Browsing by Author "Pinho, Carla Amorim"
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- Hábitos de sono em crianças : aprender estratégias facilitadoras do sono infantilPublication . Pinho, Carla Amorim; Alves, Paulo Jorge PereiraOs hábitos de sono têm um papel fundamental em todo o processo de desenvolvimento, estado emocional e funcionalidade nos diferentes domínios da vida da criança. Nos últimos anos temos assistido ao crescente interesse por esta temática, surgindo num conjunto de estudos em relação ao sono na infância centrados na perceção infantil e parental e nas crenças subjacentes ao sono e ao adormecer. Os objetivos gerais do estudo foram os de: a) conhecer os hábitos de sono das crianças do 3º ano do Ensino Básico das Escolas de Santa Maria da Feira; b)Identificar, desenvolver e dinamizar estratégias potenciadoras de hábitos de sono estruturados e sustentados. O trabalho foi desenvolvido num Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira em conjunto com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Santa Maria da Feira, no âmbito do estágio do mestrado profissional em Enfermagem Comunitária e compreendeu duas fases. A primeira (Módulo I) que decorreu nos últimos dois meses do ano letivo 2016/2017, caracterizou-se pela realização de um diagnóstico da situação com a aplicação de dois questionários: Children Sleep Habits Questionnaire (CSHQ) – aplicado aos Encarregados de Educação e Sleep Self Report (SSR) – aplicado às crianças.1 A segunda fase (Módulo II) realizou-se no início do ano letivo 2017/2018 e caracterizouse pela identificação, desenvolvimento e dinamização de estratégias potenciadoras de hábitos de sono estruturados e sustentados. Relativamente aos resultados identificaram-se necessidades de intervenção em três momentos dos hábitos do sono: a)À hora de deitar (horário de deitar, medo do escuro, tempo necessário para adormecer, resistência em ir para a cama…), b) Comportamento durante o sono (dorme muito, sono agitado, pesadelos, dificuldade em voltar a adormecer durante a noite…), e c) De manhã e durante o dia (dificuldade em acordar, sonolência durante o dia…). Dos dados obtidos foi estruturado um plano de intervenção comunitário para reduzir o impacto que estas necessidades possam provocar na vida destas crianças, assim como nas dinâmicas familiares. Deste plano faziam parte objetivos e estratégias a curto, médio e longo prazo. Destas destacamos a formação dada aos docentes (registando-se um ganho de conhecimento de 33,3%), aos encarregados de educação e a sensibilização à comunidade com a participação no evento científico local. Os dados obtidos revelam a importância de uma maior ênfase na temática do sono infantil, bem como uma maior necessidade de acompanhamento e envolvimento parental nos hábitos de sono e de dormir. Na verdade, os professores, educadores de infância e enfermeiros podem ajudar na adoção de práticas de sono saudáveis, na fomentação de rotinas estruturadas e no acompanhamento das situações inerentes ao sono e ao dormir seriam medidas importantes a desenvolver no seio de cada família. Para isso, torna-se fundamental sensibilizar e formar estes grupos profissionais para a identificação, desenvolvimento e dinamização de estratégias potenciadoras de hábitos de sono estruturados e sustentados.
- Health indicators of families with under-age children: protocol for a scoping reviewPublication . Fonseca, Inês Alexandra Dias; Monteiro, Vanessa dos Santos Cardoso; Madureira, Joni André Borges; Borges, Liliana Isabel Ferreira; Pinho, Carla Amorim; Reduto, José António Alves Reduto; Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus Silva; Charepe, Zaida BorgesFamily health is defined as a state of dynamic well-being and relative change, which includes biological, psychological, spiritual, sociological and cultural factors of the constituent members as well as aspects of the functioning of the family unit. This means that family health will depend on the interaction between personal factors, specific family group factors and sociological factors. Aim: To map the available evidence on the health of families with under-age children attended in the context of primary health care, identifying the indicators used in characterising their health. This protocol follows the Joanna Brigs Institute (JBI) methodology. The PCC strategy was adopted for the construction of the research guiding question: P (Population) Families with under-age children; C (Concept) Family’s Health; C (Context) Primary Health Care. The sample will consist of studies that address family health and its indicators. A search will be conducted in electronic databases and grey literature. Conclusions: the previous research found studies that support the possibility of Scoping Review.