferia de Lisboa. O estágio referente ao Módulo I foi realizado no Serviço de Urgência Geral de um hospital de Lisboa. Por último, o estágio do Módulo III (opcional) foi realizado numa Comissão de Controlo de Infecção Hospitalar. Com o objectivo de fornecer os dados científicos mais actuais sobre os factores influenciadores do sono do cliente internado na Unidade de Cuidados Intensivos, bem como as medidas promotoras do mesmo, foi feita uma revisão integrativa da literatura. Os seus resultados foram divulgados numa formação de serviço dirigida à equipa multidisciplinar da UCICRE e constituíram um pilar fundamental na prestação de cuidados especializados ao cliente vítima de traumatismo crâneo-encefálico, internado na sala de observações do serviço de urgência. Numa fase posterior, estiveram na base de um projecto que se encontra a ser desenvolvido na UCICRE, denominado “Sono e Repouso na UCICRE” e foram apresentados e divulgados no âmbito das Boas Práticas da Direcção de Enfermagem desse mesmo Hospital. Este relatório tem como principais objetivos documentar as aprendizagens e as actividades desenvolvidas em cada estágio de forma a concretizar os objetivos previamente definidos e refletir sobre situações problema em contexto da prática clínica e respetiva intervenção.
- Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do instrumento e teoria musical no ensino especializado da música em PortugalPublication . Rodrigues, Filipe Azevedo; Monteiro, Pedro Miguel PereiraEsta dissertação tem como tema o “Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do Instrumento e Teoria Musical no Ensino Especializado da Música em Portugal”. O objetivo geral é consolidar a disciplina de formação musical, no que respeita à teoria musical, assim como a sua articulação com a disciplina de Instrumento. Mais especificamente, o objectivo está centralizado na necessidade das competências que os alunos devem adquirir e aplicar no final do 2º grau de Formação Musical e se estas estão ajustadas às necessidades dos alunos exigidas nas aulas de Instrumento. A nível metodológico, esta pesquisa seguiu uma investigação de natureza quantitativa, centrada num estudo de caso. As técnicas utilizadas para a recolha de dados foram a pesquisa documental realizada ao reportório de Instrumento – Violino e programas de formação musical e Instrumento e os inquéritos por questionário realizados aos professores do Centro de Cultura Musical das disciplinas referidas. As conclusões deste estudo empírico pretendem oferecer um contributo para a articulação das duas disciplinas, assim como demonstrar a sua importância para despertar um interesse maior por parte dos alunos face à teoria musical. No final desta investigação foi confirmada a importância da articulação destas disciplinas para os bons resultados na aprendizagem e o excelente desenvolvimento na formação global dos alunos.