Browsing by Author "Oliveira, Adelina Maria Alves"
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- Estimulação sensorial em salas snoezelenPublication . Oliveira, Adelina Maria Alves; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daO presente estudo pretende mostrar os benefícios da estimulação sensorial numa sala Snoezelen para crianças com Necessidades Educativas Especiais. Para tal traçamos dois objetivos: analisar em que medida a importância e frequência da sala Snoezelen contribui para a promoção do desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças com Necessidades Educativas Especiais e inferir se a frequência desta terapia contribui para a promoção de aprendizagens em crianças com Necessidades Educativas Especiais. Com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência podem ser utilizados determinados equipamentos promotores do desenvolvimento dos diferentes sentidos. As salas Snoezelen são espaços privilegiados, no sentido de possibilitarem a estimulação dos sentidos primários (e.g., o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro), sem necessidade do recurso às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais das pessoas. Através de um paradigma metodológico qualitativo, configuramos um estudo de caso, sendo o participante, uma criança do sexo feminino, com oito anos de idade, com um diagnóstico de Síndrome Polimalformativo (i.e, alteração no cromossoma 3). Esta escolha metodológica justifica-se pelo facto de se “orientar para aqueles de maior riqueza de conteúdo e significado, quer dizer, os dados estratégicos de cada situação” (Olabuénaga, 2003, p.74). A recolha de dados foi realizada através da observação direta não participativa, das sessões de trabalho e pela técnica de entrevista. Estas foram aplicadas à terapeuta da sala Snoezelen, à professora e à mãe da criança. Para além disso, utilizamos ainda fontes documentais: o PEI (Plano Educativo Individual), registos e grelhas de observação. Relativamente aos resultados deste estudo, concluímos que a frequência da sala Snoezelen, com regularidade, permitiu à criança um desenvolvimento significativo, em termos de capacidade de concentração e de autoconfiança, promovendo gradualmente a produção de respostas circunstanciais adequadas. Esta terapia contribui ainda para a diminuição de estereotipias e comportamentos desadaptados, aumentando os níveis de relaxamento e bem-estar colectivo, ou seja, melhoria da qualidade de vida da criança e de todos os que com ela interagem.