Browsing by Author "Oliveira, Daniela Alexandra de Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Trabalho digno no contexto da docênciaPublication . Oliveira, Daniela Alexandra de Sousa; Ribeiro, Célia dos PrazeresAtualmente, a competitividade organizacional é um fenómeno evidente, traduzindo falhas a níveis importantes, como no equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal, na estabilidade e segurança profissional e pessoal, na assistência pessoal e social, na representação dos trabalhadores, etc. Todos estes constituem elementos essenciais a serem respeitados para que um trabalho possa ser considerado digno. É fundamental perceber que a escola é um espaço de excelência, onde são exigidos bons profissionais de educação, um projeto educativo sólido e a manutenção e evolução de saberes, o que significa que o docente continua a fazer a diferença. Nesse sentido, é importante respeitar estes elementos essenciais a um trabalho digno, de modo a corresponder adequadamente aos desafios e compromissos perante o sistema educativo. O presente estudo teve, assim, como principal objetivo conhecer as perceções dos docentes sobre o seu contexto profissional no âmbito do trabalho digno, considerando a sua integração na rede pública ou na rede privada. Através de um estudo quantitativo, descritivo, transversal e correlacional, onde foram questionados 323 docentes da zona Centro do país, pertencentes à rede escolar pública e à rede escolar privada, foi possível concluir que os docentes, maioritariamente do género feminino, assumem a sua profissão como um trabalho digno, contudo salientam a necessidade de melhorias ao nível dos salários, benefícios, reforma, etc. Não se verifica diferenças significativas nas dimensões analisadas do trabalho digno entre docentes que desempenham funções em escolas públicas e os que desempenham em escolas privadas. À medida que o tempo de serviço aumenta, a concordância com as dimensões de um trabalho digno, tende a diminui