Browsing by Author "Pereira, Sandra Machado"
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- Competências especializadas em enfermagem… : construção de um percursoPublication . Pereira, Sandra Machado; Neves, Vasco Manuel da SilvaNo âmbito da conclusão do 15º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa, surge o relatório intitulado “Competências Especializadas em Enfermagem…A construção de um percurso”. Este apresenta-se como uma súmula de todo o percurso pessoal de desenvolvimento de competências, onde de forma crítico-reflexiva é analisado todo o trajeto desenvolvido para atingir a excelência na prestação de cuidados ao doente crítico. Transfigura-se como um olhar para todas as atividades potenciadoras de desenvolvimento de competências, desde a experiência prévia, a todo o percurso de estágio, que se desenvolveu numa unidade de cuidados intensivos polivalente e num serviço de urgência médico-cirúrgico, bem como com todos os conhecimentos adquiridos na parte curricular do mestrado. O presente relatório desenvolve-se desde a introdução, ao percurso prévio de construção de competências decorrente dos mais de 10 anos de experiência profissional ao cuidado do doente crítico; seguem-se a caracterização e contextualização dos locais de estágio pois foram potenciadores da aquisição de competências não sendo possível traçar o percurso sem fazer referência às suas especificidades. Posteriormente, é explicado o percurso para o desenvolvimento de competências especializadas de acordo com os domínios de competências do enfermeiro especialista, que são, nomeadamente, os domínios - da responsabilidade profissional, ética e legal, da melhoria contínua da qualidade, da gestão de cuidados e do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, partindo assim do geral para o particular da área de especialização em causa, tendo por base os objetivos pessoais traçados, mas também os inerentes à própria especialização e mestrado, e a conclusão onde é efetuado o balanço de todo o percurso, evidenciando dificuldades, contributos e implicações do ciclo de estudos na atividade profissional. Como contributo para os locais de estágios foram desenvolvidos dois trabalhos um que visa a uniformização da clínica e uma revisão da literatura sobre a utilização da prática simulada, na aquisição de competências, no serviço de urgência, evidenciando vantagens e desvantagens da sua utilização. O processo de aquisição de competências tornou-se desafiador pela necessidade de questionar a prática diária e investigar para proporcionar à pessoa o melhor cuidado; a excelência decorrente da prática especializada.